LÍDER: Qual o segredo das equipes CRIATIVAS, MOTIVADAS E RESILIENTES?

LÍDER: Qual o segredo das equipes CRIATIVAS, MOTIVADAS E RESILIENTES?

Cada dia que passa mais líderes e gestores buscam formar equipes de alto desempenho que sejam capazes de contornar as instabilidades do mercado através da resiliência e criatividade, sem perder a motivação.

Mas, qual o segredo para conquistar um equipe assim?

Bom, basta levar primeiro em consideração o conceito de “equipe”: um grupo de pessoas unidas para alcançar um objetivo em comum. Ou seja, é preciso que em primeiro lugar sua equipe tenha a noção que lá estão todos juntos pela conquista de algo em comum e sintam a SEGURANÇA que o ambiente inserido é um ambiente de construção e não de disputa ou um jogo no qual em qualquer momento pode acontecer o “game over”.

Estudos mostram que segurança psicologica é uma das principais ferramentas para que um líder tenha uma equipe engajada e comprometida, com resultados altamente promissores. Isso acontece quando se instala a crença de que você não será punido se cometer algum erro, permitindo aí tomadas de atitudes de risco moderado mas que são cheias de criatividade e alto nível de comprometimento.

Quando a cultura de medo se instala em uma equipe, os cérebros envolvidos param de exercer suas atividades analíticas e resolutivas, passando a funcionar quase que instintivamente baseados no medo. Isso ocorre porque a amígdala (uma estrutura no cérebro responsável pelo sentimento de medo e de reação) é acionada constantemente, condicionando respostas de “luta ou fuga”, e a regra se torna AGIR PRIMEIRO E PENSAR DEPOIS.

Embora a função da amigdala possa nos defender nas situações cotidianas, quando relacionada ao trabalho, ela acaba limitando o pensando estratégico necessário para que uma equipe desenvolva seu papel.

A instalação de uma nova crença de segurança e confiança amplia as mentes e torna a equipe mais aberta, motivada, criativa e resiliente. Isso melhora o humor e, automaticamente, a capacidade de assumir riscos.

E como podemos aumentar a segurança psicológica de nossas equipes?

• Conheça sua equipe: Faça uma análise individual da sua equipe e pondere em que ponto específico seu colaborador já é "bom" e onde ainda pode melhorar. A partir dai divida tarefas respeitando as limitações de cada um. E proponha novos desafios para que ele possa ir melhorando onde foi necessário. Lembre-se, ninguém é perfeito ou nasce pronto.

• Seja presente. Ser presente e bem mais que algo físico. É deixar claro pra sua equipe que você está junto na conquista dos resultados e nos desafios que irão aparecer, podendo eles contar com você em qualquer dúvida ou dificuldade.

• Não banque o Super Herói: Quanto mais você tentar passar um ar de superioridade sobre seus colaboradores, mais distantes eles ficarão. Deixe clara sua posição de líder, mas não de força ou sabedoria absolutas. Peça opniões, sugestões. Deixe-os participar e sentirem que a opinião deles importa e acrescenta.

• Saiba dar um feedback. O feedback é a maneira mais generosa de ajudar um colaborador a crescer, e é assim que ele deve ser visto e utilizado. E não como uma forma de imposição de medo: "se você não melhorar nisso...". Feedback é momento de focar na melhoria e não na dificuldade.

"Ser feliz é condição, Vitória é consequência, Sucesso é realidade!"

Luciana Farias.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos