Inovação

A introdução dos medicamentos genéricos no Brasil pode ser considerada uma inovação disruptiva aja visto que nunca se falou na possibilidade de desenvolver uma gama de produtos que pudesse ao vencer a patente de determinados medicamentos ser produzida a custo baixo e transformar a vida de milhões de pessoas e quebrar todos os paradigmas comerciais da época.

Tanto pelos estudos iniciais, quanto pela forma de pensar o planejamento estratégico, tínhamos que aprender com nossos amigos europeus o quesito formulação, galênica, pesquisas diversas quanto abordagem estratégica e tática para penetração em mercado inexistente.

Sim , a demanda existia dos medicamentos mais baratos e eficazes, entretanto não existia um mercado segmentado ou mesmo desenvolvido para discutir uma estrategia diferenciada.

Nem tampouco os canais de distribuição estavam preparados, até pelo desconhecimento do assunto , bem como em sua premissa mercadológica. Isto sem falar de enorme pressão da industria multinacional temeroso de redução de suas margens e poder de barganha.( outra história)

Foi disruptiva, na forma de abordagem da classe médica pois foi a primeira vez que a industria farmacêutica colocava uma equipe só de mulheres (60) uniformizadas igual a aeromoças, sem nenhuma amostra grátis, (disruptiva, não acham) falando sobre economia, (disruptiva de novo), além de só atuar nos hospitais públicos. (bem segmentada)

Foi incremental nos 147 encontros, reuniões, palestras de norte a sul do país, falando com áreas publicas e privadas, classe médica, executivos, gestores, além do setor militar muitíssimo interessado em reduzir seus custos de medicamentos e tratamentos.

Foi incremental internamente em todos os processos desde finanças até expedição. Sistema modernos, tecnologia para acompanhar custos e compras por exemplo.

Foi disruptiva na abordagem com os canais de distribuição como exemplo criando praticamente uma rede de associativistas quase 150 lojas e modificando os layouts das farmácias, introduzindo letreiros padronizados pagos pela BASF GENERIX.

Foi disruptiva quando criou um ciclo de visitas técnicas a fabrica para farmacêuticos, farmacistas e médicos conhecerem desde a compra dos insumos passando pela produção ate processo de distribuição e logistica. (Como vender um medicamento que não conheciam)

Leitores estamos falando dos anos de 1993/1994/1995/1996 onde de fato tudo começou.

Portanto inovação disruptiva ou incremental não é privilégio da "nova geração" ou da tecnologia. Já tínhamos tecnologia e capacitação suficiente para moldar e criar "um novo mercado" atualmente bilionário.

Este legado a BASF GENERIX e o grupo BASF devem se orgulhar e não esquecer jamais.

Mais uma pitada de como as coisas aconteceram para todos aqueles amantes de saber e ousadia.

Ate breve.


Leandro Vieira

Executivo de vendas na Endo Life

5 a

Essa foi uma inovação ímpar na história da Saúde no Brasil. Parabéns professor.

Mauro Pacanowski

Palestrante, Professor. Executivo, Mentor, Escritor

5 a

Obrigado pelas palavras sucesso sempre

Orgulho por ter conhecido o cara do genérico no Brasil, você prof Mauro, merece ser condecorado 🥇

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos