Líder: 5 maneiras de lidar com a pressão
Você tem muitas atividades para fazer e pouco tempo para executar?
Você tem uma porção de e-mails esperando para serem lidos na sua caixa de entrada?
Você tem prazos apertados e várias demandas chegando na última hora?
Se essas situações soam familiar, saiba que você não está sozinho!
Nesse mundo agitado e conectado em que vivemos estamos sempre ocupados e muitas vezes parece que 24 horas por dia já não são mais suficientes para fazer tudo o que precisamos, não é?!
O que acontece é que junto com essa correria desenfreada vem a cobrança, o estresse e a pressão. E como você já deve saber, lidar com isso na maioria das vezes não é fácil e exige um alto grau de inteligência emocional, ainda mais quando se é Líder!
Por isso, os profissionais que sabem lidar bem com o estresse e a pressão saem na frente, acabam entregando muito mais, atingindo melhores resultados e, consequentemente, se destacando nas suas posições de liderança.
Mas afinal, como esses líderes fazem?
Por que elas parecem estar tão seguras em meio ao caos e conseguem realizar tanto?
Nesse artigo vou desvendar esse mistério e mostrar para você 5 formas de lidar com a pressão no trabalho e produzir muito mais:
1. Organize-se e defina prioridades
Logo no início do dia faça sua agenda incluindo todas as atividades que você precisa executar e estabeleça as prioridades. Deixe pequenas “janelas” de tempo livre para o caso de precisar apagar incêndios durante o dia.
Crie esse controle no trello, no celular, em algum app de gestão de tarefas, na agenda do e-mail… onde preferir. O lugar não importa, o importante é sempre ter seu dia organizado antes mesmo de chegar ao escritório e saber antecipadamente o que te espera!
Faça disso um hábito diário, saiba exatamente o que precisa ser feito e veja seus dias renderem muito mais.
2. Crie um Mindset positivo
Confiança e entusiasmo são dois antídotos poderosos contra a pressão no trabalho!
Recomendados pelo LinkedIn
Mesmo quando a situação está difícil e pesada busque usar palavras como: diversão, desafio, aprendizado e oportunidade.
Usando palavras positivas em seu discurso e buscando sentimentos poderosos para enfrentar situações difíceis você vai influenciar seus pensamentos, suas atitudes e até as pessoas ao seu redor.
3. Canalize sua ansiedade
Ninguém é de ferro, todo mundo sente ansiedade em algum momento, o que muda de uma pessoa para outra é a forma como elas tratam essa ansiedade.
Use a ansiedade a seu favor! O ideal é assim que perceber que está se sentindo ansioso já canalizar essa energia para se preparar melhor.
Quanto mais preparado você estiver, menos ansiedade vai sentir.
4. Oscile sua energia
Dica importantíssima para uma saúde física e mental!
Um grande segredo para evitar um excesso de estresse e aquela sensação de estafa mental é oscilar sua energia da cabeça para o resto do corpo.
Se você passa o dia todo pensando, planejando, absorvendo as informações das milhares de reuniões que teve, no final do dia precisa fazer alguma atividade física… se exercitar, mexer o corpo, suar dar um tempo pra cabeça.
Isso ajuda você a relaxar e dar um Ctrl + Alt + Del na sua cabeça que antes estava repleta de pensamentos e preocupações.
5. Não se antecipe às conclusões
Pessoas ansiosas são mais propensas a tirar conclusões precipitadas. Este instinto pode, por vezes, produzir resultados positivos, mas na maior parte das vezes tirar conclusões precipitadas pode ser um tiro no pé.
Surtar antecipadamente compromete a sua capacidade de pensar claramente, te faz agir por impulso, sofrer e ainda desperdiça seu tempo.
Pare e pense antes de entrar em pânico!
Mentora de Lideres | Mestre em Argumentação, Comunicação Corporativa e Escrita Persuasiva | Professora e Palestrante | Founder & CEO at Scritta Cursos
1 aPrecisa de ajuda para assumir a posição de líder na sua empresa? Vamos conversar!