Inovação, Transformação Digital e o Uso de Novas Tecnologias
INOVAÇÃO, TANSFORMAÇÃO DIGITAL E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS
Sidney Duarte Magalhães, médico, consultor, administrador hospitalar, auditor em saúde e perito médico judicial. Fundador da empresa SM2 Auditoria em Saúde, Consultoria e Perícia Ltda.
Este artigo faz parte das tarefas do Programa de Formação e Certificação de Conselheiros da BOARD ACADEMY BR.
A cultura ética nas empresas encoraja os funcionários a expressar suas ideias e opiniões o que pode levar a um maior nível de inovação e criatividades.
O ambiente de negócios atual, altamente competitivo, pressiona as empresas a buscar melhorias em sua produtividade , com mais eficiência, para manterem-se competitivas.
No ambiente competitivo atual as empresas precisam adotar uma maneira de se diferenciar e obter melhores resultados.
Para viabilizar e /ou estimular as estratégias de negócios iniciou-se, então, uma busca intensa por novas tecnologias em empresas de todos os setores e portes.
A inovação não é feita do acaso. Tem que ser gerenciável e sustentável. Necessita de gestão de estratégia. Os objetivos da inovação devem estar alinhados com as estratégias e a ética da empresa.
A inovação deve trazer resultados concretos, significativos aos negócios, com aumento da receita, redução dos custos, melhorias na produtividade e melhorias na experiência dos clientes.
O processo de inovação deve proporcionar capacitação dos funcionários com inclusão de todos, criar novas ideias e estabelecer metas e métricas.
A inovação pode ser radical, incremental ou disruptiva.
É necessário que a empresa identifique que tipo de inovação pretende introduzir, alinhada aos objetivos e cultura empresarial.
O conselheiro deve não apenas orientar, mas também inspirar, motivar e habilitar inovações sustentáveis.
A inovação tem que ser um processo contínuo, estratégico e gerenciável através de indicadores. Existem várias metodologias de avaliação disponíveis no mercado.
A incorporação de novas tecnologias digitais, com objetivo de melhorar a eficiência, as relações com mercado e a possibilidade de monetização, implica em mudanças nos processos produtos, serviços e nas relações com todos os seus colaboradores e fornecedores.
Muitas organizações têm cometido fortes equívocos na tentativa de revelar melhorias com a mudança de status tecnológico, baseado simplesmente em números e sem a preocupação com a sustentabilidade e longevidade do processo.
A necessária evolução exige planejamento responsável na sua organização para que a empresa mantenha-se no mercado sem comprometimento dos seus objetivos.
Neste aspecto pode-se afirmar que a governança e a inovação devem andar juntas em qualquer conselho.
Recomendados pelo LinkedIn
A tecnologia é um habilitador da necessária transformação. A tecnologia tem por objetivo viabilizar e otimizar as estratégias de negócios.
Inovar é transformar novas ideias em resultados concretos.
Para impulsionar mudanças nos modelos de negócios as instituições utilizam a transformação digital associada a processos de integração tecnológica visando alcançar melhora em seu processo produtiva, com mais eficiência, agilidade, entregando aos seus clientes um produto melhor e mantendo a competitividade de mercado.
Ultimamente a transformação digital vem sendo aplicada de forma mais dinâmica, embora sem padrão pré-definido.
São descritos 5 pilares da transformação digital com visão do modelo de negócio, experiência do cliente e eficiência operacional:
- a relação com os clientes
- nova visão sobre competição
- geração de valor
- uso de dados
- Inovação
É necessário que se observe estes 5 pilares para o planejamento estratégico da transformação digital, o que trará maiores possibilidades de acerto nas tomadas de decisões.
A transformação digital exige um planejamento cauteloso e cuidadoso para sua operacionalização, uma vez que envolverá todos os setores da empresa na busca de mudanças do modelo de negócio, processo produtivo, visão dos clientes e reputação da empresa.
A transformação digital enfrenta alguns desafios para sua implementação:
- Cultura e pessoas.
- Estratégia e visão.
- Limitações de tecnologias da informação (TI).
- Orçamentos e fonte de financiamento.
O Conselheiro tem fundamental importância na motivação da empresa em utilizando novas tecnologias, melhorar os seus processos, com sustentabilidade objetivando o crescimento da empresa, mais satisfação e reconhecimento dos stakeholders e toda cadeia envolvida.
M.Sc | Advisory Board | Executive, Career and Female Mentoring | Executive Coach | Team Building | Coautora do Livro Coaching na Prática | Future Life Management Program
9 mInovar é preciso. Parabéns!
--
9 mMais um dos artigos. Por favor avaliem.