LENTO-LENTO-RÁPIDO-RÁPIDO
Para alguns historiadores, a genialidade de Genghis Khan estava em transformar a desorganizada velocidade do seu exército mongol em algo organizado, disciplinado e estratégico. Seu exército era o mais veloz de sua época no planeta. E como funcionava essa disciplina e organização? Khan adaptou uma antiga estratégia chinesa chamada de LENTO-LENTO-RÁPIDO-RÁPIDO.
O primeiro ato “LENTO” era o da PREPARAÇÃO. Preparar-se meticulosamente antes de qualquer campanha, reconhecendo os recursos internos e os recursos que seu exército poderia agregar. O segundo ato “LENTO” era o da OPORTUNIDADE. Entendendo que a negligência dos outros é sempre um grande aliado. Descobrindo as oportunidades escondidas por trás da arrogância do inimigo.
Depois, o terceiro ato “RÁPIDO” era a SURPRESA. Sem deixar o inimigo pensar muito sobre a batalha, iniciava-se um ataque rápido e frontal. Por fim, o último ato “RÁPIDO” era o da FINALIZAÇÃO. Assustar o inimigo com o mais forte e desconhecido ataque, e vencer sem muito desperdício de energia.
Recomendados pelo LinkedIn
Em um mundo de mudanças rápidas, no qual se busca muito por inovação e resultado, a velocidade está quase acima de tudo, e agir mais rápido do que o adversário por si só já se tornou a principal meta. Ainda mais quando o seu maior adversário é você mesmo. Porém, muitas vezes as pessoas estão simplesmente correndo, agindo com pressa, e reagindo freneticamente aos acontecimentos de sua vida. O que as faz alimentar a propensão a erros e ao desperdício de tempo no longo prazo. Então, devemos saber usar a velocidade como força devastadora, mas da forma certa!
Primeiro, você se prepara com antecedência, observando seus pontos fracos e fortes. Em seguida, reconhece o que precisa melhorar oportunamente. Quando for agir, seja rápido... Não pense que vai dar errado. Vá e faça! Se mantenha em movimento para agir de novo. Novamente seja rápido e de forma inovadora. Não pare! Não olhe para trás… Finalize com aquele golpe que provoca o maior impacto na sua vida… Lidere e vença!
Quer mudar? Não esqueça dessa estratégia de Khan: Lento-Lento-Rápido-Rápido.