Investir em startup: benefícios, riscos e como fazer de maneira ideal
Atualmente muito se fala em startups, é fato que esse tipo de negócio está se difundindo em nosso país. Com a recente aprovação do Marco Legal das Startups, que regulamenta o setor, os investimentos neste tipo de empresa só vão aumentar. Como muitas pessoas querem investir em startups, muitas dúvidas emergem em relação ao tema.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, investir em startups pode ser fácil se você apenas tiver conhecimento.
O primeiro ponto importante de investir em startups é entender o conceito desse tipo de empresa. O que é uma startup? A maioria delas são empresas inovadoras com baixo custo de manutenção. Mas pode crescer rapidamente e com lucro. As startups são uma ótima opção de investimento devido aos seus diversos perfis e forte vínculo com a inovação tecnológica.
Essa é uma das principais vantagens de investir em startups. Mesmo sendo um investimento bastante arriscado, pode trazer altos retornos no curto prazo.
Disrupção
Um dos principais pontos positivos ao se investir em uma startup é a possibilidade de fazer algo totalmente diferente e desafiador. Todo o conceito de uma startup é prezar pela inovação, novos processos e oportunidades. Por isso, investir em uma startup é investir em uma ideia fora da caixa.
Retornos financeiros acima da média
Seja qual for o perfil do investidor, todos eles buscam a mesma coisa: ganho. Seja uma simples caderneta de poupança até as taxas variáveis mais complexas, os investimentos são maneiras de alcançar metas financeiras pessoais. Diferentemente de investimento de renda fixa, no qual o retorno é estável, investir em startup é consium investimento de renda variável. Apesar da possibilidade de ganhos ilimitados, em teoria, é preciso se atentar para a volatilidade do mercado. Pode ser que a empresa que você escolha investir cresça exponencialmente, fazendo com que seus investidores tenham ótimos retornos. Isso significa que, se a empresa obtiver êxito, o valor de seu investimento sobe proporcionalmente, inclusive para fins de venda posterior.
Lucros rápidos
Startups conseguem gerar lucro de modo rápido e seus investidores buscam exatamente isso, uma aplicação que lhes dê retornos com o mínimo de tempo despendido possível. Isso é uma grande vantagem para quem deseja, inclusive, diversificar os investimentos. Apostar em uma startup que você acredita que terá sucesso e utilizar os lucros para diversificar seus investimentos em outras, de ramos diferentes, é uma ótima ideia.
Nova atividade econômica
O dinheiro investido em startups incentiva o crescimento de uma empresa inovadora e desenvolvedora de atividades relevantes. Inclusive, o dinheiro do investimento costuma ser utilizado para agregar ainda mais valor ao empreendimento, seja contratando mais funcionários, terceirizando serviços ou adquirindo matéria-prima. No final, é um benefício para todo mundo. Tanto para os donos da startup quanto para os sócios investidores.
Apoio para as empresas em ascensão
Ser um investidor de startups significa criar uma relação de proximidade com as empresas que estão no seu portfólio de investimentos. Desse modo, podendo apoiá-las e influenciar em seu crescimento. Alguma vez, como consumidor, você já se sentiu insatisfeito com serviços prestados? Já desejou ter determinados produtos fossem melhores? Exatamente por isso, o investimento em startups pode ser uma forma de apoiar empresas em ascensão que produzam e apoiem causas que sejam de seu interesse.
Quais são os riscos de investir em startup?
Investimento de alto risco
A maior desvantagem das startups como investimento, é o fato de serem um modo de investir de alto risco. Já em investimentos de renda fixa, é possível saber exatamente qual vai ser o retorno do seu investimento. Afinal de contas, isso é definido na hora da aplicação. A título de exemplo, a caderneta de poupança é influenciada diretamente pela taxa Selic. Os títulos públicos também têm um pagamento definido por essa taxa, acrescidos de 3% por ano. Esses tipos de investimento, de renda fixa, são um meio de oferecer estabilidade e previsibilidade, mas limita os ganhos.
