A INOVAÇÃO NO AGRO BUSINESS
A agricultura deixou de ser compreendida como as atividades desenvolvidas dentro da propriedade rural, a chamada “porteira agrícola”. A esse conceito foi acrescentado todas as ações pré e pós-porteira, que incluem as fabricantes de insumos agrícolas e o processo de beneficiamento, armazenamento e distribuição de produtos.
A atividade tornou-se assim um sistema complexo e amplo que se manifesta além das fronteiras da propriedade rural, e abrange todas as atividades agrícolas e pecuaristas.
Para conceituar toda essa complexa rede de produção e distribuição convencionou-se a utilização do termo em inglês Agribusiness, que no Brasil ganhou sua tradução de duas formas: Agro Business ou Agronegócio.
AGRO BUSINESS - UM CONCEITO INOVADOR
O Agro Business ou Agronegócio envolve toda a cadeia de trabalho e produção na agricultura e na pecuária incluindo direta e indiretamente a produção de insumos, de plantio e criação, e de abastecimento ao mercado de consumo final.
O termo ganhou destaque do ponto de vista econômico como um conjunto de estágios inter-relacionados com a produção, distribuição e consumo que caracterizam um negócio financeiro.
O conceito de Agro Business é compreendido em três partes:
- Pré-porteira: aqui se inclui a produção e a comercialização de insumos agropecuários, como os equipamentos, os defensivos e os fertilizantes.
- Porteira agrícola ou Dentro da porteira: nesta parte estão compreendidos os produtores que podem ser pessoas físicas, como camponeses e fazendeiros, e pessoas jurídicas, como as empresas de qualquer tamanho.
- Pós-porteira: aqui se encaixa todo o processo de beneficiamento, aquerencia transporte e comercialização dos produtos agropecuários. Nessa etapa estão às empresas, como as indústrias e supermercados, e o consumidor final.
Além disso, outros agentes movimentam o Agronegócio. São os governos e instituições financeiras.
O conceito de Agro Business além de abrangente e complexo é também inovador ao agregar soluções tecnológicas que propiciam o surgimento de projetos de inovação, que veremos mais adiante.
O CONCEITO E O DESENVOLVIMENTO DO AGRO BUSINESS NO BRASIL
A terminologia Agronegócio ou Agro Business foi empregada no Brasil em meados de 1980. A ideia vingou a partir da percepção de que a propriedade rural não era mais auto-suficiente, e dependia de fatores externos a ela, além da necessidade de incrementar a tecnologia tão em voga.
A propriedade rural no Brasil passou a ser alvo de um planejamento estratégico contínuo que acompanhasse o mercado com vistas a prever demandas, receitas e despesas.
Essas demandas estão relacionadas com as exigências da sociedade e sugerem o desenvolvimento de novos produtos de forma escalonável e multiplicável.
Essa criação de novos produtos em maiores quantidades e diversidades só é possível a partir de novas formas de produção. Em outras palavras, o Agronegócio passou a utilizar de novas técnicas baseadas na inovação tecnológica.
Dez anos mais tarde, em 1990, o Agro Business brasileiro já se comportava no mercado de forma satisfatória com alto poder de eficiência e competitividade, representando parcelas significativas no Produto Interno Bruto - PIB do país.
A ideia ganha adeptos todos os dias. São empreendedores e investidores que percebem no Agronegócio brasileiro a possibilidade real de ganhos, e investem no potencial natural e tecnológico que o Agro Business dispõe em território brasileiro.
Dada a importância do uso da tecnologia e inovação no crescimento econômico e em especial no desenvolvimento do Agronegócio, tem havido uma constante necessidade e busca por investimentos também por parte do governo.
No Brasil, existem instituições públicas que fomentam e elaboram pesquisas para dar apoio científico e tecnológico aos empreendedores e investidores no setor do Agronegócio.
A este respeito cita-se a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Esta instituição possui uma política de financiamento de pesquisa básica e aplicada. Ainda dispõe de política de inovação e de proteção ao direito de propriedade intelectual sobre os recursos criados para emprego no Agronegócio
A INOVAÇÃO NO AGRO BUSINESS
No Brasil, temos a Lei nº 10.973/2004 que incentiva a inovação no Agronegócio. Em seu artigo 1º estabelece:
Medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do Sistema produtivo nacional e regional do País.
