Liderança no Ambiente de Trabalho
Meu palestrante favorito atualmente é o Americano Simon Sinek. Ele viaja o mundo falando sobre Liderança no Ambiente de Trabalho e sobre como ter um propósito, como empresa e como indivíduo, e que tudo começa com o seu "Por que" (WHY). Esse foi o tema da sua palestra no TED, que é a terceira mais vista com mais de 40 milhões de acessos. (clique na imagem para assistir)
As pessoas não compram "O QUE" você faz. As pessoas compram "POR QUE" você faz
Recentemente assisti a uma entrevista dele feita por um empresário que admiro muito, Tom Bilyeu, que além de fundar a Quest Nutrition, também criou o projeto Impact Theory, em que ele entrevista pessoas de sucesso que o impactaram de alguma maneira e usa a plataforma do YouTube para compartilhar as ideias delas com o mundo.
Entre antropologia, liderança, paixão pelo trabalho e o problema da geração dos Millenials, tem muito conteúdo para ser digerido e assimilado na prática. Pensando nisso, escrevi abaixo os tópicos que foram discutidos, para poder ajudar a espalhar essas ideias por aqui. Espero que goste, e se você tiver algum insight, comente no final! Boa leitura!
Nós podemos aprender sobre o nosso futuro através do passado, porque independentemente da tecnologia e a velocidade de inovação, as pessoas ainda são pessoas.
Somos uma máquina de legado. estamos há 50000 anos. Existiam outros humanóides. Sobrevivemos aos ambientes e circunstâncias mais hostis.
Nos últimos 10000 anos conseguimos populações acima de 150 pessoas. Não fomos feitos para o ambiente que vivemos
Boa pessoa num ambiente ruim pode ser ruim. Uma pessoa ruim num ambiente bom pode melhorar.
Os líderes são responsáveis por criar o ambiente de trabalho
Os líderes não criam os resultados. Eles são responsáveis pelas pessoas que criam os resultados
Como ser líder sem ter a posição?
- Liderança é uma responsabilidade. Em posições mais altas você pode ter responsabilidade sobre mais vidas. Você pode ter autoridade mas não ser um líder (as pessoas não o seguem).
Liderança - responsabilidade de cuidar das pessoas ao nosso redor. É uma habilidade. Pode aprender e requer prática
Como saber se o ambiente tem boa liderança?
- Perguntas às pessoas → Quanto apoio vocês sentem? Quanto sentem que estão no controle? Quanto se sentem seguros?
O paralelo de Liderança e ser pai ou mãe. Todos temos a capacidade. Mas você pode não querer e também não quer dizer que deveria ser. Vem com responsabilidade massiva. Não é para todos. E tudo bem.
Existe uma transição até uma pessoa ter uma posição de liderança
- Ser bom no trabalho→ Promovido→ Responsável por pessoas que fazem o que você fazia.
- O problema → Ninguém ensina a como fazer isso. Temos maus líderes porque eles não aprendem a ser líderes. Eles só cobram como fazer como eles porque eles sabem como fazer. E é verdade, pois foi por isso que foram promovidos.
Existem alguns CEOs que o Simon pergunta: Qual é a sua prioridade?
CEO - “A prioridade é o cliente”
… mas você não fala com um customer há 10 anos!!!
Você impacta quem é responsável por quem é responsável por falar com seu cliente. Tenha a corrente correta. Se ela estiver errada e os funcionários vão usar mais energia para tentar se proteger do CEO e do gerente do que para fazer o trabalho.
Sinais de má liderança → Politicagem, fofocas no trabalho. Não existe trabalho conjunto.
A frase que os gerentes tentam se justificar
- “não conseguimos bom trabalho das pessoas que contratamos” - “temos que substituí-los ou forçar para fazerem mais e ver se estão fazendo direito”.
- Não! As pessoas respondem ao ambiente. Crie um ambiente bom e tenha um bom comportamento.
Por que as pessoas não fazem o que é preciso para ter liderança? Existem tantos livros e materiais mas mesmo assim é um problema muito comum nas empresas.
As ações para desenvolver liderança individualmente e pontualmente não geram mudança na liderança. Mas realizá-las constantemente e com frequência, sim.
- Quando estiverem esperando para começar uma reunião, ao invés de ficarem com as caras no celular, virar para o colega e interagir.
