Indicação de série: The Alienist
Com alguma frequência, publicarei algumas indicações de filmes, séries e outras mídias que tenham a ver com a temática da psicologia - daí vem a reflexão: o que não teria a ver com a psicologia? - propondo para as pessoas que possam assistir e pensar sobre como a arte fala conosco trazendo o potencial de refletir -ou não- sobre a realidade que vivemos. No caso de The Alienist, a série fala, de forma poética, sobre as profundezas do psiquismo com uma crítica muito relevante aos dias atuais mesmo a obra trazendo o retrato de Nova Iorque do século XIX. Sem mais delongas, vamos à série:
“Aquele que trata de pessoas que não têm ou que perderam sua identidade, ou que vivem num estado em que se tornaram alheios a si mesmos, a si próprios, em um estado em que não são responsáveis plenamente por seus atos.
Eles eram chamados de Alienistas.“
Direção: Hossein Amini
Ano de Estréia: 2018
Elenco: Daniel Brul, Luke Evans, Dakota Fanning (protagonistas)
Gênero: Thriller
Duração: Média de 55 minutos por episódio.
Sinopse
Com uma atmosfera densa, a série The Alienist conta a história de assassinatos macabros de meninos “prostitutos” sendo investigados pelo doutor alienista Laszlo Kreizler (Daniel Brul) juntamente com seus assistentes John Moore (Luke Evans) e Sara Howard (Dakota Fanning). O trio tem o suporte do comissário Theodore Roosevelt (Bryan Geraghty) que os permite realizar o trabalho sem a presença da polícia.
A proposta é muito interessante, tendo um clima gótico da cidade de Nova Iorque do século XIX. A fotografia, figurinos, trilha sonora e muitos outros aspectos mostram a qualidade técnica desta série, além dos assuntos que são abordados, como: a sexualidade humana, doenças mentais e outros tipos de “desvios” comportamentais socialmente aceitos ou não da época, incluindo a repressão feminina acerca da ocupação em determinadas posições ante o pensamento conservador da época.
É uma série que recomendamos para quem tem interesse em suspense, mas vamos dar ênfase aos questionamentos de padrões sociais que o criador do show provoca em cada episódio. Atuações de qualidade do elenco, diálogos profundos e as citações psicanalíticas usadas na busca do culpado pelos assassinatos tornam o programa ainda mais atraente para assistir.
Uma última observação é que a princípio The Alienist era para ser uma minissérie, mas foi renovada para sua segunda temporada. Atualmente consta no catálogo da plataforma de exibição em streaming da Netflix. Recomendo muito!!!