INOVAÇÕES: CENTRAL DE TALENTOS

CENTRAL DE TALENTOS...Talentos seniores não podem ser perdidos...

Há algumas semanas, vimos notícias sobre empresas com Projeto de aproveitamento de pessoal senior, como alternativa e apoio ao momento que vivemos em nossa economia, ora com algum avanço, ora com recuos... Esta ideia merece apoio, mas junto dela necessário pensar em algum sistema de motivação das empresas na criação de ambiente propício de aceitação dos mais velhos, já que a cultura de dar espaço a estes profissionais não tem sido estimulada, sendo até mesmo criticada pelos mais jovens. Questão cultural, pois sabemos de empresas que praticam essa busca de equilíbrio entre a ousadia e o ímpeto dos mais jovens e os mais seniores que sabem ouvir, ponderar, intervir na hora oportuna. Os romanos, há alguns séculos, com sabedoria diziam que a virtude está no meio. Isso mesmo, nem tanto ao céu, nem tanto ao chão. Precisamos desta aliança entre as novas sugestões e inovações e a prudência dos considerados seniores! Claro que deixar os velhos ditar o ritmo poderá levar a máquina organizacional a seguir tão lenta que perca as oportunidades, mas a busca desenfreada de inovações, sem a devida consistência, também produz frutos magros e de pouca valia! Há uns 15 anos, a ÂNIMA ( há quase 25 anos identificando Talentos) já ousava negociar com seus Clientes a inclusão de profissionais mais seniores em cargos em preenchimento, onde a experiência e a vivência poderiam fazer diferença! Não é caminho fácil esta negociação, mas os resultados foram comprovados, em mais de uma vez, com destaque para duas empresas europeias, na região de campinas, que aceitaram profissionais mais maduros recrutados pela ÂNIMA, para funções executivas, vindo a manter tais contratados por mais de dez anos, tal a qualidade da contribuição! Para ampliar a utilização desta ideia, estamos construindo um Banco de Dados, denominado CENTRAL DE TALENTOS para acolher perfis de pessoal mais maduro, mas com vontade em garra em seguir oferecendo soluções e compartilhando sabedoria e solidificando equipes de Inovações. De um lado teremos a missão de identificar o pessoal senior com Talento e energia, pessoas ainda com este Propósito de serem úteis e de outro estimular um número significativo de Empresas com sensibilidade para adotar tais Profissionais em seus quadros, por acreditar que tais profissionais poderão trazer sua cota de sabedoria e otimização dos resultados. Os japoneses, americanos, alemães fazem este aproveitamento com frequência! Estudos recentes mostraram o elevado percentual de CEOs com idade entre 50 e 60 anos, assim como ocorrências constantes de ganhadores de Prêmio Nobel entre 60 e 70 anos! Está na hora de valorização dos seniores e nós temos de começar logo, antes que se percam contribuições valiosas ( Contatos com sugestões de fortalecimento desta proposta da Central de Talentos para : animarhcps@gmail.com).

João Pedro Minas Gerais

Proprietário da JR Consultoria e Projetos Ltda

4 a

É bom ouvir pessoas como você, que valoriza a experiência dos seniores e aproveitar o conhecimento adquirido ao longo dos anos de trabalho. Parabéns pela divulgação.

Camilo Carletti

Gerente de Qualidade e Manufatura

5 a

excelente iniciativa.

PAULO SCHIAVI

EXECUTIVE FOR CONSULTING QUALITY LOGISTIIC PRODUCTION

5 a

Sr Antonio Carlos, nos conhecemos a pelo menos a 2 décadas e gostaria muito de fazer parte deste projeto. Em 1987 no auge da reengenharia, a Caterpillar contratou dezenas de engenheiros e demitiu todos os especialistas em processos. Estes especialistas demitidos tinham idade entre 40/50 anos e os engenheiros na maioria recém formados. Em 6 meses a produção em geral foi descaracterizada perdendo a identidade e caindo produtividade e qualidade. A Caterpillar recontratou um especialista para cada 3 engenheiros, para Caterpillar retomar a produção e qualidade de onde parou na demissão dos especialistas, foi 1 ano de trabalhos incansáveis. Infelizmente a ideia de que bons profissionais ficam velhos, faz com que as empresas descarte estes profissionais seniores. A 12 anos eu trabalho com minha consultoria ajudando fornecedores do setor autopeças a recuperar a produtividade, qualidade e pontualidade no fornecimento. Eu tenho indicado profissionais com muita experiência para serem contratados e ajudar as empresas reestabelecida, a não perder mais a estabilidade, porém só 30% destas empresas atendem a minha indicação e das outras 70%, 50% voltam a me chamar por voltarem a zona crítica por desobedecerem o plano de ação.

Dr. Roberto dos Santos

Committed to a More Sustainable Foundry Industry

5 a

Excelente iniciativa Carlos! Keep doing! Abraços Roberto

ANTONIO CARLOS VAZ DE LIMA

🟦Consultoria & Mentoria Premium 🟪 Recrutamento Especializado

5 a

A ANIMA coordena ha 1,5 anoe meio,  o CAFÉ COM PROSA (CCP), focando integração de nossos parceiros nestes quase 25 anos de vida. De inicio, 09 participantes, metade disponível no mercado... O no. aumentou chegando a quase 50! Na última reunião, em 22.8,  havia 36 ,  uns 30 fiéis a compartilhar sugestões,  experiências, espalhando sinergia e esperança... A partir disso, o CCP será trimestral, como Reunião Master. Criados Grupos menores, de 10 , até 12 participantes, com temas + específicos, conforme interesses dos integrantes.   O CCP- dos Plastiqueiros abordou na 1a.xn--reunio-7ta  "cases" de gestão, inovações na área, liderado p/ Plastiqueiro ( Sidinei Remenegildo).  O seu 2o. encontro será dia 21. nov. Outro Grupo,o CCP-foca a Gestão de Talentos,  1o. encontro dia 28.11. com 09 pessoas, enfocando qual o estilo de Liderança + eficaz neste ambiente de "conflito" entre gerações, liderança da Angélica Fernandes (Marelli). Há outros CCP on going: Inovações de Gestão; Negócios/Empreendedores etc. No CCP Master ,  1.12., apresentação das melhores contribuições de Grupos. Há vagas no CCP de Negócios,  p/ quem tiver boa Rede de Contatos e sugestões c/chances de se tornarem negócios. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de ANTONIO CARLOS VAZ DE LIMA

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos