Leituras de janeiro comentadas
Ilustração: Cauê Madeira

Leituras de janeiro comentadas

Uma das minhas metas pessoais para 2020 é ler um livro por semana. Depois de um 2018 bom (29 livros lidos) e um 2019 muito ruim (2 livros lidos), tomei pra mim esse desafio, como se já não tivesse sarna o suficiente para me coçar, não é mesmo?

Mas tem sido legal. Claro, espero poder dizer a mesma coisa lá pra outubro. Para dizer a verdade e não pegar tão pesado comigo mesmo, a meta é ler 3 livros por mês. O sonho é ler um por semana. Pro primeiro mês deu certo. Então segue minha lista e o comentário sobre cada um.

Fiz um test-drive lendo dois livros de ficção em dezembro (Solaris e Matadouro-Cinco) e me aventurei na não-ficção. É que uma outra coisa que não contei sobre a meta é que esses livros deveriam ser, necessariamente, livros de negócio ou livros técnicos. Claro, com algumas regras: nada que parecesse auto-ajuda corporativa, empreendedorismo de palco, tosqueira motivacional ou biografia.

De cara, admito, já burlei a regra duas vezes, porque meio que acabei lendo um livro de auto-ajuda e uma biografia. Risos. MAS EU PROMETO QUE NO FUTURO ISSO NÃO VAI ACONTECER.

Ah, também evito qualquer baboseira que se diga cósmica ou quântica (a não ser que de fato seja sobre isso, e não sobre reprogramação de DNA e charlatanismos afins) ou livros com palavrão – não que eu seja puritano ou conservador, mas tenho bode dessa onda de livros com f*da na capa só pra chamar atenção ou livro clickbait com títulos engraçadinhos tipo "tudo que você precisa saber sobre ____".

Sem mais delongas, vamos aos livros.

Ah, e se por acaso você tem um livro incrível pra me recomendar, comenta aí!

Pronto, agora as delongas acabaram de verdade.

Leitura 1: Factfulness – O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em dados

Me perdoem, eu sei que vocês não aguentam mais me ver falar sobre esse livro, que eu já escrevi um artigo aqui no LinkedIn sobre ele e que eu recomendo a leitura para todo mundo que pede ou que não me pede uma sugestão. Mas é um livro fantástico e merece estar na sua cabeceira, independente da indústria em que você trabalha. A obra é uma verdadeira ferramenta de combate à desinformação e à interpretação superdramática de histórias, possibilitando uma leitura menos enviesada e mais estruturada para os dados. 

Nota 5/5 - Incrível

Leitura 2: Hit Makers - Como nascem as tendências

Fiquei até receoso de estar muito impressionável quando comecei a ler este livro e me toquei que tinha em mãos mais uma obra que poderia ficar pra sempre na cabeceira. E eu dei sorte mesmo, porque o trabalho do autor Derek Thompson aqui é fantástico. Ele disseca os fatores que levam as coisas – músicas, aplicativos, empresas, filmes, produtos – a se tornarem hits. É uma investigação sobre sucesso, sobre "bom gosto", mas sobretudo uma análise minuciosa sobre a mais valiosa moeda deste século: nossa atenção. E se você trabalha com comunicação, há muitos paralelos sobre nosso trabalho. Pretendo escrever sobre este livro em breve.

Nota 5/5 - Incrível

Leitura 3: Always eat left-handed

Esse livro, devo admitir, vai contra minhas premissas básicas, pois é basicamente um livro de auto-ajuda. Mas eu relevei por dois motivos: o primeiro é que este é um livro de opiniões e experiências pessoas do autor, ele não se propõe a ser um guru de ninguém. Segundo, porque tive a oportunidade conhecer Rohit Bhargava pessoalmente em 2018. Na ocasião, fui presenteado com 2 livros dele. O primeiro é um report de tendências que ele publica todos os anos e é muito legal – aliás, o do último ano está na minha lista de leitura para 2020 – e o segundo foi justamente esse livro. Always eat left-handed é um conjunto de dicas não-convencionais para ser mais criativo e ver as coisas por outro ângulo. É divertido, a leitura é fácil, mas não é nada que vá mudar sua vida.

Nota 2/5 - Regular

Leitura 4: Tim Cook – O gênio que mudou o futuro da Apple

Olha eu abrindo exceção mais uma vez. Como disse, quero evitar biografias, mas eu gosto de ler sobre a Apple, tenho certa curiosidade pela gestão do Tim Cook e ganhei esse livro de presente. E olha, é legal. Trata-se de um belo dossiê da trajetória do CEO com um bom enfoque em suas diferenças em relação a seu predecessor Steve Jobs. O autor disseca ações importantes de Cook à frente da empresa, sobretudo com relação à sua capacidade de gestão operacional e frentes anteriormente marginalizadas por Jobs, como diversidade, sustentabilidade e até mesmo direitos humanos. Mas a parcialidade do autor me irritou um pouco. Fã assumido da marca, ele passa o livro todo tentando nos convencer ostensivamente que Cook é um gênio capaz de transformar tudo o que toca em ouro.

Nota 3/5 - Bom

Leitura 5: O fuzzy e o techie – Por que as ciências humanas vão dominar o mundo digital

Comprei este livro em 2017 e ainda não tinha parado pra ler, mas achei bem legal. O autor Scott Hartley abre uma discussão sobre o futuro da tecnologia, sugerindo que as ciências humanas serão cada vez mais fundamentais para o desenvolvimento tecnológico. Em um momento em que se discute o futuro do trabalho e a automatização das profissionais, esquecemos de levar em consideração aspectos que serão mais difíceis de serem absorvidos e aprendidos pelos robôs: imprecisão, imprevisibilidade, subjetividade. Como responderemos a questões que envolvem escolhas, desejos, necessidades e sentimentos humanos quando lidamos com tecnologia? Vale a leitura.

Nota 4/5 - Ótimo

Por enquanto é isso. Já estou finalizando o primeiro de fevereiro. Quem sabe faço mais um desses no comecinho do mês que vem. E digo mais uma vez: se tiver alguma recomendação para fazer, não se acanhe e comenta aí.

Renato Carbone

Loyalty Strategist | Gamification Expert | Content Creator | Speaker | Helping Brands Build Lasting Customer Relationships

4 a

Eu recomendaria 1 para te abrir para um outro lado do mundo: reality is broken

Fabiana Nunes (ela / dela)

Comunicação, Sustentabilidade, Diversidade e Engajamento de Stakeholders

4 a

Muito bom Cauê. Faltou contar o segredo: como é possível ler um livro por semana?. Eu só consigo durante as férias na praia.

Ivelise Cardoso

Senior Communications Executive | Press & Public Relations | Branding | Reputation | Crises & Issues Management

4 a

Após passar quase 2 anos com leituras dedicadas exclusivamente a minha pesquisa do Mestrado, a meta para 2020 é diversidade de temas. Vlw pelas dicas! ;-)

Obrigado pelas dicas e pela inspiração, Cauê! Também estou tentando retornar o ritmo de leitura este ano (embora não com tanta ousadia quando o seu desafio haha). Abração!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos