PROTAGONISTA: a melhor alternativa
PROTAGONISTAS ou MENTES SUBMISSAS?
Esse é um dilema tão antigo quanto a vida do homem, desde que se tem consciência de suas descobertas e autodescobertas!
Ser protagonista sempre um desafio maior, pois para assumir esse papel, indispensável conhecermos as nossas forças e características, assim como temos bem claras as nossas oportunidades de evoluir e nosso propósito de vida! Lembro-me das mensagens de um dos meus mestres mais estimuladores, quando nos meus dez, doze anos, vivia a repetir em suas intervenções educacionais: QUERER É PODER...Para ilustrar essa fala, ele lembrava da determinação de Demóstenes, futuro grande orador ateniense, que gago, abeirava-se da praia, com uma pedra debaixo da língua, para buscar meios de superar sua gagueira... ( nem sei como essa prática tão rústica lhe trouxe os resultados desejados), mas sei que ele , ainda hoje, é considerado como um modelo clássico de orador da Grécia, berço da cultura!
Há uns dois anos, ao conduzir entrevista de emprego, fiz clássica pergunta a interessado numa posição gerencial na Região de Campinas: quem você destaca como seu modelo de vida nesses seus 15 anos de trabalho? Essa pergunta pode nos mostras, de alguma forma, os Valores e Sonhos de quem estamos avaliando. Foi-nos dito, então, que seu sonho era voltado o de contribuir para um mundo, melhor habitável e mais compartilhado, e que ele se espelhava em um ex-gerente, seu melhor exemplo! Esse gerente, diante da informação de que sua esposa jamais viria a ter filhos por problemas de saúde, junto com a esposa, optou por rever todos os projetos de construir uma família, dentro do modelo clássico, com muitos filhos naturais! A partir disso colocaram todas suas energias na adoção planejada de crianças, trazendo-lhes a esperança de uma história com futuro melhor! Esse projeto, sem alarde, evoluiu em em duas, três décadas! Eles adotaram onze crianças! Todas evoluíram em sua formação escolar, algumas já com diplomas universitários! Elas foram formadas para ser protagonistas, atendendo a um apelo, missão e propósito daquele casal! Embora não pudessem mudar o mundo, eles poderiam mudar esse mundinho em que viviam, ao menos no seu quarteirão ou avenida, no seu bairro! Nunca propagaram o feito, nem quando os visitamos. Pediram discrição e nos disseram que eles sempre informaram os filhos sobre a adoção dos mesmos, estimulando-os a assumirem seus papéis de protagonistas da vida, evitando serem dependentes da vontade dos outros, ou pior não vindo a ser massa de manobras!
Hoje nesse mundo cheio de inovações e de descobertas, ainda há muito para sermos os gestores de nossos passos: sermos protagonistas. Basta olhar para o nosso lado para sentirmos que assumir o controle de nossos rumos ainda é um desafio enorme! Quando nós achamos culpados para nossa limitações, fazendo-nos de vítimas ou de perseguidos, nós deixamos de ser protagonistas! Quando deixamos de protestar, de questionar comportamentos autoritários dos que desviam o poder para seus interesses próprios, nós deixamos de assumir o papel de Protagonistas!
Aquele educador, mencionado acima, (Cônego Sebastão Vieira) dizia, também, e isso, até hoje, me faz pensar como suas falas eram ricas: Faça bem feito tudo o que estiver fazendo! Ele lembrava dessa máxima dos romanos ( AGE QUOD AGIS), cuja aplicação, dois mil anos depois, voltou a ser uma das máximas de ouro da Gestão da Qualidade: Faça em feito desde a primeira vez para não precisar de ser feito novamente. Depois entendi que quando nós fazemos bem feito, conscientes da importância do tempo utilizado e da competência desenvolvida ou aplicada, visamos a ser a Protagonistas!
Nas centenas de sessões de Coaching, que conduzimos, anualmente, tanto em nossa vida profissional, buscamos exercer junto de nossos clientes e de nossos contatos informais essa mensagem de assumirmos, sempre, o papel de Protagonista, um jeito de tornarmos melhor o mundo de cada um e o mundo em que estamos inseridos! (www.animarh.com.br/animarh@terra.com.br) -Campinas, 2a.feira de Páscoa- 2017
Secretaria da Área Comercial /Novos Negócios
7 aExcelente texto e ensinamento! Obrigada por compartilhá-lo conosco,