JANEIRO BRANCO: CAMPANHA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL.
Imagem Ilustrativa

JANEIRO BRANCO: CAMPANHA NACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL.

No dia 25 de abril de 2023 foi sancionada a Lei nº 14.556 que cria a Campanha Janeiro Branco, referente a conscientização sobre a saúde mental.

A partir de 2024, em todo mês de janeiro serão realizadas campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, com o objetivo de chamar a atenção para questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional, com foco especial na prevenção à dependência química e ao suicídio. O mês de janeiro foi especialmente escolhido para essa campanha, já que no primeiro mês do ano, simbólico e culturalmente, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, estabelecerem metas e objetivos, além de revisitarem suas relações sociais e emocionais.

São diversos os fatores que contribuem para o adoecimento psíquico da população, sendo necessário o cuidado com a saúde mental ao longo de toda uma vida e em todos os âmbitos: seja ele PROFISSIONAL OU PESSOAL.

Nesse sentido, a Campanha Janeiro Branco sobre saúde mental do ano de 2024, traz como tema: "A vida pede equilíbrio", já que com os novos formatos de trabalho, os avanços tecnológicos e a ampliação da comunicação, se fez entrelaçar a vida profissional e pessoal.

Essa iniciativa pretende mostrar a importância de cuidar da mente e incentivar as empresas e instituições a debaterem o assunto logo no começo do ano. Todas as empresas que têm como princípio criar um ambiente de trabalho saudável, valorizando os profissionais, a sua saúde e bem-estar no meio corporativo, precisam ter planos e criar ações para prevenirem e tratarem doenças mentais.

Para criar ações de fato assertivas e contribuir para o bem-estar e o desempenho de seus colaboradores, as empresas precisam entender o seu contexto organizacional e usar campanhas para iniciar ou aproximar a conversa com seus colaboradores, estreitando a relação de confiança estabelecida entre empregado e empregador. 

O CMF ADVOGADOS preza por uma cultura de trabalho e ambiente que alia competência à qualidade em todos os aspectos, sejam profissionais ou pessoais.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de CMF - Cabral, Magalhães e Fonseca Advogados

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos