Inteligência Emocional, como vai a sua?
Quero abordar um assunto importante para mim, e que no meu dia-a-dia, sinto a necessidade de evoluir ainda mais nesse tema, após pesquisar, lê alguns relatos, matérias e livros, vamos refletir.
Você se considera inteligente? Habilidades cognitivas são muito úteis, mas sabia que há outras formas de inteligência?
Para a teoria das inteligências múltiplas, desenvolvida por Howard Gardner, inteligência interpessoal e intrapessoal também são competências de grande importância.
E, a grosso modo, ao somarmos as duas formas de inteligências pessoais, temos a "Inteligência Emocional". Como todos sabem, o termo se popularizou com Daniel Goleman, considerado o "pai da Inteligência Emocional”. Em sua obra, o psicólogo e PhD de Harvard, mostra como controlar as emoções é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo.
Para ele, IE seria a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”. Embora cada pessoa tenha o próprio temperamento, é possível trabalhar alguns circuitos cerebrais da mente, sendo isso um dos maiores responsáveis pelo sucesso/insucesso do indivíduo.
Para Goleman, há 5 capacidades que formam a Inteligência Emocional:
- Autoconhecimento emocional (reconhecer as próprias emoções para não ficar à mercê delas);
- Controle emocional (saber lidar com os próprios sentimentos e, assim, poder fazer algo sobre eles);
- Automotivação (direcionar as emoções para que elas sejam úteis);
- Reconhecimento de emoções alheias (entender as emoções dos outros e ter empatia);
- Rrelacionamentos interpessoais (saber lidar socialmente com outros indivíduos, gerindo os sentimentos alheios)
Como podem ver, IE não é apenas ser sensível às necessidades alheias e sociável, mas sim também ter autoconhecimento, saber mediar conflitos e lidar com situações desafiadoras de maneira sensata. É possível desenvolver e aprimorar a IE construindo novas formas de pensar e se comportar.
Na teoria é fácil, mas colocar tudo isso em pratica exige muito trabalho e esforço, precisamos analisar e buscar entender o nosso comportamento, controlar a impulsividade (aprendi que exercícios de respiração podem ajudar, mas comigo não funcionou kkkkkk) e aumentar a nossa autoconfiança e empatia.
Em resumo, IE significa uma vida mais equilibrada. Afinal, o mundo não é exatamente como cada um quer, é preciso aceitar as diferenças e desafios, ter empatia, entender as situações e contextos e, principalmente, conhecer a si mesmo.
Carlos Abreu.