Inglês, Espanhol ou Francês?

Inglês, Espanhol ou Francês?

 O desafio do ensino de idiomas nas escolas brasileiras


O aprendizado de uma segunda língua, considerado no passado como um diferencial na grade escolar, hoje é um pré-requisito para o entendimento e adaptação do homem ao mundo globalizado no qual vive.
  • Estamos todos conectados por meio de uma tecnologia mundial que demanda conhecimento em vários idiomas e que também garante melhores oportunidades no mercado de trabalho.
  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define como obrigatório o idioma inglês a partir do 6º ano do ensino fundamental.Outras línguas também podem ser oferecidas de acordo com a necessidade do estudante.
  • Alguns questionamentos importantes surgiram e são considerados relevantes tais como: Idade ideal para uma criança iniciar o contato com um segundo idioma e quais são as exigências para que uma escola seja considerada bilíngue.
  • No Brasil, ainda sem regulamentação, as escolas consideradas bilíngues, além do aprendizado do segundo idioma, devem oferecer disciplinas e conteúdos acadêmicos também em outros idiomas, além da abordagem constante de temas culturais dos países das respectivas línguas disponibilizadas.
  • Vale lembrar que os profissionais envolvidos devem ter domínio eficiente do idioma e carga horária ampliada visando atender satisfatoriamente as necessidades dos alunos.
  • É importante ressaltar que mesmo as escolas que não se inserem no contexto e exigências das escolas bilíngues podem e devem adequar o seu projeto pedagógico através da inclusão de atividades, exposições, fóruns e eventos culturais que possam reforçar o aprendizado de uma segunda língua.
  • Com relação à idade ideal para o início do contato da criança com uma segunda língua, o que se sabe é que “quanto mais cedo melhor”, pois há que se encontrar, na mais tenra idade, um aparelho fonador em formação, que é mais capaz de reproduzir com perfeição diferentes sons sem contar ainda com influências culturais externas, tais como os sotaques.
O inglês deixou de ser um diferencial para se tornar uma obrigação. Por outro lado, transformar a escola em bilíngue exige compreender o conceito que é muito amplo e complexo. Daniel Zimand


Enfim, o tema é desafiador e deve ser analisado com toda a atenção dos pais, logo na primeira oportunidade de escolha da escola e idioma ideais para o melhor desenvolvimento dos seus filhos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Simone Damasceno Gomes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos