A Liderança de nível 5
Falamos no último artigo sobre o perigo de se conformar com o bom e com isso afastar as possibilidades de atingir o ótimo. Trabalhando com pessoas que ocupam posições de liderança há alguns anos vi e ouvi muitos relatos de boas conquistas, porém longe de chegar a ótima, e o que chama a atenção é o fato desses profissionais serem pessoas que inspiram outras pessoas, ou seja, o que eles estão multiplicando?
Existe um modelo de liderança descrito por Jim Collins chamado Liderança de nível 5, o pesquisador durante anos compilou dados, entrevistas, matérias de jornais entre outras fontes para conseguir identificar quais características em comum tinham os lideres de empresas com o resultado ótimo e não somente bom, como eles enxergavam a vida e os negócios. O objetivo da comparação feita com lideres que estavam a frente de empresas boas era então provar com evidências que a atitude de um líder pode ser um fator determinante para o resultado final.
De acordo com Jim, não ser um líder nível 5 não é um pecado mortal, nem sinônimo de falta de competência, existe lideres em todos os 5 níveis, e de fato não é uma escala de classificação que vai do ruim ao excelente, trata-se de comportamento que nós podemos desenvolver ou não e ponto.
A hierarquia de nível 5 está escrita por Jim no livro "Empresas feitas para vencer" assim:
- Nível 1 - Indivíduo altamente capacitado: faz contribuições produtivas por meio do talento, do conhecimento, das técnicas e dos bons hábitos de trabalho.
- Nível 2 - Membro colaborador da equipe: Contribui com suas habilidades individuais, para que sejam atingidos resultados do grupo, e trabalha de forma eficaz com outras pessoas, numa atmosfera de equipe.
- Nível 3 - Gerente competente: Organiza pessoas e os recursos em direção da busca efetiva e eficiente de objetivos predeterminados.
- Nível 4 - Líder eficaz: Cataliza o comprometimento com uma visão clara e forte, bem como com a busca vigorosa dessa visão, estimulando padrões mais elevados de desempenho,
- Nível 5 - Executivo nível 5: constrói excelência duradoura por meio de uma mistura paradoxal de humildade pessoal e força de vontade baseada no profissionalismo.
Então olhamos acima e o primeiro pensamento e pergunta ao subconsciente: - É possível aprender a ser de nível 5?
No meu ponto de vista, acredito que existem duas categorias de pessoas: as que não tem a semente do nível 5 e as que tem. A primeira categoria é formada por pessoas que jamais poderiam, nem em um milhão de anos, submeter suas necessidades egoístas à ambição maior de construir algo mais abrangente e mais duradouro do que elas mesmas. Para essas pessoas o trabalho sempre vai ser, antes de tudo, um meio de obter coisas: fama, fortuna, elogio, poder, o que seja...não algo que elas vão construir, criar e ao qual vão dar sua contribuição. A segunda categoria de pessoas, e acredito ser a maioria, consiste naquelas que tem o potencial para evoluir ao nível 5. A capacidade reside dentro delas, talvez enterrada ou ignorada, mas de qualquer jeito ela está lá. E sob certas condicionantes e circunstâncias adequadas elas começam a desenvolver essa capacidade.
Não posso afirmar, o percentual de pessoas que possuem essa semente dentro de si, e menos ainda, quantas pessoas conseguirão fazer florescer, no entanto, cheguemos ou não até o nível 5, sem dúvida vale a pena o esforço. Porque, como acontece com todas as verdades básicas sobre o que há de melhor nos seres humanos, no momento que captamos a ínfima visão dessa verdade, imediatamente compreendemos que nossas próprias vidas, e tudo que tocarmos daí em diante será melhor por causa desse esforço.
Falaremos no próximo artigo, sobre algumas características do líder nível 5.
Nos vemos em breve,
Thiago Bellas