Recomendados pelo LinkedIn
Ademais, quanto mais se investir em startups que estão iniciando, maior é o risco. No entanto, se uma empresa que estiver começando conseguir obter êxito comercial, esses ganhos vão ser bem maiores do que qualquer tipo de investimento de renda fixa.
Ausência de garantia
Por ser uma forma de investir o seu dinheiro em empresas emergentes, que inovam e ainda estão buscando a sua "fatia" do mercado, os investidores não podem esperar qualquer garantia de retorno. Afinal de contas, não há certeza do sucesso ou não. A ajuda às empresas é feita de modo "cego", podendo ou não funcionar. Nesse sentido, a melhor dica é diversificar os investimentos em startups para compensar qualquer eventual falha, além de saber mais sobre o mercado atual e o comportamento do consumidor. Este último é quem vai ditar o sucesso, ou não, do negócio.
Investimento a longo prazo
Apesar de ser difícil prever, os investimentos em startups que dão resultados grandiosos a curto prazo são a exceção. A regra é apostar em uma empresa que você acredita, incentivar seu desenvolvimento e aguardar. Com sorte, os bons resultados aparecem logo. No entanto, por conta da alta volatilidade de investir em startup, podem ser necessários anos para que os bons resultados finalmente cheguem. Isso pode ser um problema para investidores que buscam retornos a curto prazo. O melhor é sempre ter uma reserva de emergência e não comprometer toda a sua renda. Um investimento que apresenta riscos não significa que é proibido. Apenas que é necessário ter mais cautela ao fazê-lo. Por isso, procure se informar o máximo possível sobre as modalidades desse tipo de investimento e seguir as nossas dicas de como investir em startup, conforme indicamos a seguir.
Como investir em startup de forma ideal?
Avalie as possibilidades
Antes de investir em startup, é preciso avaliar o produto ou serviço oferecido pela empresa. É uma ideia disruptiva e inovadora? Existem chances reais de sucesso? Se você gostar da ideia e quiser apoiá-la, vale a pena passar para os próximos passos. Além disso, é bom analisar alguns documentos, como os relatórios financeiros do negócio e a missão, a visão e os valores da empresa. Uma conversa franca, na posição de uma pessoa que vai injetar bastante expectativa no negócio, será esclarecedora.
Conheça o mercado
Como o investimento em startup traz maiores possibilidades em rendimentos e lucros, é preciso ter noção do mercado em que a empresa vai atuar. Em relação a esse tópico, não é preciso ser um expert no assunto para entender o momento em que uma empresa vai ou não fazer sucesso. Apesar de não haver uma regra geral, é possível ler sobre tendências e as formas de investimento mais adequadas para o momento do mercado. Especialmente o de atuação de sua empresa de preferência para fins de investimento.
Conte com capital
Após verificar as oportunidades, é preciso contar com o capital necessário para o investimento. É recomendável não comprometer toda a sua renda no investimento, mesmo que existam grandes chances de retorno. Afinal, a volatilidade é real.
Escolha a modalidade ideal
Existem algumas modalidades de investimento em startups. Há a aceleradora, que é uma forma de impulsionar a empresa em seus primeiros anos de atividade, por meio de mentorias e auxílios profissionais. Essa modalidade acaba envolvendo mais o investidor no negócio, é comum em startups que estão começando. Dentre as startups mais promissoras e interessantes do Brasil, há diversas que se destacam. Dessa forma, esse tipo de escolha acaba sendo uma decisão pessoal, de acordo com as suas preferências. Afinal, os investimentos de renda variável são chamados desse jeito exatamente por conta da volatilidade: eles podem ir tanto para cima quanto para baixo.
Com certeza, investir em startup é uma oportunidade e tanto para quem gosta desse nicho de mercado. No entanto, é preciso ter cuidado e avaliar os riscos para fazer esse investimento de maneira ideal. Existem algumas modalidades de investimento, então ache a que mais se encaixa na sua realidade e aproveite os benefícios!
Até a próxima!