Influênciadores Digitais. Quem são? Onde vivem? Quais os seus hábitos?
O tema que está na cabeça de 11 em cada 10 profissionais de marketing quando se trata de estratégias de comunicação são os influenciadores digitais. Uma onda que está se alastrando mundo afora e está tomando conta dos debates em todos os cantos do planeta, desde palestras em grandes eventos como o Campus Party que aconteceu em janeiro desse ano em São Paulo, como até lançamento de álbuns de figurinhas e filmes.
Muito dinheiro está sendo investido nesse tema, consequentemente nas celebridades digitais e em seu poder de influenciar pessoas. Mas como as marcas devem lidar com isso? Como identificar as melhores pessoas que possuem sinergia com a sua marca e seus produtos?
Influenciador digital x Influenciador tradicional
Antes as pessoas que mais nos influenciavam em diversos temas, como moda, inovação, cultura, eram as celebridades de mídias offline, jornalistas, pessoas públicas. Todas elas promovidas pelas mídias tradicionais que existiam na época.
Hoje, com as novas mídias e principalmente impulsionados pelos canais de mídias sociais, surgem pessoas comuns que tem poder de influenciar outras pessoas através desses novos canais. São pessoas que geram e compartilham conteúdos e chamam a atenção de milhares de pessoas. Elas possuem muito poder de influência.
Elas ditam tendências
Elas direcionam moda
Elas podem derrubar campanhas
Elas liderar mudanças
Elas dão força e voz a movimentos
Tudo isso começa como um hobby, uma vontade de compartilhar pensamentos e opiniões com desconhecidos (e conhecidos também) e depois acaba se profissionalizando.
Os influenciadores digitais conseguem se conectar mais profundamente com seus seguidores. Eles compartilham conteúdos mais relevantes para eles, e falam a linguagem deles. Por esse motivo cativam sua audiência de forma mais forte.
A influência em si é consequência e não o ponto de partida.
A grande mudança estratégia do planejamento de marketing
Você consegue imaginar uma campanha sem envolver canais digitais? Sem envolver mídias sociais e todo o seu ecossistema?
Mídias sociais é um novo e poderoso canal de comunicação para as marcas. As marcas já entenderam isso, e estão investindo pesado em estratégias de comunicação envolvendo esses canais. E os influenciadores digitais estão envolvidos até o pescoço nessa onda.
O marketing hoje não consegue realizar um planejamento sem pensar em envolvê-los. Os resultados obtidos sem o envolvimento deles são de fato menos efetivos. Nesse universo eles são reis. Ditam regras. Engajam muito mais.
E muitos são os fatores que mostram a sua importância.
- Eles têm mais poder de influência
- Uma audiência gigantesca
- Proximidade com o seu público
- Falam a mesma língua. Principalmente quando se trata de públicos nichados.
Então envolvê-los no desenho do planejamento estratégico de comunicação é essencial e vital para o sucesso.
Olhando pelo prisma dos influenciadores, porque se importar com isso?
Por que os influenciadores digitais devem se importar com o rumo que as mídias sociais estão tomando para o futuro? Que tipo de oportunidades elas representam para esses influenciadores?
Porque o universo de oportunidades é gigantesco
1.5 bilhões de pessoas usam regularmente mídias sociais
No Brasil atualmente são 120 milhões (e esse número já está desatualizado. Ele continua aumentando)
Eles gastam muito tempo navegando e interagindo. Tem facilidade para gerar conteúdos como se estivesse em uma conversa íntima e social totalmente descompromissado, tornando os conteúdos mais originais e cria mais empatia com o leitor.
O Awareness dos principais canais, como Facebook e Instagram, é altíssimo . Ou seja, todo o conteúdo que atingir os usuários chamará a atenção dele.
E isso é uma grande oportunidade para os influenciadores e também para as empresas.
As empresas precisam espalhar sua mensagem para seus consumidores targets. E precisam realizar isso de forma rápida e eficiente. Quem fará essa ponte entre o consumidor e as marcas: os influenciadores
A oportunidade é gigantesca
A corrida do ouro já começou
As marcas devem acompanhar de perto essa tendência e ver qual o caminho que ela tomará. As ações táticas envolvendo os influenciadores nos planejamentos de comunicação das marcas devem ter um peso grande. A porcentagem de investimento nesse tipo de ação deve aumentar muito nos próximos anos.
Se adaptar é preciso.
Os influenciadores digitais são a nova corrida do ouro. E as marcas que não tiverem antenadas com essa tendência e não levarem em conta em seus planejamentos de marketing estarão fadadas ao fracasso.
E você já está investindo em influenciadores digitais?
Relações Públicas no Shopping Lar Center
7 aCamila Salgado