Medidas como esta são importantes para economia nacional. Como exemplo, o Agronegócio é responsável por quase 40% dos empregos no país e representa mais de 30% do PIB nacional.
A inovação no Agro Business é uma necessidade para a garantia da competitividade e do satisfatório desenvolvimento da agricultura e da pecuária.Não se devem deixar de lado as estratégias que orientam o processo tecnológico e mercadológico que visam maior eficiência na produção e distribuição dos produtos.
Na seqüência, conheceremos alguns projetos de inovação que estão sendo executados no Brasil para que se tome ciência do quão vantajoso e necessário o Agronegócio tem sido para o país.
QUAIS PROJETOS DE INOVAÇÃO ESTÃO SENDO EXECUTADOS NO AGRO BUSINESS?
1. Linhagens de melão Di-haplóides
Em março de 2017 deu início uma pesquisa para a obtenção de melões di-haploides. Esta fruta é conhecida mundialmente e já possui diversos programas de melhoramentos.
Para obter linhagens homozigotas, geralmente são necessários grandes investimentos e tempo disponível. Em algumas regiões o ciclo de cultura é apenas um por ano. Isso pode significar mais de uma década para conseguir linhas di-haploides.
Objetivo: obter linhagens de meloeiro homozigotas em um único ciclo a partir da utilização de técnicas de biotecnologia.
2. Seleção de espécies e definição de parâmetros técnicos para plantios de espécies florestais nativas para produção de madeira para móveis e energia no Ceará
No Nordeste inexistem plantios comerciais com espécies nativas. Há a necessidade de estudos sobre os recursos genéticos, cultivo, manejo, propagação e qualidade da madeira para espécies nativas.
Objetivo: selecionar espécies e matrizes e definir parâmetros técnicos para sistema de produção de espécies florestais nativas para produção de madeira para móveis e energia no Ceará.
Pretende-se a identificação de espécies nativas para o aumento da produtividade de madeira, bem como a promoção de energia.
3. Tecnologias habilitadoras para adoção da agricultura de precisão em sistemas de produção agrícola de grãos, fibras e cana-de-açúcar.
A pesquisa se desenvolve dentro da fazenda com equipamentos de alta tecnologia. São desenvolvidas, adaptadas e validades formas de utilização de insumos para aumentar a produtividade e reduzir os problemas ambientais.
Objetivo: criar padrões agronômicos que auxiliem na tomada de decisão no manejo de culturas anuais em produções conservacionistas.
Pretende-se também a constituição de um banco de dados geo-referenciado que visa à criação de soluções para a agricultura brasileira.
4. Soluções tecnológicas para otimização do uso de resíduos e biomassa como insumo para fertilidade do solo em sistemas orgânicos de produção
O nitrogênio é importante para a expansão da agricultura orgânica. No Brasil, é proibido o uso de nitrogênio sintético. A alternativa tem sido o uso de leguminosas que fixam o nitrogênio da atmosfera. Porém, esse procedimento é inviável para manter um sistema de produção e colheita em alta escala. Isso limita o comércio e aumenta o grau de incerteza.
Objetivo: criar e adaptar as tecnologias, os produtos e os processos numa relação multidisciplinar que vise o aproveitamento de resíduos agrossilvipastoris e de biomassa para a expansão da agricultura orgânica.
Pretende-se desenvolver insumos orgânicos para adubo a partir dos resíduos disponíveis no país.
Compartilhe esse artigo, envie sua opinião.
Marco Antonio da Silva
Agile Transformation Leader | Learning Facilitator | Speaker
Outros Artigos:
- Growth Hacking para o crescimento da organização
- Como tirar ideias do papel?
- Gamificação na Transformação da Educação
- O que devo fazer para me tornar um Empreendedor?
- Usando o Storytelling nos negócios.
- Como sua organização está lidando com a transformação digital ?
- O que são Organizações Exponenciais (ExOs)?
Se desejar entrar em contato para palestras, workshop's e treinamento acesse um dos link's abaixo:
Entrepreneur | Business Management | Startups | IT Executive | IT Management | IT Operations | IT Governance | IT Security | Team Player | Team Builder
6 aGlauber Vicari Odercio Claro Daniel Accioly Rosa