INOVAR OU MORRER!
Uma das principais maneiras pelas quais uma empresa ou mesmo uma indústria inteira não apenas sobrevive, mas prospera, é se adaptando constantemente a novos negócios e ambientes tecnológicos. Falo em inovar ou morrer adaptando o conhecido ditado “adapte-se ou morra ”, que nunca foi ão verdadeiro no cenário atual de negócios.
Esta mais do que provado que as empresas que antecipam as mudanças do clima e têm flexibilidade comercial e técnica para se adaptar são muito mais propensas a ter sucesso contínuo.
Muitas vezes estamos tão presos a métodos que não funcionam dentro das empresas e nosso tempo é tão consumido por eles que não paramos um minuto sequer para pensar em como recriá-los, melhorá-los e consequentemente inovarmos - Vamos desmistificar que Inovação é criação de alguma coisa nova - Existem seis modelos de inovação e a leitura do excelente artigo da Camila Farani é bem explicativa
Inovação é geralmente algo bem simples do tipo: Como não fiz isso antes? Para inovar, basta mudar a maneira de fazer a limpeza ou o modo de expor os produtos. Então, por que as pessoas tem dificuldade de inovar? - Já dizia Oscar Wilde: “O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação”.
Vou deixar de bla,bla, bla e mostrar um slide de palestra do Getúlio Apolinário Ferreira, a mais de uma década, no Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade promovido pela UBQ-MG, em Ouro Preto, onde explica que a mudança do eixo do processo atual ou tradicional para o Processo Pretendido leva em conta a necessidade de uma completa reformulação de cabeças (cultura empresarial) e de sistemas de trabalho.
Recomendados pelo LinkedIn
Cabe as perguntas:
Já tem as respostas? O plano? As ações? As propostas de mudanças?
Por fim, não deixe de ler o artigo abaixo, onde inovações sugerimos um ciclo de ações para que sua empresa também seja considerada inovadora
Resumindo: Pesquise muito o seu negócio e concorrentes e, com isso, estará sempre a "caça" de idéias inovadoras, sabendo-se que velhas idéias também são matéria prima básica.
Entenda que a Inovação está em todo lugar e, como disse Mário Sérgio Cortella, “Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar”.
PROF. CONVIDADO PÓS GRADUAÇÃO UNIUBE | CONSULTOR PPCM-SAP PM | PS | VBA SCRIPT | DMS | ISO 9001 | ISO 14001 | ISO 55001 | ISO 21500 | ISO 14224 | ISO 31000 | APLICAÇÕES MOBILE
2 aMuito bom! Parabéns Fernando Braz
Director of architecture and engineering at Hardyfloor Group
2 aExatamente Fernando!!!!!