Isolamento não vem com manual: lições que aprendi com meu time até agora

Isolamento não vem com manual: lições que aprendi com meu time até agora

Todo mundo que me conhece - no ambiente profissional e fora dele - sabe que eu sou, provavelmente, uma das pessoas mais expansivas do seu ciclo social. E por conta dessas características naturais da minha personalidade, imaginar uma gestão de time de forma remota - sem poder contar uma piadinha, fazer brincadeira, dar risada com eles e ajudar sempre que precisam de uma mão - me deixou ligeiramente preocupada. 

Mas acredite ou não - até eu, com essas características típicas de quem é extrovertido “chato”, as últimas 4 semanas têm sido incrivelmente surpreendentes e vou compartilhar um pouquinho do que aprendi (e implementei) para manter um clima positivo no time.

Crie canais internos de comunicação - e isso também vale para momentos de descontração

Eu sei, eu sei. Já passamos, no mínimo, 8h direto no computador, olhando pra tela e interagindo virtualmente com todos. Mais uma “reunião”, mesmo que para descontrair, é mesmo eficiente?

Sim, é. 

Eu também não achava que isso seria significativo, até começar a tomar uma cerveja on-line com o time na sexta à noite. Já sei de cor o nome do cachorro (ou dos gatos) de todos eles. Sei que tem gente com uma boneca com cabeça de gato (é isso mesmo que você leu) no quarto só para enfeitar o ambiente. Sei que tem gente enlouquecendo com o cônjuge e outras pessoas amando cada minutinho juntos.

O que tem de bom nisso, de forma bem direta? A conexão. Em um momento onde o time está longe e não acontece o “olho no olho”, essa conexão é imprescindível para mantermos a confiança um no outro em nosso dia a dia.

Seja mais disponível do que você já era no escritório

Quando preciso alinhar algo com alguém, tento entender antes se essa pessoa está de fone de ouvido, se está ou não em call ou se preparando para uma reunião antes de distraí-lo com outro assunto. Faço isso para evitar quebra de raciocínio e para não atrapalhar o próximo.

Porém, quando estamos com o time separado, não há como saber qual o melhor momento de tirar dúvidas e é importante deixar claro pra todos que: toda hora é hora. Quer compartilhar algo? Manda um slack, um whatsapp, chama no hangouts. O máximo que eu vou dizer é: “estou em call, já volto contigo”, mas é importante que eles saibam que você está lá. Não importa o meio de comunicação, se colocar à disposição quebra barreiras e facilita o fluxo de informação e interação.

Deixe o canal de comunicação entre vocês aberto - e tenha certeza que o seu time está ciente sobre isso

Não existe um manual com o que é certo ou errado no momento que estamos passando (a não ser, claro, a regra de que precisamos ficar em casa) e seu time precisa se sentir psicologicamente seguro para continuar produzindo e entregando com o mesmo nível de qualidade. 

De acordo com o Google LeadersLabs, trabalhar em um ambiente que traz essa segurança pode aumentar a produtividade em quase 20%. E por que? Porque eles estão mais confortáveis para pedir ajuda, admitir erros e assumir novas responsabilidades.

É importante manter um canal aberto de comunicação e eles precisam se sentir confortáveis para questionar uma decisão, levantar melhorias em processos ou até dividir uma angústia que pode afetar ou não o dia a dia deles. 

Não dê feedbacks escritos - faça-os por videoconferência

Muitas vezes, problemas de comunicação são oriundos de uma má interpretação de texto. Não só porque a pessoa não entendeu o que você escreveu, mas por uma interpretação errada do “tom de voz”.

Marcar uma call para elogiar uma entrega traz mais ânimo e motivação, porque sua voz vai transmitir a alegria e orgulho. O mesmo acontece para pontuar pontos a melhorar. 

A call ajuda a transmitir a seriedade necessária, sem causar medo para que a pessoa absorva de verdade as melhorias a serem feitas. 

Lembre-se: feedbacks não são broncas ou bajulações, o intuito é ajudar o outro a ser um profissional melhor.

Seja honesto sobre como você também se sente - vulnerabilidade cria laços

Não é porque você é gestor que você precisa estar bem 100% do tempo e compartilhar experiências com o time melhora a conexão entre vocês e fortalece o relacionamento. Saber que você não é um super-humano e que você também aprende com o time é super importante.

Sei que muitos outros aprendizados virão, pro lado bom e pro lado negativo também. Mas todos nós vamos sair melhores dessa quarentena e desse período de isolamento social. 

Ter seu time do seu lado é importante e motivador para os dois lados da relação, então se abra sempre que precisar. Não se esqueça: cuidar da sua saúde mental é imprescindível para dar suporte ao time.

Encontrar a melhor dinâmica de gestão remota pode parecer difícil, mas quando você constrói isso com seu time, tudo se encaixa mais fácil e a rotina de vocês pode ser melhor do que você imagina. Testar diferentes abordagens e formas de interação podem te ajudar e lembre-se: peça feedbacks para também entender como seu time pode te ajudar a ser um gestor melhor!


Alberto Lopes

Vice President at Sankhya | Advisor | Board Member in Sales B2B

4 a

Muito bom Naneri !!!! ;)

Me sinto representado pelo texto, Né! É ótimo ver que no momento de extrair um conteúdo para compartilhar com mais empresas e gestores, a visão que a liderança passa vai de encontro com o que sentimos na outra ponta. Reforça ainda mais o sentimento de união da equipe. Obrigado por compartilhar :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Neri

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos