Lidar com a angústia e desesperança

Lidar com a angústia e desesperança

Ao longo da vida podemos confrontar-nos com acontecimentos que são mais marcantes, influenciando as nossas ações e decisões do dia a dia. Podemos ficar negativamente condicionados, criando um padrão de comportamento incapacitante.

Evidentemente, que os acontecimentos marcantes negativos geram-nos algum tipo de dor emocional, normalmente traduzido no sentimento de angústia e desesperança. A mais pequena chatice pode deixar-nos à beira de um ataque de nervos, ou com a lágrima ao canto do olho. A tristeza instala-se de um momento para o outro, acinzentando-nos qualquer tipo de atividade que possamos estar a realizar.

No link da publicação apresento um vídeo com um excerto de uma consulta de psicologia online via Skype, estes três pontos essenciais:

1. Saber identificar o momento em que o seu problema se manifesta na forma de sentimentos e pensamentos negativos e/ou desagradáveis.

2. Separar o problema (angústia e desesperança) da própria pessoa. A pessoa não é o problema.

3. Sempre que o problema se manifestar, passar a orientar as suas decisões em consciência (estratégias, técnicas e conceitos aprendidos) e não de acordo com o problema. Ou seja, agir em consciência colocando em ação comportamentos e atividades promotoras de bem-estar.

=>> Clique aqui para assistir o vídeo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos