Métodos Contraceptivos
#SaúdedaMulher – Olá, minhas queridas amigas e amigos. Vamos continuar esta semana com as nossas dicas sobre a Saúde da Mulher. Desta vez nosso tema será contracepção natural, aqueles métodos que ajudam as mulheres no controle de natalidade desde os tempos antigos. Afinal, quais são os métodos naturais e como eles funcionam?
Os métodos naturais se baseiam na abstinência sexual no período em que a mulher está fértil. Entre eles, podemos destacar os dois principais: o da abstinência periódica (tabelinha) e o Billings (conhecido como o da ovulação). Cada um deles usa uma forma diferente para identificar em quais dias do ciclo a mulher está potencialmente fértil para que cada casal evite relações sexuais nesse período. Outro método natural muito eficiente nos primeiros seis meses após o parto é o aleitamento exclusivo, enquanto a mulher não menstrua. A eficácia do aleitamento perde-se quando se dá outros alimentos ao bebê ou quando ocorre o retorno da menstruação.
Vamos detalhar aqui como se deve usar o método da tabelinha. Pelo método da tabelinha, marcam-se no calendário os dias em que a menstruação ocorre em cada ciclo. A marcação é feita durante seis meses seguidos, para que se conheça a duração dos ciclos. Um ciclo completo vai do primeiro dia de menstruação ate o dia anterior a próxima. Os ciclos, em geral, duram de 24 a 32 dias. Calcular o período fértil é simples: basta ver nas anotações o ciclo mais curto e subtrair 18; o número encontrado será o primeiro dia do período fértil. Para achar o ultimo dia fértil, basta pegar o ciclo mais longo e subtrair 11. Por exemplo, se uma mulher tem ciclos com duração de 26 a 30 dias, deve subtrair 18 de 26 (ciclo mais curto) e 11 de 30 (ciclo mais longo): os dois números obtidos, 8 e 19 indicam, respectivamente, o início e o fim da período fértil. Ou seja, para não engravidar, esta mulher não deve ter relações sexuais do 8º ao 19º dia do ciclo menstrual (o 1º dia do ciclo é o primeiro dia da menstruação).
Ficou com alguma dúvida? Faça seu questionamento e ou deixe seu comentário!