“Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”
Gestão estratégica um conjunto de práticas e objetivos. Grandes projetos podem gerar grandes resultados. Isso nem sempre é verdade, porque existe o risco de projetos não darem certo. Porém, são riscos que devem ocorrer para alavancar um negócio através da gestão estratégica. O tamanho e periodicidade do ciclo de avaliações varia de projeto para projeto. O gênio Albert Einstein nos apresenta o novo “Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”
“É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las.” Bernardo Rocha de Rezende, conhecido como Bernardinho, é um ex-jogador, treinador de voleibol, economista, e empresário brasileiro, um profissional que, com certeza, sabe o que é gestão estratégica. A principal diferença da gestão pública em relação ao de gestão privada está na adequação de quase tudo às políticas governamentais vigentes e os projetos do governo. Isto significa que o direcionamento de verbas, o orçamento e a atuação estão de acordo com as pretensões do governo. Além disso, as pressões políticas também fazem parte do dia a dia do gestor. A presença de lideranças políticas nas decisões de empresas públicas é bastante comum no Brasil.
Os problemas enfrentados pela gestão privada esta no tamanho destas instituições. As micro e pequenas quase sempre esbarram na gestão centralizada na mão dos fundadores, o que pode colocar em risco sua sobrevivência. Já as de médio e grande porte encontram dificuldade em contratar profissionais preparados para sua gestão.
A gestão privada tem finalidade diferente da pública, o foco está no desenvolvimento e no crescimento do negócio, bem como no benefício dos gestores e proprietários. As empresas deste setor são mais independentes do que as do modelo de gestão pública.
A gestão pública conta com métodos de planejamento e práticas gerenciais que têm por meta o desenvolvimento econômico e social da população. Ela é orientada por um conjunto de leis, normas e regras sintetizadas em cinco princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
A gestão publico e privado, portanto, fornece possibilidades de equilíbrio na qualidade de vida da população brasileira, otimização de recursos, maior produtividade, menos impactos ambientais negativos, mais saúde e bem-estar. A perspectiva de uma gestão estratégica possível é um avanço possível nos espaços urbano e rural cada vez mais sólido e verdadeiro da sustentabilidade da região metropolitana de Curitiba - RMC.