Empreendedorismo feminino: Brasil está em 7º lugar no mundo - Insight Recorrente #13
Empreender não é uma tarefa fácil e, observando o recorte pelo ponto de vista do gênero, existem alguns obstáculos maiores a serem enfrentados pelo sexo feminino, seja por preconceito ou pelo desafio de conciliar o trabalho com as tarefas de casa e da maternidade.
Mas, apesar das dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho, as pesquisas apontam um bom crescimento para deixar as empreendedoras otimistas com o futuro dos negócios no país. 👏
O Brasil está em 7º lugar no ranking mundial de empreendedorismo feminino, segundo dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora, e isso significa que a busca pela independência financeira e o crescimento profissional nunca esteve tão em alta.
No 3º trimestre de 2022, outro estudo realizado pelo Sebrae mostrou um verdadeiro recorde, com o número histórico de 10,3 milhões de donas de negócios próprios registrados.
O outro maior registro até então havia sido no período pré-pandemia, no 4º trimestre de 2019 com 10,1 milhões.
A pesquisa leva em consideração também as empreendedoras informais que não possuem CNPJ ativo, mas que trabalham por conta própria ou que empregam outros funcionários.
A principal motivação dessas mulheres por decidirem iniciar sua carreira no empreendedorismo é principalmente por necessidade financeira após a maternidade, ou seja, são pessoas que encontraram dificuldades para se reestabelecer no mercado de trabalho e também para conciliar a rotina com a criação dos filhos.
Dentre os setores que mais se destacaram com as mulheres à frente das empresas está o setor de serviços com 53%, principalmente na área da saúde, estética e culinária, seguido pelo comércio, que representa uma fatia de 27% de mulheres à frente das organizações, enquanto a maioria das empreendedoras atua no segmento de vestuário.
A diferença entre empresários de ambos os sexos vem diminuindo a cada ano, sendo que no 3º trimestre de 2022 foi identificado que os homens representam 65,60% da população empreendedora, em contraste a 34,4% de mulheres no setor.
Elas estão em busca de capacitação para se posicionar no mercado com mais confiança e, claro, ainda há um grande percurso para ser percorrido, mas acompanhar de perto esse movimento crescente é algo incrível! 💙
Afinal, acreditamos na equidade de gênero nos negócios que permite uma diversificação de ideias em um cenário mais plural para potencializar ainda mais as oportunidades das empresas.
Gostou? Compartilha esta newsletter com as empreendedoras que você mais admira!
Recomendados pelo LinkedIn
Para mais notícias, acesse: Empreendendo e Aprendendo, o blog da Cobre Fácil.
Quer acompanhar a próxima edição dos nossos insights recorrentes?
1️⃣. Basta clicar em “assinar”, na parte superior direita da tela, para receber uma notificação quando o próximo artigo for publicado.
2️⃣. Deixe seu comentário sobre o que você mais gostou na leitura também!
3️⃣. Não esqueça de compartilhar a newsletter com outros empreendedores para inspirar o crescimento de muitos negócios.