Inovar é preciso
E aí você abre o jornal na manhã desta quinta-feira com a esperança de encontrar uma boa notícia para o seu negócio.
Quem sabe a taxa de juros caiu.
O consumo subiu.
O dólar caiu - ou subiu ainda mais.
Mas, pelo menos até chegar a esta página, nada.
Pra piorar, ainda dizem por aí que a economia brasileira vai demorar mais tempo para se recuperar, com retração no PIB também em 2016.
O escritor norte-americano James Baldwin, que lutava pelos direitos civis dos negros na década de 60, disse em uma ocasião que "você não consegue consertar o que não consegue encarar". Portanto, meu caro, é hora de ir à luta, sem desanimar. Encarar de frente a crise e buscar caminhos alternativos que possam dar uma sacudida na sua empresa, na sua cidade, no seu país. Chegou o momento de separar os aventureiros dos verdadeiros líderes de sucesso.
É hora de sair da zona de conforto. De promover uma mudança, uma novidade, uma melhoria. De inovar.
O que as empresas precisam para enfrentar a crise é introduzir em seu dia a dia exatamente essa palavra: inovação. Que pode ser a tecnológica, com avanços em sistemas, processos, ferramentas para o consumidor. Mas deve ser, principalmente, uma inovação na sua postura, na forma de pensar o seu mercado, de olhar para a sua organização.
Inovar é renovar, é renascer, é ousar. Inovar é pensar fora da caixa, é olhar para dentro e para fora da sua empresa, livre das amarras, dos preconceitos, e enxergar ali as oportunidades para crescer em meio à crise.
Sim, as oportunidades existem. Basta que você esteja preparado para encontrá-las. E para transformá-las em bons negócios.
(Coluna publicada originalmente no Entre-Rios Jornal -www.entreriosjornal.com.br - 20.08.2015)
Director at Xavier Digital Marketing
9 aBoa meu amigo, e isso msm, como já diria um ex diretor meu "enquanto uns choram, outros vendem lenço" e na crise que descobrimos as melhores oportunidades.....grande Abraço