Métodos ágeis | colaboração | modelo mental
A maioria das organizações ainda opera sobre sob o modelo de "fábrica", só que o modelo mudou. Agora as referências são os softwares, aplicativos e plataformas.
É dai que surge a onda dos métodos ágeis. São rituais e práticas muito mais dinâmicas que os desenvolvedores de software e as startups utilizam para trabalhar de maneira estruturada e colaborativa.
O "start" é quebrar o problema em desafios menores que podem ser solucionados pela equipe de maneira mais rápida.
Então mesmo as organizações que não tem nada a ver com tecnologia estão treinando seus times em AGILE, utilizando ferramentas como scrum, Kanban e design thinking.
Esse novo modelo exige mudanças nas estruturas organizacionais, e devem ter como base equipes multidisciplinares, estruturas menos hierárquicas e mais autonomia, caso contrário, não conseguirão ser mais ágeis.
Ok, até ai tá tudo certo, só que essa mudança também requer uma transformação do modelo mental, uma mudança de cultura.
Trabalhar em rede, com diversidade e uma equipe multidisciplinar, de maneira menos hierárquica e com mais autonomia, requer auto liderança, aprendizados sobre auto gestão e um outro nível de colaboração, muito mais profundo.
Quanto mais utilizamos o Tech dos métodos ágeis, mais precisaremos do Touch da escuta, da empatia e da tomada de decisão coletiva. São os novos processos integrados a um lado mais humano nas relações de trabalho.
Métodos ágeis + colaboração = Potencial enorme de transformação
#quantomaistechmaishumano
Diretor na Acesso Direto Consultores | Liderança
6 aNo fim, tudo desemboca (ou deveria) no ser humano! Viva os soft skills! \o/
Líder de Desenvolvimento de Produto | Gerente de Projetos | Agilidade | Inovação | P&D | Liderança
6 aMuito bom o texto! Mudança cultural é o ponto chave. Consegui promover a implementação do ágil junto a equipes de desenvolvimento de hardware/produtos, e sem o processo de conscientização, amadurecimento da equipe e o estabelecimento de um ambiente colaborativo, isso jamais seria possível.
Psicóloga, Palestrante, Mentora, Escritora. Desenvolvimento Humano, Neurociência, Psicossomática. Diretora da ABMP-SP
6 aArtigo super objetivo reforçando o que acredito... primeiramente mudamos mindset e atuamos na cultura, para poder viabilizar a inovação.
DIREITO - UNIPAC
6 afaz muito sentido, e foi um processo automático a curto prazo , por essa razão algumas nem perceberam e estão paradas no tempo ! Muito bom é um alerta!