LEAN SOFTWARE UMA ABORDAGEM ÁGIL PARA DESENVOLVEDORES
Lean Software é uma ramificação da Filosofia Lean que ajuda as equipes de desenvolvimento de software a se concentrarem em entregar os valores mais importantes para os clientes, ao mesmo tempo em que remove do processo qualquer coisa que possa desperdiçar tempo e recursos.
O principal objetivo é a eliminação de quaisquer desperdícios do processo produtivo conforme foi inicialmente concebido pela montadora Toyota. Qualquer coisa que não afete o valor e a entrega do produto final é simplesmente eliminado do processo geral.
Nos primeiros anos dos anos 2000, a indústria de software adotou essas práticas graças ao livro de Tom e Mary Poppendieck, “Implementing Lean Software Development”.
Desde 2015, essa Filosofia vem sendo usada com mais frequência por inúmeras organizações de desenvolvimento de software como um processo de desenvolvimento de novos produtos para fornecer rapidamente novos produtos e recursos e melhorar e otimizar produtos e processos existentes.
COMPARANDO LEAN SOFTWARE DEVELOPMENT COM A LEAN MANUFACTURING
O cerne por trás da abordagem Lean, tanto para manufatura quanto para desenvolvimento de software, é o mesmo, isto é, a otimização abrangente objetivando a eliminação de desperdícios e a entrega mais ágil do produto, e, obviamente, sem deixar de lado a qualidade do produto – embora a implementação da abordagem nessas duas indústrias seja bem diferente.
Ao entregar uma unidade de estoque específica, um fabricante sabe muito sobre o futuro produto. O conceito principal do produto final não muda durante a produção, e um fabricante se concentra principalmente em otimizar o processo de produção.
No mundo do desenvolvimento de software, um incremento desenvolvido parece um monte de decisões invalidadas que a equipe precisa verificar cada vez.
OS SETE PRINCIPIOS
O Desenvolvimento de Software Enxuto é pautado em sete princípios. Cada um destes princípios imperativamente devem ser observados o tempo todo.
Os princípios Lean tiveram origem na manufatura para otimizar o sistema e o processo de produção para reduzir o desperdício e aumentar o valor para o cliente. Lean é uma Filosofia focada em maximizar a entrega de valor, eliminar desperdícios e melhorar continuamente processos e pessoas. Após a constatação do sucesso nas fábricas, seus princípios foram adaptados para o segmento de Desenvolvimento de Software. A seguir, elencamos os sete princípios-chave do Desenvolvimento de Software Lean:
1️⃣ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS
O primeiro de todos os princípios chave é a eliminação de desperdícios, que é definido como a remoção de qualquer coisa que não agregue valor ao nosso processo de desenvolvimento e/ou ao produto final. Existem sete tipos de desperdício identificados pelo Lean Software Development:
E COMO PODEMOS ELIMINAR OS DESPERDÍCIOS?
É imperativo que evitemos ao máximo elaborar planos detalhados com antecedência. É necessário adiar o planejamento até o último momento possível. Grande parte dos detalhes vão acabar se tornando obsoletos com o tempo, principalmente quando recebemos novas informações acerca de determinado assunto. É muito mais produtivo planejar incrementos de software valiosos mínimos, associando esses incrementos aos nossos planos de lançamento e analisando os resultados. É de suma importância medir o sucesso de cada lançamento e ajustar o que foi planejado com base nos resultados obtidos.
Planejar o “sistema ideal” é utopia! Projetar o conjunto mínimo de recursos que gerará receita e a arquitetura adaptável a mudanças futuras é o mais adequado e sensato.
Quer uma dica de ouro para evitar de verdade os desperdícios? Então evite defeitos desde o início do desenvolvimento. Devemos evitar a necessidade (e a compulsão) de criar conjuntos de testes complexos para encontrar todos os tipos possíveis e imagináveis de bugs.
É extremamente importante reservar períodos dedicados para focar em apenas um contexto. Ao alterarmos entre tarefas em um projeto, temos o desperdício do custo de alternância, que é vinte por cento do tempo da tarefa. Por exemplo, para recuperar o foco após uma distração ou alternância em uma atividade que demora 2 horas, precisaremos de 40 minutos para recuperar por completo o raciocínio e o contexto. Para eliminar o desperdício causado pela alternância de tarefas, devemos planejar as atividades de forma a permitir tempo suficiente para mergulhar profundamente em um determinado contexto sem quaisquer distrações.
O exercício contínuo da comunicação com outros especialistas para compartilhar conhecimento ou planejar atividades gerais é fundamental. Por exemplo, um PdM (Plano de Mudanças) pode definir o escopo do recurso junto com os desenvolvedores ou, em vez de uma grande transferência, fazê-lo com mais frequência e em porções menores.
Sabe aquele trabalho extra que não pode ser concluído? Esquece! Por exemplo, devemos fugir das reuniões que não produzirão resultados porque ninguém está pronto para agir ainda. Não devemos em hipótese alguma criar uma feature enorme se suspeitarmos que não teremos recursos suficientes para implementar tudo o que foi descrito.
2️⃣DESENVOLVIMENTO COM O MÁXIMO DE QUALIDADE POSSÍVEL
A adoção de uma gestão de qualidade eficaz desde o início do processo garante que os altos padrões sejam mantidos durante todo o desenvolvimento. Obter feedback constante dos nossos clientes ajuda a garantir que atendamos às expectativas de qualidade deles.
E COMO É POSSÍVEL DESENVOLVER COM QUALIDADE
Refatorar de forma o código de forma sensata regularmente para manter ele claro e estruturado. Frequentemente (mas não é via de regra!), menos código é a chave para manter a simplicidade e a legibilidade. A prática de Programação em Pares é ótima! Ao escrever código em conjunto, os desenvolvedores podem adotar soluções mais eficazes e criar código de maior qualidade desde o início.
É imperativo considerar a qualidade ao tomar decisões. Os bugs mais caros são aqueles encontrados mais tarde no ciclo de desenvolvimento. É muito melhor minimizar o custo introduzindo testes de unidade de baixo nível e, depois subir na pirâmide de testes e implementar testes funcionais para avaliar os incrementos de software em relação aos objetivos de negócios.
A automatização do teste de interface do usuário é item obrigatório para todas as refatorações, pois os testes com falha avisarão imediatamente sobre o impacto negativo das alterações introduzidas.
Por fim, não menos importante, não devemos em hipótese alguma tratar as revisões de código como uma verificação de qualidade. Devemos utilizar um processo de revisão de código para garantir que o código adicionado siga as práticas recomendadas, como simplicidade, padrões de design corretos e adaptabilidade.
3️⃣DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO
A programação enxuta também aprimora o espírito de equipe, bem como a união e automatiza processos de trabalho repetitivos. Desta forma, economizamos o tempo dos desenvolvedores para disseminar suas experiências uns aos outros.
A Filosofia de desenvolvimento de software Lean concentra-se na qualidade desde o primeiro instante. Como resultado, as equipes podem criar excelentes aplicativos que durarão anos. Isso significa que seus clientes tendem a ser afetados por praticamente nenhum bug ou erro.
Ela ainda oferece excelentes ferramentas para os Gestores planejarem o fluxo de trabalho da equipe. A capacidade de cada pessoa é considerada, para que os desenvolvedores não fiquem sobrecarregados com excesso de tarefas.
4️⃣ENTREGAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
A Filosofia Lean Software quando adotada corretamente é ágil. Permite economizar meses evitando coisas que não são críticas, focando apenas no essencial.
As organizações podem realizar várias etapas simultaneamente. Portanto, não há necessidade de perder tempo com longos preparativos ou avaliações intermediárias. Isso acelerará o processo se todos os membros da equipe trabalharem juntos.
