Inteligencia Artificial > Não Inteligencia Natural?
Vivemos num mundo onde quem nasceu até o início dos anos 90, pode considerar o futuro. O Futuro previsto em filmes de ficção científica ou até mesmo por algumas pessoas que profetizavam muito do que o avanço tecnológico poderia nos fornecer.
Temos notícias cada vez mais corriqueiras sobre o desenvolvimento de robos com inteligência artificial, muitos androides que se assemelham com humanos, ou aparelhos que possuem embutido no seu software uma capacidade de aprender e produzir conteúdo para nós, como exemplo mais conhecido nos Iphones temos a Siri, e outros bots, que podem simular humanos na internet.
Uma aplicação já conhecida são o desenvolvimento de publicações e propagandas seguindo o histórico do usuário da internet ou mesmo outros inputs de voz ou imagem.
Tudo isso faz os humanos questionar quais trabalhos no futuro serão executados por Robots ou por Humanos, quem se tornará obsoleto e até mesmo se as I.A. terão direitos como nós.
Na evolução de comportamento do ser humano podemos verificar mudanças ao longo de nossa presença na Terra, porém muito acentuada e mais documentada nos últimos 50 anos. Nos tornamos animais muito mais previsíveis que nossos ancestrais que precisavam sobreviver a cada dia, procuramos mais conforto e rotina nas nossas vidas para ter mais segurança, e mesmo quando buscamos sair deste cotidiano, com férias e viagens, buscamos destinos e passeios onde encontramos filas de pessoas querendo a mesma coisa.
Portanto o ser humano hoje é um animal de comportamento repetitivo, por exemplo se eu descrever a seguinte cena: "Entro em um consultório para aguardar minha consulta com um médico, na sala de espera várias pessoas aguardam sentadas no sofá da clínica, você diria que elas estão fazendo o que? Mexendo no celular? Em qual site? Facebook? Sim, eu acho que sim.
No excelente vídeo acima podemos verificar o comportamento repetitivo, além de outro aspecto da vida atual: o isolamento da sociedade. Hoje vivemos pela internet, temos um raro convívio social, além das redes sociais. Postergamos encontros e tentamos viver cada vez mais isolados do resto da sociedade. E infelizmente ficamos satisfeitos com isso. Se torna rotina, seguro e confortável.
Desta forma não é difícil para uma inteligencia artificial emular um ser humano no software dentro de um aparelho ou na internet, basta replicar aquilo que fazemos todo dia, cálculos e lógica levam um robot a facilmente determinar o que vamos fazer, o que vamos perguntar e como vamos responder a maioria das situações. Em alguns casos podem até influencia numa eleição.
Isso é um perigo para nós? Será que estamos vendo os filmes das décadas de 80 e 90 se concretizando na nossa frente?
Não é tão simples assim, claro que um futuro distópico não é simples, mas vamos ainda viver com muitos nuances deste convívio com a tecnologia, do que simplesmente uma guerra entre robots e humanos.
Vamos mudar nossos trabalhos, alguns deixaram de existir e outros serão criados, muitos baseados na criatividade humana. Não que isso não possa ser copiado por robots, mas ainda sim nosso sentimentos guiarão as novidades que buscamos.
A humanidade tende a se adaptar ao longo de sua evolução, e no "novo" futuro que se apresenta não será diferente, porém temos uma grande tendência em nos acomodarmos com o cenário que enfrentamos.