Inteligência intrapessoal
A primeira inteligência da série de posts sobre inteligência múltipla é a inteligência intrapessoal. Esta inteligência está associada ao 'como cada um de nós si percebe'. Eu chamo a inteligência intrapessoal,de inteligência do auto cuidado.
A inteligência intrapessoal está ligada ao quanto a pessoa está em harmonia consigo mesma; quanto valoriza os aspectos de sua própria essência, e o quanto os percebe. O que isso significa na prática?
Por exemplo, o quanto você sente que a escolha profissional, dentre outras escolhas possíveis na sua vida, foi coerente com seus valores? Você consegue avaliar o que te deixa feliz ou triste? Tem claro quais são seus limites? O quanto você leva em consideração a opinião de outras pessoas a seu respeito?
Dependendo das respostas a essas perguntas, dentre várias possíveis dependendo do contexto e sua história, você perceberá o quanto sua inteligência intrapessoal está sendo estimulada.
Em contexto clínico, a(o) psicóloga(o) trabalha constantemente com essa inteligência para poder auxiliar seus clientes no processo de autoconhecimento deles próprios. É um profissional habilitado para reconhecer os bloqueios que impedem a pessoa de olhar para seus sentimentos.
E para a prática profissional, a psicóloga (o) deve manter em paralelo a autoanálise com outra psicóloga(o), também como prática de autodesenvolvimento na vida, e agregando valor a seu trabalho.