Outro ponto de suma importância a ser ressaltado é que ela também é leve, desta forma, qualquer projeto terá um pontapé inicial com ela. Sendo assim, é possível entregar o produto mínimo viável (MVP) em um estágio inicial, enquanto a necessidade de desenvolvimento ainda está sendo analisada.
Recomendados pelo LinkedIn
O desenvolvimento de software enxuto algumas vezes pode ser contraindicado para o negócio, pois pode significar que o produto não terá todos os seus recursos essenciais implementados. Portanto, a adoção para projetos em que um MVP é suficiente não é adequado.
5️⃣RESPEITAR AS PESSOAS
É imperativo levar em consideração que as pessoas são mais importantes que as ferramentas. A equipe não deve ser microgerenciada em qualquer hipótese, nem deve haver nenhum controle rígido sobre o indivíduo do fluxo de trabalho. É fundamental que o trabalho seja puxado e não empurrado. É mais adequado confiar nos desenvolvedores e eles aprenderem com seus próprios erros.
O Lean Software incentiva uma excelente comunicação dentro da equipe, então a opinião de cada membro pode influenciar significativamente o resultado final. Tem grande potencial para formação de equipes. Aqui todos os membros estão envolvidos no planejamento do fluxo de trabalho e na decisão das próximas etapas de desenvolvimento.
Dessa forma, os DEVs podem se conhecer melhor e trabalhar com mais eficiência.
O desenvolvimento enxuto é mais exigente para a motivação da equipe, pois os engenheiros devem ser deixados sozinhos para trabalhar com as ferramentas que quiserem.
6️⃣OTIMIZAR O TODO
A otimização do fluxo de valor completo é indispensável! A Filosofia Lean é extremamente flexível e permite otimizar vários processos. No caso do desenvolvimento de software, abrange desde a comunicação com as partes interessadas até o gerenciamento de projetos e a melhoria da qualidade do código. Ela também encoraja o teste tantas vezes quanto possível – desde testes de unidade dentro de um aplicativo até testes de ponta a ponta responsáveis por verificar o trabalho de um aplicativo inteiro como um todo.
Podemos concluir que a Filosofia Lean pode ser adotada a qualquer nicho de negócio, pois não é seguida de forma escravagista. Suas medidas podem variar dependendo dos requisitos de cada projeto.
O Lean faz com que os desenvolvedores vejam seu trabalho de maneira diferente, doutrinando-os a considerar todos os possíveis riscos e problemas durante o desenvolvimento. Ao fazer isso, a Filosofia Lean torna o software mais confiável e sustentável a longo prazo.
7️⃣ADIAR COMPROMISSO
podemos mitigar o custo da mudança tomando decisões no último minuto. Adiar as decisões até o último momento possível permite a coleta de mais dados e informações para que sejamos capazes de tomar as decisões mais informadas possíveis.
E COMO ADIAR O COMPROMISSO?
Não imponha decisões imutáveis – torne-as reversíveis. Determine se existem vários caminhos potenciais a seguir e torne possível mudar para outro, se necessário.
As decisões que não podem ser revertidas devem ser adiadas para a última data e hora possível. Não devemos em hipótese alguma nos apressarmos, obtendo o máximo de conhecimento possível para evitar alterações dispendiosas e demoradas. Ou seja, nada colocar “a carroça na frente dos burros”!
Devemos fugir dos designs e códigos difíceis de modificar. Ao manter nosso produto flexível, é mais fácil adaptá-lo às necessidades do mercado. Escolher a arquitetura modular quando possível é uma boa pedida. A arquitetura modular não é tão rígida quanto a monolítica e pode nos auxiliar na realização de mudanças rápidas.
Vamos imaginar, por exemplo, que não sabemos ainda onde fornecer opções extras de personalização para nossos clientes, como escolher o formato de data/hora, o primeiro dia da semana e sistemas métricos/imperiais. Possuímos alguns dados que mostram a demanda dos clientes por isso, mas a equipe de desenvolvimento diz que é um esforço extra. A melhor opção seria não tomar a decisão imediatamente. O mais adequado é liberar o aplicativo ou incrementar com um mínimo de recursos e, em seguida, monitorar o quão é valioso a demanda por personalização extra.
