ISO19600: "The development of a Global Compliance Management"
Os processos de certificação são processos voluntários que pode ser levado a cabo por qualquer organização independentemente do seu estatuto, domínio ou sector de actividade. A sua implementação causa sempre um profundo efeito na organização e no modo como a mesma funciona, nomeadamente pela aferição da qualidade que o processo acarreta. São esforços adicionais que permitem dar visibilidade aos stakeholders quanto à verdadeira orientação estratégica de uma organização.
Nesta linha, há muito que se aguardava a publicação da ISO19600, em Português ” Sistemas de Gestão da Conformidade” na sua origem “ The development of a global compliance management”. Esta norma, apesar do seu caracter generalista, vem apresentar orientações fundamentais para as organizações de qualquer sector poderem estruturar as suas funções de Compliance, nomeadamente, que é o Compliance, o que são requisitos de Compliance, o que são risco de Compliance e como é que é possível efectuar uma gestão de riscos de Compliance numa óptica de risk based approach (sem esquecer a ISO 31000 - Gestão de Riscos). Apesar da própria norma ter ainda alguns aspectos por desenvolver, como por exemplo a sua interacção com a ISO 37001, a norma anti-corrupção
A publicação desta normal é fundamental para reforçar a necessidade de cumprimento dos valores da ética e integridade, que se sabe serem valores que garantem o desenvolvimento sustentado das organizações e que se têm vindo a demonstrar serem factores chave de sucesso para as organizações que os adoptam.
É “apenas” uma norma, não imperativa, mas espera-se que seja mais um passo no sentido da adopção, por muitas mais organizações, de uma cultura de integridade, ética e responsabilidade. “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade"….
Fundador e Director - geral | E.M.S.A - CONSULTORIA & GESTÃO DE NEGÓCIOS | MBA | PÓS GRADUAÇÃO | Consultor Estratégico | Auditor | Especialista de Compliance e Governance | Formador | Inclusão Financeira | Opinion Maker
9 aA conformidade das operações, a ética nas Organizações e respectivos gestores, têm sido dois dos "calcanhares de Aquiles" com que nos debatemos. É preciso questionar até aonde chegaríamos por um objectivo??? Bem haja ao "salto gigantesco para a humanidade". Nice CP.