Ele finalmente está entre nós! O que esperar do Nintendo Switch?
O que mais me chamou a atenção no anúncio do Nintendo Switch nesta manhã foram as pessoas escolhidas para protagonizar o teaser. Não há crianças, não há famílias, não há velhinhos.
O Wii e o Wii U tinham essa abordagem universal, de ser o console "light", almejando todos os públicos, e não deu exatamente certo.
O Switch vem com uma pegada jovem, voltado para diversão, mas também para o hardcore (veja a referência a e-sports no vídeo), grupos de amigos, mas acima de tudo mobilidade. Jogue onde quiser, jogue como quiser, sozinho ou em grupo. Faça do seu jeito.
Me parece ter um foco grande em entretenimento também, mas eu gostaria de entender como seria o sistema para ver filmes, séries, ouvir música, porque a Nintendo nunca conseguiu acertar esses "extras" muito bem. Vai ter Netflix? E Spotify? Porque se não tiver, eu mesmo só vou usar para jogar. Se a Nintendo quiser que a versão portátil de seu novo console seja relevante, precisa pensar na utilização do dia a dia, do contrário ninguém vai querer sair por aí com esse "tablet"
E o Nintendo DS, vai sair de linha? Para mim, faz sentido. Os consoles portáteis praticamente morreram depois que os smartphones passaram a entregar bons jogos, então a capacidade do hardware vai ser importante pro Switch. Mas mais importante vai ser a variedade de jogos.
Por fim, curioso ver como a Nintendo sempre procura nadar contra a maré. Enquanto todos buscam mergulhar no VR (que, confesso, pouco me empolga), eles investem em mobilidade.
O que eu realmente espero é que eles não deixem de migrar as franquias mais famosas para outras plataformas, como fizeram com Pokémon e agora Mário, ambos com versões para smartphone. Quero muito ver Zelda, Metroid e Starfox disponíveis também. São marcar queridas que não merecem ficar relegadas apenas à exclusividade dos consoles de sua criadora. Ouso dizer que são marcas com vida própria, independentes da Nintendo.
E claro, que não esqueçam justamente esse jogador casual, portanto aguardo portabilidade de todos esses títulos de smartphone também no Switch.
Admito: quero. Mas apenas porque torço muito pela Nintendo, então não sei dizer se é só fanboyzice. Só sei que vou ter um.
Assiste aí.
Head de Comunicação Externa na Vale
8 aBoa, doc, sempre um texto relevante
Disponível para aulas de desenho/arte e acompanhamento on line e presencial, para escolas também.
8 ao que mais me chamou a atenção foi essa de multi-multi players, de times contra times (de pessoas!) embora quem esteja aqui comentando parou no meia-quatro. e obviamente o cara da primeira cena vai perder o cachorro uma hora ou outra.