Já ouviu falar em Infoxicação?
Todos os dias somos bombardeados por conteúdos, novidades, exigências e cobranças ágeis, justamente porque temos infraestrutura para a comunicação direta.
São inúmeras mensagens de e-mail, WhatsApp, redes sociais, portais, atualizações de softwares e aplicativos... E provavelmente nunca damos conta de tudo!
E por que isso ocorre? Porque o mundo se preparou para a parte operacional da tecnologia, mas esqueceu da parte comportamental da tecnologia.
Não chega a ser falta de respeito. Na verdade há falta de empatia.
Provavelmente você já recebeu, ou receberá um WhatsApp do teu chefe num domingo à noite sobre um assunto que, aparentemente é urgente. Mas antes da tecnologia poderia aguardar até segunda-feira, 8 horas da manhã.
Ou, você está procurando um emprego e perde a oportunidade porque às duas da madrugada de uma quinta-feira qualquer, foi enviado um e-mail robótico com a sequência do processo seletivo e, você só abriu sua caixa de e-mail às 6h30, com duzentas mensagens de promoção para compra de produtos em plataformas e-commerce. Obviamente você nem viu essa mensagem e jamais ficou sabendo o que aconteceu com a vaga.
A palavra infoxicação foi criada pelo físico espanhol Alfons Cornellá em 1996 e significa a intoxicação de tanta informação. Isso pode levar à depressão, estresse, ansiedade e até comportamentos violentos atípicos do perfil do indivíduo.
Então começa aquela loucura de cobranças corporativas que ultrapassam o bom senso e a saúde de colaboradores. Assim é fundamental que seja repensado todo esse processo transformação digital, para que ela resolva o problema e não crie novos.