- E aí! Eu soube que você tem um relatório do mês para fazer, se precisar de ajuda, eu posso te ajudar essa semana.
- Opa! Obrigado!
ou
- E ai…. eu soube que o seu pai está no hospital, como ele está agora?
- Ele está bem agora, obrigado por perguntar.
Um bom líder pergunta para outra pessoa “Tudo bem?”/”Como você está?” e realmente está interessado em saber a resposta.
Quando perguntam para o Simon: “Quais são as características de um bom líder?” Ele diz que existe uma que é presente em todos. A CORAGEM
- É difícil encarar pressão externa
- É difícil proteger as pessoas contra resultados à curto prazo
Aqui ele conta uma história que ilustra perfeitamente isso.
- Bob Chapman, que é dono de uma grande companhia de manufatura chamada Barry-Wehmiller. Em 2008 a empresa sofreu muito com a recessão e perderam 30% dos pedidos de um dia para outro. Da maneira como as coisas estavam indo, a companhia não poderia arcar com o custo dos funcionários. Eles precisavam economizar 10 milhões de dólares, então, como muitas empresas hoje em dia, a cúpula se reuniu e discutiram demissões em massa. Bob recusou. Ele não acredita na contagem por cabeça. Ele acredita que o coração conta. Então ele elaborou um programa de licença. TODOS os funcionários, da secretária ao CEO precisariam tirar 4 semanas de férias sem pagamento. Eles poderiam tirar seus dias da maneira que quisessem e não precisavam ser consecutivos, Mas foi a maneira com a qual Bob anunciou o programa que realmente transformou o ambiente.
“É melhor que todos sofram um pouco do que alguns de nós sofram muito”.
A moral da equipe subiu, Eles economizaram 20 milhões de dólares, e, mais importante, quando as pessoas se sentem seguras e protegidas pela liderança e pela organização, a reação natural é confiar e cooperar. E espontaneamente, as pessoas começaram a trocar suas férias umas com as outras. Aqueles que poderiam arcar com mais férias não remuneradas trocavam com aqueles que necessitavam mais do pagamento. Alguns tiravam 5 semanas para que outros tirassem apenas 3.
O contexto do trabalho deixa difícil expressar o amor. Ser vulnerável não significa chorar. É admitir um erro. Pedir ajuda. Expressar sentimentos sem medo do que os outros pensam. A maioria das pessoas não querem se sentir vulneráveis em um ambiente que não se sentem seguros.
É difícil de medir Liderança; Confiança.
Você pode tomar uma medida mas isso não gera um resultado mensurável em curto prazo.
Aqui, Simon faz uma analogia fantástica com o amor que o Tom (entrevistador) sente por sua esposa, o crescimento muscular ao ir na academia com o desenvolvimento da liderança no ambiente de trabalho:
-Você ama sua mulher?
-Sim
-Prove. Me diga o dia que aconteceu. Qual a métrica? Não dá. Você prova ao longo do tempo. Não foi na primeira vez que saiu com ela que vocês já se amavam. É uma pergunta impossível de responder. Que só pode ser provada ao longo do tempo. Se você acredita que você pode amá-la você vai ao longo do tempo realizando atitudes que constroem o amor. É a consistência. Ela te ama porque todo dia ao acordar você dá bom dia para ela antes de checar o celular. Ela te ama porque quando você foi para a geladeira pegar uma bebida para você, você pegou uma para ela sem ela ter pedido. Ela te ama porque quando você teve um dia incrível no trabalho, e ela, ao voltar para casa teve um dia terrível no trabalho, você não disse “é, beleza, mas deixa eu te falar sobre o meu dia”. Você ouviu sobre o dia péssimo dela e não falou nada sobre o seu.
Academia. Você foi e treinou. Olha no espelho e não vê nada durante alguns dias. Se você acredita que essa é a conduta adequada e persiste diariamente. Ao longo do tempo os resultados começam a ser visíveis. Não sobre intensidade, é sobre consistência.
O que escovar os dentes uma vez faz? Nada. É a consistência. O que treinar 9 horas faz? “Te deixar fitness”? Não. É consistência. Tratamos liderança com intensidade. É como ir ao dentista. Ir duas vezes ao dentista ao ano não vai te deixar com os dentes saudáveis. E sim, escovar os dentes após as refeições diariamente.
Não existe um evento pontual que diz que as pessoas vão confiar em você. É uma acumulação de pequenas ações. Pontualmente nenhuma delas vai fazer diferença. Mas ao fazê-las sempre, e durante muito tempo você começa a criar a sua liderança.
Objetivo: Ter um funcionário que diga: “eu AMO meu trabalho”. Eu não quero trabalhar em outro lugar. Não importo quanto me pagam. Eu me importo com as pessoas aqui como se fossem minha família.
Cultura forte empresarial - irmãos e irmãs. Como no exército. Nós brigamos internamente mas nos unimos contra tudo externamente. Crenças comuns. Valores comuns. Executivos que se preocupam com os funcionários, ensinam e motivam.
As métricas tradicionais irão se crescer, ser mais estáveis, menor turnover, lealdade maior. A longo prazo
Relações próximas. Até 150. Limite de tempo e memória. Cuidar dos que você tem contato diretamente para que eles perpetuem essa liderança até a base.
Como ajudar alguém que me importo a (emagrecer, encontrar emprego… ) Nas livrarias só tem a seção de Autoajuda. E não do Ajude o outro.
Quando nós nos sentimos seguros. Quando os líderes se importam mais conosco do que com os números.
As pessoas que dizem “Eu amo meu trabalho são muito raras hoje em dia. As outras ficam impressionadas e/ou com inveja.
“Trabalhar duro para algo que não nos importamos muito é chamado de stress. Trabalhar duro para algo que amamos é chamado de Paixão”
-------------------------
Millenials
The Millenial question:
- difíceis de manejar
- acusados de serem merecedores
- narcisistas
- Desfocados
- Preguiçosos
4 partes que compõem o problema
Pais
- cresceram com estratégias falhas. Você é especial. Pode ter ou ser o que quiser! Alguns conseguiram coisas por reclamação dos pais. Medalhas de participação. Quando eles entram no mundo de trabalho: eles percebem que não são especiais, a mãe não dá uma promoção por eles, não ganha nada por ser o último. Autoimagem estilhaça
Tecnologia
- colocar filtros em tudo. A vida é incrível quando na realidade não é
- Você deve fazer isso! (mas não tem ideia do que diz)
- Mídias sociais. Notificações fazem liberar dopamina (neutrotransmissor viciante). Tem um pico dessa substância com o aumento do número de likes, seguidores, comentários. O mesmo quando fuma, bebe ou jogar em cassinos. Não existe restrição de idade às mídias. É como se chegasse para o adolescente que está deprimido e abrir uma bebida para ele.
- quase todo alcoólatra descobriu o álcool quando é adolescente
- Na escola precisamos da aprovação dos nossos pares (colegas)
- Muitos jovens não sabem criar relações profundas com significado. Muitas das amizades são superficiais. Quando o estresse aumenta, eles não viram para uma pessoa, e sim para as mídias sociais. O uso descontrolado é o problema.
- Se você está jantando com os amigos e você está mandando mensagens para outra pessoa que não está na mesa, você tme um problema. Se você está em uma reunião em que você deveria estar prestando atenção e está no celular, você tem um problema.
Impaciência
- Gratificação instantânea. Netflix. Ifood. Tinder. Tudo que você quer pode ser conseguido instantaneamente… Exceto satisfação no trabalho e força dos relacionamentos. Eles são processos lentos e desconfortáveis. É isso que causa tanta frustração.
- A geração deve aprender paciência. Eles estão na base da montanha e querem alcançar o topo. O que falta é enxergar a montanha.
- Paciência: Autoconfiança, amor, preenchimento no trabalho
- Aumento no nível de suicídios, overdose, depressão
- Geração de pessoas que vão levar a vida arrastando na mediocridade. “Tá bem… igual ontem”
Ambiente
- as empresas que se importam mais com os números do que com as pessoas
- elas não estão ajudando eles a desenvolverem cooperação, propósito, confiança, superar os desafios do mundo digital, a necessidade de ter a gratificação instantânea. → eles acham que eles mesmos são os problemas. Na realidade é a empresa. Os jovens receberam uma mão ruim. As empresas devem trabalhar duro para desenvolver as pessoas.
- 0 celulares na reunião. Criar relações.
- é como um alcoólatra. Quando você tira a tentação fica mais fácil de resistir.