QUAIS SÃO OS PONTOS FORTES DO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ENXUTO?
O Lean Software possui inúmeros pontos fortes. Seríamos capazes de produzir um rol bem extenso mesmo. Todavia, vamos elencar abaixo os 5 principais pontos fortes do desenvolvimento de software enxuto:
🎯O principal é que o Lean Software é leve e ágil, focando no essencial de um projeto. Sendo assim, elimina tudo o que não interfira diretamente no resultado final do trabalho. Isso significa que todas as reuniões e documentações desnecessárias são descartadas – o que pode reduzir significativamente o tempo e os recursos necessários para uma atividade específica.
🎯O segundo, é que o Lean Software também contribui para uma excelente comunicação dentro da equipe, então a opinião de cada membro pode influenciar significativamente o resultado final. E como os DEVs podem se conhecer melhor e trabalhar juntos com mais eficiência, esse processo pode se tornar uma ótima experiência de formação de equipes.
🎯Em terceiro lugar, o Lean Software encoraja o teste com a maior frequência possível – desde testes de unidade dentro de um aplicativo até testes de ponta a ponta responsáveis por verificar o trabalho de um aplicativo inteiro. Sendo assim, as abordagens enxutas tornam o software mais confiável e sustentável a longo prazo.
🎯Em quarto lugar, a possibilidade de termos todos os membros da equipe envolvidos no planejamento do fluxo de trabalho e na decisão das próximas etapas de desenvolvimento torna mais fácil para os DEVs se conhecerem melhor. É mais uma excelente experiência de formação de times, onde desta forma podem trabalhar em conjunto de forma mais eficiente.
🎯Em quinto lugar, mas não menos importante, a filosofia Lean é muito flexível, permite a otimização de vários processos – desde a comunicação com as partes interessadas até a gestão de projetos e melhoria da qualidade do código.
E QUAIS PONTOS DEVEMOS TER UMA ATENÇÃO ESPECIAL?
⚠️A Filosofia Lean Software exige que todos os membros da equipe estejam realmente envolvidos no projeto, o que pode ser um desafio caso os membros da equipe sejam contratados ou demitidos a qualquer momento. Frequentemente ela requer um alto nível de educação para que suas ferramentas e práticas sejam usadas da forma mais adequada para que tenham resultados eficazes. Se um membro não tiver esse conhecimento, pode retardar todo o processo. Portanto, a Filosofia Lean Software é usualmente adotada em grandes organizações.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O desenvolvimento de software é um processo complicado que pode ser facilitado com os princípios enxutos. Assim, as equipes podem utilizar melhor os recursos e oferecer maior qualidade aos clientes.
O Lean Software pode ser adotado com com o framework e métodos da preferência de cada organização. Ele é complementar ao Scrum, ao Kanban, ao OKR, ao SAF-e, etc.
As organizações que adotam a Filosofia Lean Software devem lembrar que seu foco principal é agilizar o processo de desenvolvimento de software, removendo atividades que não agregam valor.
Reuniões não essenciais e requisitos de vários níveis para aprovações apenas atrasam o processo, forçando as equipes a perder a motivação e ficar ociosas em vez de trabalhar para terminar a iteração atual.
O “pulo do gato” para o desenvolvimento de software Lean é, indiscutivelmente, construir uma equipe experiente e competente e que seja absolutamente confiável. Cada integrante necessitará ter muito mais autonomia do que com outros métodos de desenvolvimento para que essa abordagem funcione da forma mais adequada possível.
Além disso, o Lean Software satisfaz as necessidades dos clientes, garantindo que eles estejam envolvidos no projeto do início ao fim. Desta forma, não há incertezas ou surpresas no final. Mas, tenhamos sempre em mente que a implantação de tal abordagem requer eficiência e experiência.
Ficou com alguma dúvida, entre em contato.