Indústria 4.0 na mira!

Indústria 4.0 na mira!

Atualmente existe uma corrida do setor industrial para aplicar os conceitos da Indústria 4.0 e Lean Manufacturing, já que estes dois conceitos se aplicam de forma muito intensa na garantia da competitividade através do aumento da eficiência.

Muitas pessoas ainda não entenderam que ambos os casos têm uma filosofia por traz e um propósito maior para que esses conceitos entrem de forma natural no universo em questão. Todo essa mudança leva um tempo de maturação das pessoas e dos próprios processos; contudo, o tempo será cada vez mais determinante na sobrevivência das empresas em virtude do mundo VUCA em que vivemos atualmente (VOLATILITY, UNCERTAINTY, COMPLEXITY e AMBIGUITY). Como sobreviver em um mundo assim?

O executivo de hoje já entende, ou pelo menos deveria, qual é a ciência que está por traz destes dois conceitos e, quanto mais entender qual a real necessidade para ligar a área produtiva à estratégia global da empresa, maior será a facilidade de focar, simplificar e dar velocidade na adesão à mudança de era que estamos passando. Aqui, sendo muito breve, permito-me a realizar uma pausa para sintetizar um pouco o que é Indústria 4.0. A primeira grande revolução industrial (Indústria 1.0) foi marcada pela criação de máquinas que realizasse o trabalho artesanal humano, susceptível à diversas falhas, uma vez que a qualidade da manufatura estava ligado à habilidade do “operador”, utilizando a água e o vapor como energia propulsora para estes equipamentos. Já a segunda revolução industrial (Indústria 2.0) é a continuação da evolução da primeira, porém utilizando a energia elétrica como garantia da produção em massa. A Indústria 3.0 trouxe o movimento do uso da eletrônica, nanotecnologia, tecnologia da informação, entre outras aplicações desenvolvidas pelo ramo científico das atuais engenharias, como avanço mais grandioso no processo de automatização das nossas fábricas. Por fim, em 2012, na Alemanha, o mundo reconheceu a Indústria 4.0 através da introdução de diversas recomendações de um grupo de trabalho ao governo alemão (IOTs, por exemplo), que mudara o mindset do mundo industrial. O conceito de uma fábrica capaz de tomar decisões sem a interferência da presença humana, Fábricas Inteligentes, balançou o mundo desde então. Sendo assim, a Indústria 4.0 conecta máquinas, sistemas e ativos, com capacidade de analisar dados nestas conexões, criando um processo autônomo com maior previsibilidade e de grande eficiência.

Atualmente, no Brasil, temos a realidade da Industria 2.0 em evolução, em alguns setores um pouco mais a frente, mas o mais importante mesmo é conseguir aplicar estes conceitos através de um caminho mais lógico e menos oneroso para as empresas. Sendo assim, fábricas que possuem o Lean como essência, ou seja, já possuem as tarefas padronizadas, estoques pré-definidos, Takt Time, fica muito mais fácil e menor será o investimento para evoluir na atualização tecnológica industrial.

Então, pense grande (PENSAR DE FORMA EXPONENCIAL), erre pequeno (MVP), acelere as entregas (SCRUM ou METÓDOS AGÉIS), crie sua nova empresa dentro da sua antiga empresa (START UP), conheça a realidade fora dos muros da sua empresa (HACKATHON) e mais, se alguma palavra em destaque neste último parágrafo lhe causou desconforto, uma grande referência me falou certa vez: “existe um conceito novo e você já escutou pela segunda vez, comece a estudar sobre o tema.... caso o escute pela terceira vez, comece a aplicar e aprender se serve para sua empresa.”. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luciano Ramos Marques

  • Empowerment versus Mediocridade

    Empowerment versus Mediocridade

    Empoderamiento versus mediocridad En 1996 fue mi primer contrato laboral como maestro de emergencia para el segundo…

  • Líder es el responsable, siempre!

    Líder es el responsable, siempre!

    Las encuestas estadounidenses muestran que el 70% de las personas en un equipo no dan su máxima, peor que eso…

    1 comentário
  • O Que nos Motiva?

    O Que nos Motiva?

    Cada pessoa busca formas diferentes de motivação, divido com vocês uma das cinco praticas que tenho e faço uso há anos:…

    3 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos