Uma pessoa problemática na equipe | @rildosan

Uma pessoa problemática na equipe | @rildosan

Um das questões mais comuns, quando lidamos com temas como liderança e performance de equipes, é "O que fazer quando uma pessoa da equipe perturba continuamente o resto do grupo?
Essa pessoa pode sempre assumir um ponto de vista contrário, decidir e votar contra as propostas que todos apoiam, não se comprometer com as metas assumidas pela equipe, ter sempre uma posição negativa ou pessimista sobre tudo, frequentemente não participar de reuniões e o mais grave: não concluir suas tarefas prejudicando toda a equipe.

A pergunta óbvia é "Por que vocês mantêm uma pessoa assim na equipe?
Existem pelo menos três boas respostas para esta questão:
1a. A pessoa pode ter conhecimentos que são imprescindíveis para equipe ter êxito na realização das tarefas. É um caso típico de dependência.
2a. A pessoa pode ter muito tempo de empresa, já atravessou diversos cenários difíceis e sobreviveu a diversos desafios, essa experiência é importante para equipe.
3a. A pessoa não gosta de trabalhar em equipe.

Em todos os casos é importante ressaltar que essa pessoa pode contribuir com a equipe, mas ela não tem habilidade suficiente para trabalhar em equipe.
A solução não é simples, pois temos que considerar que transferir ou demitir uma pessoa nem sempre é solução para o problema.
Pois, algumas pessoas problemáticas podem ser um ativo...neste caso vale a pena mante-la. Elas são aqueles irritantes grãos de areia, que no caso das ostras, de tempos em tempos produzem uma perola.
Essas pessoas às vezes são aquelas que provocam uma revisão em cenários otimistas, antes da execução de um projeto.

É claro que em outros casos essas pessoa devem ser liberadas, por exemplo, se líder estiver tentando desenvolver uma equipe e uma pessoa se recusa a se envolver no processo, pode ser necessário utilizar algum método para retirar essa pessoa, como transferência; uma nova atribuição; definir responsabilidade especial; designar uma participação limitada; e em último caso a demissão.

Todas essas sugestões são úteis quando uma pessoa representa um enorme obstáculo para a equipe. Mas, não existe uma receita de bolo ou formula mágica, ou seja, o que funcionou uma vez com uma determinada pessoa pode não funcionar com outra, ou seja, é uma situação é difícil.

Por isso é necessário tomar cuidado, para diferenciar uma pessoa realmente problemática de alguém  que tenha pontos de vistas diferentes e cujas as perspectivas diferentes devem ser levada em consideração, com a possibilidade de elevar a produtividade ou melhorar o desempenho da equipe.
As equipes, às vezes, assumem uma postura coesiva demais e acabam isolando as pessoas que são percebidas como diferente. Como resultado a equipe pode negligenciar as ideias inovadoras de uma pessoa que pensa de forma diferente.

Contudo, a razão mais provável para o fracasso para lidar com pessoas problemáticas, é a incapacidade do líder e também da equipe de confrontar abertamente a situação. O líder e os membros da equipe devem aprender como enfrentar este problema, mesmo que para isso eles contem com ajuda interna ou ajuda externa, uma pessoa mais experiente ou consultor pode auxiliar.

Ao longo tempo, observamos que as equipes que lidam abertamente com as pessoas problemáticas para solucionar o a situação, conseguem um melhor desempenho melhor do que as demais.

Viviane Hérica Silva Vieira, CBPP®

Facilitação| Líderança| Inovação| Gestão | Criatividade | Empreendedorismo | Tecnologia| Gamificação | Palestras | Workshops | Conselho Executivo

9 a

Excelente : essa parte do texto que retrata a percepção de um outro olhar. Interessante: Por isso é necessário tomar cuidado, para diferenciar uma pessoa realmente problemática de alguém que tenha pontos de vistas diferentes e cujas as perspectivas diferentes devem ser levada em consideração, com a possibilidade de elevar a produtividade ou melhorar o desempenho da equipe. As equipes, às vezes, assumem uma postura coesiva demais e acabam isolando as pessoas que são percebidas como diferente. Como resultado a equipe pode negligenciar as ideias inovadoras de uma pessoa que pensa de forma diferente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos