Já pensou sobre o futuro da sua profissão?

Já pensou sobre o futuro da sua profissão?

Já parou para pensar como será seu emprego daqui a 5, 10 anos! Já parou para analisar se no seu trabalho teria como incorporar as novas tecnologias que estão emergindo!

No ano de 2016 foi marcado como um ano em que a ecnonomia e a política brasileira enfrentaram diversas dificuldades, mas um ano em que as novas tecnologias brilharam no cenário mundial. O que essas tecnologias tem a ver com futuro do trabalho?

35% das competência deixarão de existir ou serão substituídas por robôs.


Essas novas tecnologias vão mudar totalmente as relações de trabalho. As previsões do Forum Econômico Mundial para o futuro do trabalho, com as novas tecnologias, são bem pessimistas, em torno de 35% das competências deixarão de existir ou serão substituídas por robôs.

Estamos falando de um novo mundo sendo contruído com tecnologias como IOT, Industria 4.0, Big data, AI e Blockchain. Durante todo o ano de 2016 esses foram os principais temas discutidos pelas maiores empresas de consultoria, tais como: Mckinsey. IBM, Cognizant, Deloitte, outras.

Como as novas tecnologias impactarão o seu trabalho no futuro?

Como as novas tecnologias irão impactar o futuro do seu trabalho? Se você classifica seu trabalho como repetitivo, pouco crativo, análitico de forma padronizada, você com certeza estará na lista de trabalhos aptos para desaparecer ou ser trocado por robôs. O Forum Econômico Mundial lista as competências abaixo como as principais para 2020:

  1. Coordenar-se com outros;
  2. Criatividade;
  3. Flexibilidade cognitiva;
  4. Gestão de pessoas;
  5. Inteligência emocional;
  6. Negociação;
  7. Orientação para o serviço;
  8. Pensamento crítico;
  9. Resolução de problemas complexos;
  10. Tomada de decisão e discernimento.

Mas só com essas competências me garante trabalho, a resposta é não. Cada uma das tecnologias colocadas acima tem um conjunto de conhecimentos atrelados a elas, que possibilita a criação de novos negócios.

O caso é que as novas gerações já estão aptas para essa nova estrutura e encaram essa mudança cognitiva de forma fácil e natural. Eles já nasceram conectados e alinhados ao mundo uberizado, gamificado e com propósito de vida definido. O problema está em você pensar ainda nas situações do cotidiano padrão. Só para ter uma ideia, a IBM anunciou essa semana que estará implantando um robô, IBM Watson, numa seguradora do japão, a Fukoku Mutual Life Insurance. Esse robô fará o trabalho de 34 pessoas na análise de laudos médicos e paraceres.

Entenda que esse é só o começo. Existe a previsão de que AI elimine mais de 7 milhões de empregos, sem falar na implantação da industria 4.0, que traz as Smart Factories, que combinam redes e plataformas digitais, com abrangência global. Causando impactos em toda cadeia produtiva. Não só na industria esse impacto será sentido, no setor de serviços também. No setor bancário e de intermediação entre produtor e cliente, terá uma grande disruptura com a implantação de Blockchain.

Mais do que possibilitar a implantação de cripto moedas, Blockchain, nasce como uma das maiores tecnologias de certificações e transações, seus smart contracts, sendo a peça chave para um novo conceito de transação, no qual não é necessário ter um intermediador entre as partes. Então se vc se insere nesse tipo de serviço, também comece a pensar no futuro do seu trabalho.

As disrupturas irão acontecer nos diversos tipos de negócios e para sobreviver nessa nova era, eles deixarão para traz o que é antigo e passarão a se adaptar e inovar. Se isso vale para as empresas, vale também para trabalhadores. Antever o futuro e se adaptar é de total necessidade para os novos tempos, se vc ainda não enxergou as novas possibilidades, ainda está em tempo.

Lembre de:

  • Questionar se o seu tipo de trabalho será afetado pela tecnologia.
  • E o que vc pode fazer para se inserir nesse novo ambiente tecnológico. (as 10 competência listadas para 2020 darão uma grande ajuda.)

Espero que esse artigo tenha suscitado quationamentos!!

#businesstransformation #processmining #blockchain #smartcontracts #BT #disruptura #industria4.0 #IOT







Aline Swalf

Palestrante | Facilitadora | Mentora | Agilidade Emocional | Saúde Mental | Cultura Organizacional | Coach Executiva - ICF PCC

7 a

Excelente reflexao! Parabéns!!

Marcela Ribeiro Gonçalves

Multiledgers CEO, Co-Founder | Women In Tech WEB3.0 Award Winner | Delegada ITU-T | Desenvolvo Ecossistemas para Economia Tokenizada

7 a

Obrigada!! O próximo já está na cabeça para o forno!!

Fábio Hideki Kawauchi

Ajudo empresas e profissionais a resolverem problemas complexos (estratégia | cultura | governança | compliance | processos | mudanças | melhoria contínua | tecnologia | agilidade)

7 a

Legal, Marcela Ribeiro Gonçalves! Ficamos no aguardo dos próximos! :D O aquecimento já foi, agora vamos colocar pra quebrar! rs

Walter Kock,

Explorador de um mundo em transformação!

7 a

Muito bom, boa estreia!!!! O alinhamento das nossas expectativas de futuro com as nossas atividades é fundamental para nossa entrada no século 21!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos