Jogando para vencer: como a cultura de aprendizagem pode levar sua empresa ao pódio 🏆
Em time que está ganhando se mexe sim, especialmente se vocês estão em busca de uma goleada! ⚽
Bem-vindos à segunda edição da nossa newsletter. Todos os meses chega até você um tema quente do nosso ecossistema, sempre trazendo o olhar do mercado, a perspectiva da TOTVS e a opinião de um founder da nossa Comunidade de startups do iDEXO . Vamos lá?
A cultura e o jogo do aprendizado na TOTVS 🎮
Sabe aquele game complexo e desafiador? O atual mercado de trabalho é assim, em constante transformação e com exigência de habilidades amplas e complementares. O estudo “Panorama das carreiras 2030 - o que esperar das profissões até o fim da década?”, encomendado pela TOTVS e executado pela H2R Insights & Trends , os profissionais têm buscado conhecimento de maneira autônoma, entendendo o que é melhor para sua carreira e fases da vida.
Agora, do lado corporativo, como manter seus colaboradores engajados e atualizados? O panorama revela que as empresas que investirem na capacitação de pessoas, terão vantagem competitiva, já que vão contribuir com o crescimento dos profissionais, além de já permitir que apliquem o conhecimento na prática, em sua rotina de trabalho.
A gerente-executiva de RH da TOTVS , Daniela Faria, dá a dica:
Investir em capacitação e treinamento é estar a serviço do desenvolvimento de indivíduos potentes em suas habilidades, tanto hards como softs skills, ao mesmo tempo.
Em 2020 a TOTVS criou sua universidade corporativa que funciona como uma rede colaborativa de conhecimento e engaja num formato que os funcionários da empresa compartilham seus conhecimentos técnicos e experiências com demais colegas.
Além disso, conta com uma gamificação nas trilhas de conteúdo e recompensas para quem participa, incentivando cada vez mais a produção e o consumo de conteúdos. Cada ação é como um “passar de fase”, estimulando novas “missões” e valorizando os jogadores. Assim, é possível fortalecer a cultura da empresa, desenvolver habilidades essenciais, ampliar o aprendizado e formar líderes. 💪
“Desmistificar a cultura de aprendizagem do modelo formal - sala de aula, também é um caminho importante para o tema desenvolvimento. TUDO é uma prática de aprendizado e tudo pode ser um momento de desenvolvimento. Para isso a mindset de aprendiz é a bola da vez, quando falamos de ambientes propícios para o aprender”, complementa Daniela. 🧠
E como a tecnologia e a inovação contribuem com isso?
Recomendados pelo LinkedIn
📣 Com a palavra, o empreendedor!
“Uma universidade corporativa é relevante para as empresas que ganham vantagem competitiva com profissionais mais qualificados”, afirma o founder da Edusense , Vinicius Arakaki. A edtech, premiada como TOP1 do Ranking 100 Open Startups 2023, foi a responsável pela implantação da interface da universidade corporativa da TOTVS.
A Edusense, lançada em 2021, tem algoritmos de recomendação de conteúdo que se adaptam à estratégia educacional de cada empresa. Ela permite que os usuários acessem conteúdos personalizados com base em seus interesses, habilidades e necessidades. Isso ajuda a tornar a experiência de aprendizagem mais relevante e envolvente.
📚 Na estante do empreendedor
Já que o assunto é conhecimento, Vinícius indica o livro “A Arte da Aprendizagem Autodirigida”, de Blake Boles .
Porque indico: “A aprendizagem autodirigida é uma ótima estratégia para criar jornadas de desenvolvimento ágeis e contínuas. Um aluno autodirigido assume a autoria do seu próprio processo de aprendizado para acelerar sua evolução pessoal e profissional”.
Para avançar para a próxima fase é só compartilhar essa news 😄 e nos vemos no mês que vem!
"No Contrafluxo" é a newsletter do iDEXO no LinkedIn. Nela você encontra os temas mais relevantes do universo de startups, inovação, empreendedorismo e tudo que interessa e inspira você que vive a nossa comunidade.
Gostou deste conteúdo? Então já sabe! Assine, compartilhe e recomende para um amigo.