INOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS – Parte do PFCC Programa de Formação e Certificação de Conselheiros da Board Academy Br.
A palavra Inovação muitas vezes é associada ao Desenvolvimento de Novos Produtos ou a Desenvolvimentos Tecnologicos. Sendo que a inovação pode abranger os mais diversos campos, sempre que venha a trazer uma forma diferente de produtos, tecnologias ou de fazer as coisas.
Inovar tem muitas definições que poderiam descrever esta atividade. Inovar e uma forma de pensar, e uma forma de criar e sobretudo e uma forma de ver os negócios e a vida.
No que se refere ao mundo empresarial e das organizações em geral, podemos encontrar muitas definições para a palavra INOVAR.
Desde realizar algo novo que não tinha sido feito ou produzido antes até recriar algo.
Citando o Prof. André Campos:
“As empresas estão expostas a um ambiente dinâmico e altamente competitivo, recebendo pressão constante para encontrar maneiras de melhorar sua eficiência, produtividade, gerar diferencial competitivo e entregar uma melhor experiencia para seus clientes.”
E isso que faz com que as empresas busquem constantemente inovar e incorporar tecnologia.
Na agenda de Planejamento Estrategico das empresas mais exitosas, Inovação e Tecnologia ocupam um lugar muito importante.
A Inovação como forma de enxergar e pensar o negocio e incentivada em todos os níveis da organização. Não e um processo exclusivo de uma área.
Por exemplo, na indústria se utilizam diferentes ferramentas e metodologias que estimulan e premiam a criatividade dos talentos a nível de chão de fabrica. A Melhoria Continua tem essa base e parte do pressuposto que o talento muitas vezes precisa ter um contexto favorável para se expressar, para aparecer. Assim como uma semente precisa de terra e umidade para germinar.
Inovar e transformar novas ideias em resultados concretos.
Trasnformar já da a idea de que existe um processo. Novas ideias pode se referir tanto a um novo produto, novo serviço, novo processo ou a uma solução a um problema ou necessidade não atendida.
Resultado concreto pode ser: redução de custo, aumento de receita, aumento de produtividade, melhoria do nível de serviço ao cliente.
Existem diferentes formas de Inovação:
· Inovação RADICAL
· Inovação INCREMENTAL
· Inovação DISRUPTIVA
Podemos dizer que uma Inovação é RADICAL quando ela produz uma mudança muito significatica, por exemplo de marca, de mercado (Ex. Iphone).
Já uma Inovação INCREMENTAL acontece quando alguma melhoria é feita sobre um produto, marca ou processo se mudá-lo totalmente (ex. versões ao longo do tempo dos aparelhos de barbear da Gillette)
Um Inovação DISRUPTIVA e aquela que transforma um produto ou serviço, de modo que a sua versão original se torna obsoleta, impactando também no comportamento dos seus consumidores.(ex. Uber, Netflix, Airbnb).
Existem diferentes TIPOS de Inovação, sejam elas:
o de Produtos e Serviços
o de Processos
o de Negocios
o de Gestão
Inovamos em Produtos e Serviços quando mudamos o QUE fazemos (Desenvolvimento e comercialização de produtos ou serviços novos, fundamentos em novas tecnologias e vinculados à satisfação dos clientes).
Uma Inovação de Processos (Desenvolvimento de novos meios de fabricação de produtos ou de novas formas de relacionamento para a prestação de serviços) e uma forma nova sobre COMO fazemos.
Inovação de Negocios envolve Desenvolvimento de novos negócios que forneçam uma vantagem competitiva sustentável, ou seja muda a forma como GERAMOS VALOR.
Inovar em Gestão, desenvolvendo novas estuturas de poder e liderança, significa uma nova forma nos RELACIONAMENTOS CORPORATIVOS.
Mas a Inovação naõ algo que acontece de forma aleatória, simplesmente de uma inspiração. A inspiração pode até ser um disparador, mas a inovação exige também um processo onde convergem talento e trabalho em conjunto e muita disciplina.
Utilizando uma frase de Lady Gaga “....se vc tem um sonho, lute por ele, existe disciplina na paixão”.
O Processo de Inovação é um processo muito importante dentro dos rituais de Governança Corporativa.
Ele tem algumas características próprias:
ü É Gerenciável
Recomendados pelo LinkedIn
ü Ele é um processo Continuo
ü Possui Estrategias e Indicadores
ü É sobre Pessoas portanto tem um grande impacto organizacional
Existen inúmeras técnicas e metodologias para ajudar no processo de inovação ( agile, design thinking, QFD, lean start up, stage gate, TRIZ, Six Sigma, Blue Ocean Strategy, Human Centered Design, SCRUM)
Todas estas metodologias serão de grande ajuda sem duvida, mas o mais importante será manter a regularidade, disciplina e sobretudo CRIAR uma Cultura de Inovação na organização. Pensar e ter um olhar inovador. E isso se aplica tanto na empresa como na vida da gente.
O filosofo libanés, Youssef Lubnanie, já decia no final do século XVIII, “Negociar e Inovar são as chaves para um casamento duradouro”. E por se tratar de uma instituição milenária, o casamento, representa um desafio por ser uma das “empreitadas” mas importantes na vida de muitos seres humanos.
Algumas “dicas” :
· Trate a inovação como um elemento estratégico
· Capacite os seus funcionários
· Crie um ambiente favorável à inovação
· Elabore um processo de inovação
· Estabeleça metas e métricas
Nos dias de hoje a interrelação entre INOVAÇÃO e TECNOLOGIA parece quase obvia.
A Tecnologia é um pilar da Inovação, imprime velocidade as mudanças e ela própria e objeto de inovação.
A Tecnologia se torna cada vez mais inclusiva, no sentido de disponibilizar o aceso, podemos citar como exemplo, a aplicativos que facilitam a vida do dia a dia das pessoas em todos os níveis de uma Sociedade.
Transformação Digital é a jornada de mudança nos processos, produtos, serviços e na relação com seus colaboradores, através da aplicação de novas tecnologias digitais, buscando melhorar a eficiência, a experiência do cliente e descobrir novas oportunidades de monetização.
Mas não e só sobre tecnologia, a tecnologia e um viabilizador, um acelerador, simplifica os processos, aumenta a disponibilidade, trubina o crescimento e muda a vida das pessoas.
Desde outro ponto de vista, as empresas, são parte da Sociedade, formada por pessoas, então cada vez mais as atividades da vida profissional se entrelaçam com as da vida pessoal e dessa forma fica mais claro o papel da empresa na Sociedade (ESG).
E quais são os 5 Pilares da Transformação Digital?
A relação com os Clientes
Uso dos dados
Geração de Valor
Nova Visão sobre Competição
Inovação
E tudo isso e parte do Modelo de Negocio, da Experiencia do Cliente e da Eficiencia Operacional.
Foi dito que a Tecnologia e um meio, um viabilizador, agilizador do negocio mas temos que ter um bom entendimento da Tecnologia para saber qual aplicar e onde pode nos ajudar mais.
Uma serie de novas tecnologias vem chegando a cada ano. Poderiamos citar: Mobile, Cloud, IoT, AI, ML, Chat GPT, AR/VR/Metaverso, Blockchain, Robotização, Web 3.0, Impresão 3D.
Ainda esta tendencia enfrenta algumas limitações:
- CULTURA E PESSOAS
- ESTRATÉGIA E VISÃO
- LIMITAÇÕES
- DE TI
- BUDGET
Mas na medida que as empresas a vão incorporando como uma prioridade estratégica a Transformação Digital que a Tecnologia, em constante evolução, essas limitações vão sendo superadas. A inovação ai também se faz presente ajudando a eliminar essas limitações de forma cada vez mais rápida, simples e eficaz.
O Papel dos Conselheiros
O Conselheiro é um catalisador para a mudança e o progresso dentro da empresa, utilizando a tecnologia para melhorar processos e impulsionar o crescimento e é um líder visionário que ajuda a navegar pelo cenário tecnológico em constante evolução. (Prof. André Campos)
A Transformação Digital está, literalmente, transformando o mundo. Os Conselhos devem fazer uma ágil leitura disso e colocar na agenda estratégica das empresas com alta prioridade. Pode ser que o futuro sustentável dpenda em grande parte disso.