Insatisfação se resolve com ação
NÃO AGÜENTA MAIS SEU EMPREGO?
Você não está sozinho. Estudo divulgado nos Estados Unidos mostra que 87% da força de trabalho não está nada satisfeita com seu ganha-pão. O motivo de tanta frustração é, principalmente, a falta de autonomia e reconhecimento. É o que diz a consultora norte-americana Jane Boucher, autora do livro How to Love the Job You Hate ("Como amar o emprego que você odeia", sem tradução no Brasil). Segundo ela, o que os profissionais mais querem é ter liberdade para trabalhar e sentir que o que fazem é importante. Quando isso não acontece, vêm o desânimo e, em algumas circunstâncias, a revolta. Se esse é o seu caso, assuma sua parcela de responsabilidade pelo que está acontecendo.
Não há nada de errado em se sentir desmotivado quando você passa alguns anos no mesmo cargo. O fato se torna preocupante quando você se acomoda nessa situação. Para evitar que as coisas cheguem a esse ponto, algumas empresas desenvolvem estratégias para identificar e corrigir problemas de motivação — como avaliação 360 graus e canais de denúncia ao RH. Se você trabalha numa organização assim, vale a pena dar um voto de confiança.
Mas, para que isso dê certo, você também precisa fazer sua parte. Confira, no quadro a seguir, algumas das principais queixas do mundo corporativo e as orientações da consultora Rosa Bernhoeft, da Alba Consultoria de São Paulo, para resolver cada problema. Se nem assim você resolver, é hora de procurar vaga em outra empresa ou avaliar se você foi feito para o mundo corporativo. O importante é fazer algo que efetivamente possa trazer resultados positivos. E parar de reclamar!
MEU CHEFE É UM DESASTRE
Recomendados pelo LinkedIn
NINGUÉM RECONHECE MEU VALOR
MEUS COLEGAS SÃO PERIGOSOS
SOU MUITO BOM PARA FAZER ISSO
Extraído BARBOSA, Martha. 25 dicas para você ser desejado pelo mercado, São Paulo, p. 8-10, Editora Abril, 2006.