Líderes de visão. Equipes que produzem mais, em menos tempo, pelo menor custo. Sucesso.
Cirque du Soleil
“As pessoas não são contratadas pelo que são, mas pelo que podem vir a ser. A transformação é o segredo.”
Nada Menos que a Magia
Para o Cirque Du Soleil, as audições são uma espécie de caça ao tesouro, porque nunca se sabe que tipo de talento poderá ser encontrado. Aparecem artistas de todas as formas e tamanhos: altos, magros e ágeis; baixos, fortes e musculosos. A mistura é sempre eclética, sempre multi-nacional.
Sucesso
O sucesso do Cirque Du Soleil, entretanto, não se baseia na criatividade desenfreada. A equipe diversificada proporciona uma riqueza de ideias criativas na fase do desenvolvimento inicial, mas depois tudo tem a ver com a disciplina e muito trabalho. Entre a concepção e o palco, cada produção consome alguns anos.
Ká – exibido no MGM Grand em Las Vegas – Levou quatro anos e custou 165 milhões de dólares entre a concepção, elenco, projeto e produção.
Em primeiro lugar, cria-se o tema. Às vezes ele surge dos próprios membros da equipe; às vezes é sugerido pelo próprio Laliberté. Para Ká, Laliberté instruiu seu criador, Robert Lepage, a construir uma história épica que incluísse artes marciais - de uma forma que nenhum outro espetáculo do Cirque já tivesse explorado.
No Cirque, tudo tem a ver com a espontaneidade, criatividade, imaginação e capacidade de arriscar – nem sempre qualidades associadas com os atletas olímpicos. Muitos ginastas, atletas e dançarinos recrutados para o Cirque vêm de ambientes competitivos, em que se dá importância à excelência individual em vez do trabalho em equipe.
Treinamento
Antes de subirem ao palco, os artistas devem concluir um intenso programa de imersão e treinamento de vários estágios para aperfeiçoar suas acrobacias, seu desempenho artístico e - extremamente importante – suas habilidades em grupo.
Resultado
Mais de 90 milhões de espectadores ao redor do mundo, já viram um espetáculo do Cirque – em 2008, foram 733 milhões de dólares em vendas. Em uma pesquisa sobre as marcas de maior impacto Global, o Cirque ficou em 22º lugar – à frente do McDonald´s, da Microsofty da Disney. Suas produções brincaram com a imaginação de crianças e adultos no Japão, no Brasil, no Canadá, na China, nos Estados Unidos, na Espanha, na Rússia, no México e em Dubai. A música ao vivo, os figurinos, o astral e o visual são usados para transcender fronteiras físicas e barreiras linguísticas, e transportar o público para outro mundo.
Por meio da criatividade e da visão da equipe de produção, e por meio da graça, da força e da flexibilidade das pessoas no palco, o Cirque continua a encantar o público todas as noites.
Podemos aprender com tudo isso várias lições.
O Trabalho em Equipe é um dos segredos. Todos os profissionais são valorizados e o objetivo do treinamento visa a capacitação por meio da transformação que leva ao aperfeiçoamento, a superação.
Vejamos:
1-A equipe diversificada proporciona uma riqueza de ideias criativas na fase do desenvolvimento inicial;
2-Em primeiro lugar , cria-se o tema. Às vezes ele surge dos próprios membros da equipe;
3-No Cirque, tudo tem a ver com a espontaneidade, criatividade, imaginação e capacidade de arriscar – nem sempre qualidades associadas com os atletas olímpicos. Muitos ginastas, atletas e dançarinos recrutados para o Cirque vêm de ambientes competitivos, em que se dá importância à excelência individual em vez do trabalho em equipe;
4-Treinamento: Antes de subirem ao palco, os artistas devem concluir um intenso programa de imersão e treinamento de vários estágios para aperfeiçoar suas acrobacias, seu desempenho artístico e - extremamente importante – suas habilidades em grupo
Líderes, encarregados, gerentes, acionistas, empresários que não sabem ouvir sua equipe, inibem ideias criativas, a espontaneidade, a capacidade de arriscar de seus associados e cooperadores, tendem a ser egoístas, egocêntricos e são possuidores de um exagerado senso de “sucesso”.
Cobram resultados sem dar o devido treinamento. Seu Treinamento não visa a capacitação do profissional e por sua vez da equipe. Mas uma série de esforços repetitivos que oprimem sua equipe impedindo que sua criatividade e qualidades sejam transformadas e aperfeiçoadas. Transformam o mundo corporativo em um Ring ou uma Pista de Corrida onde a individualidade predomina.
A tendência é que o ciclo de saída e entrada de profissionais, em um curto espaço de tempo da Empresa seja constante. O que atrapalha a evolução de toda equipe e do trabalho em si. No mundo atual aonde a tecnologia, a informação e o próprio conhecimento em si, são transmitidos em questão de segundos. Não basta ter uma liderança baseada em um Currículo de Faculdade.
É necessário que o profissional esteja atento a todas estas virtudes comentadas anteriormente. O Líder que não entender e não se adequar a esta tendência segue rumo ao fracasso, levando com ele a própria empresa.
Lembrando que o trabalho em equipe, não tem lugar para egos inflados, e vozes gritantes. O volume da sua voz não garante a transmissão do conhecimento. A atitude certa vai falar mais que suas palavras, quando ela não for tomada de rispidez , arrogância e desrespeito.
Valorize o trabalho em equipe, não com pressões e atitudes que incentivam a individualidade. Mas tornando o ambiente corporativo prazeroso, harmonioso e rentável.
“As pessoas não são contratadas pelo que são, mas pelo que podem vir a ser. A transformação é o segredo.”
Você Líder quer um Trabalho de Equipe de Sucesso? Comece a mudança por você e pare de observar apenas as cifras e seu Status quo. Pode ser questão de tempo para que nenhum deles exista mais, no mundo Globalizado e do Conhecimento. Em constante evolução.
Parte deste texto é uma compilação dos autores de As One - Mehrdad Baghai e James Quilgley.
_________________________________________________________________________
Silvio Leandro - Analista de Marketing Digital | Webmaster | Profissional de Marketing em Mecanismos de Pesquisa (SEM) | Google Ads | Inbound Marketing | Google Analytics| Editor Autorizado Google Adsense | Desenvolvimento, otimização e gerenciamento de campanhas para mídias sociais | Pesquisa de Marketing | Gestor de Projetos de Marketing Digital para o Varejo .
Profissional com 20 anos de experiência no Segmento de Auto Peças e 25 de varejo. Criador do projeto piloto, Oficina do Engate, para Auto Centers e projetos de Marketing Digital para empresas de Auto Peças e de Revenda de Produtos Elétricos para Indústrias e do lar. Fundador do Projeto Pioloto, Imnetworking Intuitive Memory, consultoria em recursos humanos.