Já pensou em estudar o Futuro?
"Pai, qual era o joguinho que você mais gostava de jogar no celular quando era criança?", Luiz Miguel, 6 anos.
Cada vez mais estamos expostos a assuntos sobre o que será do nosso futuro. Para aqueles que possuem filhos pequenos, como no meu caso, esses assuntos ficam ainda mais preocupantes. Nunca na história tivemos tamanha mudança em um período curto de tempo. O tempo de adoção de invenções como telefone, rádio, televisão, foram muito maiores que o tempo de adoção da internet nesta era digital que estamos inseridos. As crianças já nascem em um mundo digital. Assim, fica cada vez mais crítico as empresas estarem atentas com este novo consumidor que está nascendo e como se preparar para novos desafios que irão surgir e que ainda nem sabemos quais serão. Foi nesta linha de raciocínio que comecei a aprofundar meus conhecimentos em Futurismo. Sendo bem sincero, no início tinha um preconceito sobre o assunto. Toda vez que falava sobre o assunto com algum amigo, logo vinha os comentários sobre exoterismo, videntes (lembram da mãe Dinah?) e filmes de ficção científica. Confesso que isso tardou minha procura por este conhecimento, o que me arrependo profundamente. Agora é correr atrás do tempo perdido e se aprofundar nesta profissão que estou cada vez mais apaixonado.
Mas o que é Futurismo?
Futurismo é uma disciplina muito recente. Se compararmos ainda com disciplinas como Medicina, Engenharia e Direito, fica ainda mais nova. Existem diversos conceitos sobre Futurismo na literatura mundial; O conceito que eu mais aprecio é a definição elaborada pela "Aerolito":
"Futurismo é a disciplina que estuda, explora, cria cenários, traduz e acelera as possibilidades de um futuro pós-emergente levando a mudança para a prática. A ideia é observar como a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo/mundo dos negócios podem afetar a cultura, os novos comportamentos e novas estruturas das sociedade. Ajudando-a, assim, a tomar melhores decisões no presente."
Futurismo não é premonitório e sim exploratório, pois cria possibilidades. O futurismo não traz certeza sobre algo no Futuro e sim traz as possibilidades com incertezas do que poderá acontecer. No Futurismo separamos o tempo em três grandes blocos, sendo eles: Futuro Emergente (até 5 anos), Futuro Pós-Emergente (de 5 à 10 anos) e Futuro do Futuro (depois de 10 anos). Geralmente o Futurismo foca no período de 10 anos.
Quais as disciplinas do Futurismo?
Existem dois grandes grupos em que as disciplinas do Futurismo são classificadas:
- Olhares exotéricos: Existem há muitos séculos, e por existir há tanto tempo, com certeza entrega algum tipo de valor em que as pessoas percebem e que talvez as outras disciplinas com olhares não-exotéricos não entregam.
- Olhares não-exotéricos: Existem 7 disciplinas, sendo elas:
- Coolhunting: Trabalha bastante com sensibilidade e procura entregar resposta dentro do futuro emergente. O que será “cool” em breve? Qual será a próxima tendência da moda?;
- Trends: Está no meio termo entre Sensibilidade e Método Científico, trabalhando mais avançado do que pesquisa de mercado. O que irá acontecer em breve? Busca um novo comportamento jovem. Trabalha mais no período emergente/pós emergente;
- Pesquisa de Mercado: Está no meio termo entre Sensibilidade e Método Científico, navegando mais no presente. O que o mercado pensa de mim? E meus clientes? Utiliza testes de produtos para obter feedbacks;
- Forecasting: Trabalha muito com base em dados e fatos e procura entregar resposta em um curto período de tempo. O que vai acontecer amanhã? Qual é a previsão do tempo?;
- Futurologia: Costuma utilizar mais a sensibilidade do investigador;
- Futurismo: Costuma utilizar mais o olhar científico racional do investigador;
- Ficção Científica: disciplina que trabalha no Futuro do Futuro e trabalha com o olhar bastante sensível do autor. Como poderia ser o futuro? Estuda livros sobre o futuro.
Verificando as disciplinas em alto nível, vemos que muitos assuntos estudados pelo Futurismo fazem parte do nosso dia a dia. Confesso que isso me ajudou a derrubar o preconceito que tinha sobre o assunto.
Quando meu filho perguntou qual jogo de celular eu mais gostava quando era criança, respondi: filho, não havia celular na minha época de criança. Ele parou, pensou um pouco e fez uma nova pergunta: então, e de Ipad? Qual jogo você mais gostava? Depois disso, acabei refletindo o quanto mudou da minha infância para os dias de hoje, e o quanto deverá mudar da sua infância até a sua fase adulta.
E agora?
Existem diversos Futuristas que merecem destaque. Se você se interessar no assunto, sugiro pesquisar os Futuristas e os seus estudos sobre o assunto. Bom estudos!!!
- Tiago Mattos: É considerado um dos principais futuristas do Brasil. Em 2017, entrou para o time de professores da Singularity University (instituição líder em futurismo no mundo). É também professor da Universidade Hebraica de Jerusalém (Trans-disciplinary Innovation Program), sendo uma das figuras responsáveis pelos conteúdos de Futurismo. Atualmente, lidera a Aerolito: empresa que oferece cursos de Futurismo e realiza experimentos na área de realidade virtual, internet das coisas, robótica e inteligência artificial.
- Peter Diamandis: Fundador da Singularity e autor do livro "Abundance - The future is better than you think";
- Aubrey de Grey: uma das maiores autoridades no assunto "Longevidade" e dirige o centro Sens Research Foundation e escritor do livro "Ending Aging";
- Kevin Kelly: Co-fundador da Wired e autor do livro "What Technology Wants" (onde fala que a tecnologia é o 7º reino da vida);
- Thomas Frey: um dos 5 maiores futuristas do mundo, coordenador do Da Vinci Institute e autor do livro "Communicating with the Future" (trás o conceito de que o futuro que constrói o presente);
- Alvin Toffler: Autor do livro "A Terceira Onda";
- Michiu Kaku: Fisicoteórico, trabalha com a teoria das cordas e autor do livro "O Futuro da Mente";
- Ray Kurzweil: Fundador da Singularity e autor do livro "The Singularity is Near". Ele acertou diversas previsões para o futuro do futuro, por exemplo: o ano em que o ser humano iria ganhar do computador no xadrez, ano em que a internet iria se tornar comercial e acertou o ano em que a União Soviética quebraria. Em 1999 ele lançou um livro chamado "A Era das Máquinas Espirituais" onde ele fez 147 previsões e depois de uma década ele fez uma analise e tinha acertado a maioria das suas previsões.
Referências
Algumas referências utilizadas neste artigo:
- Curso: Friends of Tomorrow - escola Perestroika;
- Documentário: Transcendent man;
- Livro Abundance - "The future is better than you think".
Mentora de mulheres e palestrante
5 aSuper 10!!! Simples e objetivo! Adorei! Parabéns!