LIDERANÇA
(...) O bom líder é aquele que sabe delegar (mandar), cobrar e exigir que o trabalho seja bem feito, sabe como “estar no controle”, “dar ordens”, “comandar”. Certo? ERRADO.
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas (Lacombe, 2003).
É o poder de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum (James C. Hunter, 2004).
Muito se fala de liderança, cursos são propostos, mas liderança vai além dos campos educacionais e de treinamentos.
Segundo Max Weber “poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer” e “autoridade a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influência pessoal”.
Um líder não faz prevalecer sua autoridade ao invés disto conquista seu espaço e convence seus liderados a segui-lo na conquista de um objetivo comum. Conhece seus liderados, ensina o que for preciso e faz o que for necessário, se coloca no fronte junto com seus liderados.
Consegue encantar seus liderados, conquistar por seus argumentos e encantar pelo exemplo.
“O líder deve ser um facilitador fomentando o espírito de ajuda mútua e cuidando para que seus liderados estejam recebendo desafios à altura de suas motivações” (Joel Dutra).
Um líder deve ser um facilitador, um desenvolvedor de pessoas um motivador para criação de novos líderes . Deve ser algo muito parecido a um choach, um líder deve levar seus colaboradores a desenvolverem seus potenciais e para isto ele deve saber olhar além das tarefas, além das palavras ditas e das tarefas realizadas.
Um bom líder produz mudanças duradoras que vão além do resultado desejado, desenvolve pessoas e assim elas saberão se motivar para estarem onde estão , buscarem os resultados esperados e “vestir” a camisa da instituição.
O sucesso e a saúde de uma instituição estão intimamente ligados as lideranças que possuem.
REFERENCIAS
LACOMBE, F.J.M.; Heilborn, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. 2 Hunter, James C; O monge e o executivo, ed. Sextante, 2004. 3 Weber, Max; “The Theory of Social and Economic Organization; The Free Press, 1964 4 Prof. Dr. Joel Dutra; entrevista Você S/A, 2007; Ed. Abril. Ane Araújo Marcondes & Consultores Associados
HUNTER, James C; O monge e o executivo, ed. Sextante, 2004