O Mineiro e a terceira guerra mundial
Você está preocupado com o futuro?
Quer um conselho? Faz igual aquele mineiro que estava sentado no buteco e de repente o dono do bar grita:
- Gente!!! A rádio acabou de anunciar que começou a terceira guerra mundial!
Todos que estavam no bar, após escutarem atentamente o locutor narrar a notícia, entraram em desespero: um foi correndo juntar a família para ir para uma cidade mais afastada, outro já correu ao banco para sacar dinheiro em espécime para garantir que conseguiria ter alguma segurança financeira, outro já comprou um Jipe e uma espingarda para se defender... exceto o Sr. João...
O Sr. João continuou sentado, tomando sua cervejinha.
O dono do bar ficou impressionado e questionou: - Sr. João, o senhor escutou a notícia na rádio? Como o senhor consegue manter esta calma toda?
O Sr. João olhou para o dono do bar e disse: - Sr. Inácio, veja bem: Ou a notícia é verdade ou é mentira, correto?
- Se a notícia for mentira, EU É QUE NÃO VOU ME PREOCUPAR. Agora, se a notícia for verdade, só pode acontecer duas coisas: O Brasil entra na guerra ou o Brasil não entra na guerra.
- Se o Brasil não entrar na guerra, EU É QUE NÃO VOU ME PREOCUPAR. Agora se o Brasil realmente entrar na guerra, só pode acontecer duas coisas: ou eles chamam o exército de Areado ou eles não chamam o exército de Areado.
- Se eles não chamarem o exército de Areado, EU É QUE NÃO VOU ME PREOCUPAR. Agora, se eles chamarem o exército de Areado, só pode acontecer duas coisas: Eles podem me convocar ou não me convocar.
- Se eles não me convocar, EU É QUE NÃO VOU ME PREOCUPAR. Agora, caso eles venham à me convocar, só pode acontecer duas coisas: Ou eu vou ou eu não vou.
- Se eu não for, EU É QUE NÃO VOU ME PREOCUPAR. Agora... caso eu for, só pode acontecer duas coisas: Ou eles me colocam em combate ou eles não me colocam em combate.
- Se eles não me colocarem em combate, EU É QUE NÃO VOU ME PREOCUPAR. Agora, caso eles me coloquem em combate, só pode acontecer duas coisas: Ou eles me colocam na linha de frente na batalha ou me colocam atrás do pelotão.
- Se eles me colocarem atrás do pelotão, EU É QUE NÃO VOU ME PREOCUPAR. Agora, caso eles me coloquem na linha de frente, só pode acontecer duas coisas: Ou eu sou ferido ou eu não sou ferido.
- Se eu não for ferido, EU É QUE NÃO VOU ME PREOCUPAR. Agora, caso eu venha mesmo a ser ferido, só pode acontecer duas coisas: Ou sou ferido grave ou sou ferido leve.
- Se eu for ferido leve, EU É QUE NÃO VOU ME PREOCUPAR. Agora, caso eu venha mesmo ser ferido grave, só pode acontecer duas coisas: Ou eu morro ou eu não morro.
- Se eu não morrer, EU É QUE NÃO VOU ME PREOCUPAR. Agora, caso eu morrer: NÃO ADIANTA NADA EU FICAR PREOCUPADO AGORA!
_______________________________________________
Caro leitor,
Espero que esta pequena reflexão possa ajudá-lo a enfrentar de uma maneira mais tranquila, este momento de tanta incerteza que estamos vivendo.
Seja feliz! Viva o agora! Não se "pré-ocupe" com o que pode acontecer amanhã!
PENSE POSITIVO SEMPRE!
Um forte abraço,
Referência
Seja Feliz todos os dias - Pe. Léo - Edições Loyola, 1998. 143 páginas.
Trecho da palestra do Pe. Léo onde esta história é contada de uma forma muito engraçada.