Líder: Você delega ou "delarga"

Líder: Você delega ou "delarga"

Parece óbvio o tema que escolhi abordar hoje, mas saibam que o óbvio não existe e muitos líderes subentendem que seus colaboradores já conhecem tudo e, então, podem delegar as "responsabilidades" para qualquer pessoa da equipe. Grande equívoco!

Primeiro, o Líder delega a atividade. A responsabilidade continua sendo dele.

Para delegar, a liderança precisa conhecer bem sua equipe, saber as competências, experiências para atribuir uma atividade de forma adequada e sabendo que a pessoa terá condições de fazer a entrega conforme o solicitado.

Para delegar, é necessário treinar, orientar, passar todas as informações para que a ação seja realizada com segurança. O líder precisa, sim, ensinar o colaborador, mesmo sendo experiente, é fundamental ser bem claro a respeito das expectativas em relação ao trabalho, ou seja, dizer o objetivo a ser atingido, as pessoas envolvidas, a estrutura necessária, negociar o prazo de entrega, os caminhos a serem percorridos para facilitar o processo, ter o cuidado para verificar se a pessoa está confortável para realizar o trabalho, a fim de acalmar e demonstrar apoio e proximidade ao longo da execução.

É de extrema importância que a liderança acompanhe a jornada da execução do trabalho!

O grande erro do Líder é delegar e "abandonar" o liderado, achando que ele sabe tudo. Não, não e não! Isto é delargar. O famoso "se vira". O líder preparado ensina, orienta e acompanha a trajetória. Isto gera confiança na equipe porque sabe que se houver qualquer necessidade, o líder está próximo e aberto para contribuir, seja técnica e/ou emocionalmente.

O ato de delegar é importante para que o líder tenha tempo para dedicar-se a outras ações que exigem mais dele, contribui para que ele possa ser mais estratégico e menos centralizador/burocrático.

Por outro lado, reconhece e valoriza seu time dando-lhes atribuições, desafios que contribuírem para o desenvolvimento do time.

Vejam algumas dicas para você delegar de forma assertiva:

  • Treine seu time!
  • Diga com clareza o que deseja da atividade, o objetivo a ser atingido.
  • Confie em seu time! Uma vez delegada a atividade, permita que seu liderado a realize. Acompanhe sim, mas sem ficar em cima do colaborador.
  • Dê feedback frequente para seu liderado. Lembre-se que o elogio é importante quando a ação está sendo realizada com excelência. Pontue, se necessário, os pontos a serem melhorados. Isto dá norte para o time.

O que achou da abordagem desta semana? Contribuiu com o seu exercício cotidiano da liderança? Espero que sim!

Deixe seus comentários e vamos compartilhar informações a respeito da temática de hoje!

Até a próxima semana!

Bruno Andrade

Bibliotecário l Especialista em Educação l Especialista em Gestão Escolar l Procurador Institucional l Especialista em Liderança e Desenvolvimento de Equipes l Educação Inclusiva e Tecnológica

1 a

Anotei todas as dicas!

Elena Martinis

Diretora Executiva Incubadora de Negócios Inovadores & Impacto Socioambiental. Mentora Startups e Economia Criativa. Mentora Certificado Internacional. Curadora em Certificação de Mentores. Palestrante. Investidora Anjo.

1 a

Muito interessante seu texto. Recentemente fiz uma atividade voluntária pro-bono, de montagem de uma série de cursos, e me senti exatamente como você fala: "delargaram"o trabalho praticamente sem apoio! Então, essas questões a meu ver se aplicam a diversas atividades na nossa vida. Obrigada pelo excelente texto!

Aylane Rodrigues

Gente, Cultura e Gestão de RH | Consultoria em Diversidade Etária (50+) | Desenvolvimento de talentos | Liderança

1 a

Ótimas dicas para os líderes iniciantes e para os que ainda não aplicam essa regra básica.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Verônica Maranhão

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos