Indústria 4.0 você está pronto?
Responda rápido qual foi a última vez que você escreveu uma carta? Em tempos de e-mails, WhatsApp e afins esse hábito ficou na memória afetiva de quem viveu esse tempo. Esse é um dos exemplos de como a tecnologia tem mudado nossos hábitos, temos visto a passos largos a digitalização das coisas. O termo utilizado para expressar esse momento é chamado “Quarta Revolução Industrial”, onde a conectividade é a palavra-chave dessa era.
Em um cenário simplificado, conforme o exemplo no início, antes para enviar uma mensagem através do uso de cartas era necessário aguardar em média 10 dias para que a mensagem fosse entregue. Hoje uma mensagem enviada por e-mail a entrega é instantânea. Agora aumente um pouco esse exemplo pense em como era a comunicação com era correspondências pelas empresas no passado.
A chamada Quarta Revolução Industrial, também afeta as relações de trabalho, cabendo aos profissionais adquirirem novas habilidades e as empreses realizar a automação de seus processos.
Fazendo um breve histórico, a Primeira Revolução Industrial teve seu início na Inglaterra, é datada cerca de 1760 a 1830, está se caracteriza pela transição da produção manufaturada para mecanizada (Ou seja, o trabalho braçal substituído por máquinas) com destaque para o aprimoramento das máquinas a vapor. Este último fator foi determinante para o desenvolvimento da Segunda Revolução Industrial com data aproximada de 1850, o destaque dessa era vai para criação do motor a explosão e a eletricidade. É nessa era que surgem inventos importantes que passaram a ser comercializados como o automóvel, o avião, o telefone, o rádio e a televisão. A Terceira Revolução Industrial, datada a partir da década de 1950 trouxe o aprimoramento de técnicas e avanços tecnológicos de áreas como: eletrônica, telecomunicações, biotecnologia, informática e robótica. Tudo isso ocorreu no contexto pós-Segunda Guerra Mundial.
Recomendados pelo LinkedIn
A Quarta Revolução Industrial também conhecida como “Indústria 4.0”, é algo bem recente, o autor Dr. Klaus Schwab em seu livro “A Quarta Revolução Industrial” descreve assim: “Começou na virada deste século e teve como fundamento a revolução digital. É caracterizada por uma Internet muito mais móvel e global”.
Essa era se diferencia das outras revoluções por ser mais rápida e por ter mudanças que vão muito além dos processos industrias. Tem como base tecnológica sistemas cibernéticos como: Internet das Coisas (IoT), Big Data, Computação em Nuvem, Machine Learning, Sistemas Cyber-Físicos, Inteligência Artificial (IA) entre outras. A tendência a partir de agora é a de automação de todas as etapas do sistema produtivo das empresas. E assim novas oportunidades despontam, é nesse ponto que entra o “profissional 4.0”. Mas afinal de contas quem é esse profissional e quais são as habilidades requisitadas? Será discutido no próximo artigo.
Bibliografia:
Indústria 4.0 – Luis Fernando Quintino Aline Morais da Silveira Fernanda Rocha de Aguiar Léia Maria Erlich Ruwer Marcelo Luiz de Quadros ;[revisão técnica: Marcos Antônio Abdalla Júnior]. – Porto Alegre : SAGAH, 2019.
A Quarta Revolução Industrial [The fourth industrial revolution] – Klaus Schwab Tradução:Daniel Moreira Miranda – São Paulo: Edipro, 2018
Service Delivery Manager, Gerente de Serviços, Gerente de Service Desk
3 aMuito didático o seu artigo, Julio, Parabéns e pode me enviar os próximos que lerei com gosto.