INOVAR  OU  MORRER!

INOVAR OU MORRER!

Uma das principais maneiras pelas quais uma empresa ou mesmo uma indústria inteira não apenas sobrevive, mas prospera, é se adaptando constantemente a novos negócios e ambientes tecnológicos. Falo em inovar ou morrer adaptando o conhecido ditado “adapte-se ou morra ”, que nunca foi ão verdadeiro no cenário atual de negócios.

Esta mais do que provado que as empresas que antecipam as mudanças do clima e têm flexibilidade comercial e técnica para se adaptar são muito mais propensas a ter sucesso contínuo.

Muitas vezes estamos tão presos a métodos que não funcionam dentro das empresas e nosso tempo é tão consumido por eles que não paramos um minuto sequer para pensar em como recriá-los, melhorá-los e consequentemente inovarmos - Vamos desmistificar que Inovação é criação de alguma coisa nova - Existem seis modelos de inovação e a leitura do excelente artigo da Camila Farani é bem explicativa

Inovação é geralmente algo bem simples do tipo: Como não fiz isso antes? Para inovar, basta mudar a maneira de fazer a limpeza ou o modo de expor os produtos. Então, por que as pessoas tem dificuldade de inovar? - Já dizia Oscar Wilde: “O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação”.

Vou deixar de bla,bla, bla e mostrar um slide de palestra do Getúlio Apolinário Ferreira, a mais de uma década, no Congresso Brasileiro de Qualidade e Produtividade promovido pela UBQ-MG, em Ouro Preto, onde explica que a mudança do eixo do processo atual ou tradicional para o Processo Pretendido leva em conta a necessidade de uma completa reformulação de cabeças (cultura empresarial) e de sistemas de trabalho. 

Cabe as perguntas: 

  1. O que você tem feito para melhorar sua organização?
  2. Como você está se preparando para o “fazer acontecer”?
  3. O que você tem feito para melhorar os processos, serviços e produtos para sair na frente da concorrência?

Já tem as respostas? O plano? As ações? As propostas de mudanças?

Por fim, não deixe de ler o artigo abaixo, onde inovações sugerimos um ciclo de ações para que sua empresa também seja considerada inovadora

Resumindo: Pesquise muito o seu negócio e concorrentes e, com isso, estará sempre a "caça" de idéias inovadoras, sabendo-se que velhas idéias também são matéria prima básica.

Entenda que a Inovação está em todo lugar e, como disse Mário Sérgio Cortella, “Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar”. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Jefferson Fujarra

PROF. CONVIDADO PÓS GRADUAÇÃO UNIUBE | CONSULTOR PPCM-SAP PM | PS | VBA SCRIPT | DMS | ISO 9001 | ISO 14001 | ISO 55001 | ISO 21500 | ISO 14224 | ISO 31000 | APLICAÇÕES MOBILE

2 a

Muito bom! Parabéns Fernando Braz

Marcelo Ferraz

Director of architecture and engineering at Hardyfloor Group

2 a

Exatamente Fernando!!!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernando Braz

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos