Menstruação para Homens
Como ficamos neste período.

Menstruação para Homens

Aviso: este não é um texto para dizer que os homens deveriam sofrer o que mulheres sofrem.

Irei iniciar este texto escrevendo todos os 'nãos', assim poderemos alinhar nossas expectativas, tá bem? Este texto não é especialmente dedicado para mulheres, pois tudo o que eu escrever aqui vocês já sabem — são apenas fatos e 'curiosidades' para que os homens nos entendam um pouco melhor. Não, não vai ser um texto no estilo 'queria que vocês homens sofressem também'. Sou feminista e acredito que a melhor maneira de atingirmos um maior grau de respeito é através do conhecimento.

Seguindo, não eu não sou doutora, especialista nem nada do tipo. Isso significa que eu posso falar besteira (me avisem). Eu sou só uma mulher que já teve que explicar sobre a menstruação para muitos amigos homens e acho isso muito interessante — além de render boas risadas com a imaginação masculina sobre como é menstruar. A maioria dos fatos, obviamente, não se aplicam a 100% das mulheres, somos corpos diferentes, com diferentes reações quando este bendito ciclo mensal chega para nós.

Homem, por favor, siga lendo o texto. Vai ser bacana para você e as mulheres ao seu redor.

TEXTO-AULA SOBRE MENSTRUAÇÃO: PARTE 1

O que é menstruação?

É a perda de sangue pela vagina (esta não é uma palavra feia mas, se você quiser, pode trocar por ppk) durante um período que varia de 3 a 8 dias. As meninas costumam ter a menarca — primeira menstruação — pelos 12 anos e a menopausa — a última menstruação — por volta dos 50 anos. Isso significa que durante 38 anos a mulher vai sangrar todos os meses. Esse sangramento é causado pois nosso belo corpitxo liberou um óvulo e ele não foi fecundado. É quase como se ele tivesse um prazo de validade e se não utilizado dentro desses dias o corpo tem que jogar fora (ele faz isso quase nos matando). Sempre digo que a menstruação é uma punição da Dona Natureza por não estarmos cumprindo o papel da reprodução imposto por ela. No caso, este tipo de punição é bem vinda para mim, risos.

De quanto em quanto tempo ela acontece?

Em mulheres com o ciclo menstrual regulado, a próxima menstruação virá cerca de 28 dias depois do primeiro dia que ela sangrou. AÍ JÁ COMPLICOU NÉ MIGOS? Eu sei. Tudo bem. Vamos ao exemplo: Se eu comecei a sangrar no dia primeiro de agosto, isso significa que a próxima vez que eu irei sangrar será por volta do dia 28. Não esquece de somar os dias em que a mulher segue sangrando. No mínimo durante uma semana do mês passaremos sangrando… ê beleza.

Dá para controlar o sangramento?

Já tive muitos amigos imaginando que o sangramento da menstruação é como fazer xixi. Me perguntaram se dava "pra sentir que estava vindo e correr para o banheiro". Bom amigos, não é assim que funciona. A não ser que você queira que a mulher passe pelo menos 3 dias como uma rainha sentada no trono, se é que você me entende. O sangramento é constante e não é algo que dê 'para segurar' como aquele xixizinho básico. Nos primeiros dias a gente sangra mais (é por isso que vamos várias vezes no banheiro: seja para trocar o absorvente ou para dar aquela checada de lei para ver se não vazou sangue) e a partir do terceiro dia começa a diminuir o fluxo, mas mesmo assim tem sangue, vai manchar a calcinha e vai passar pela calça e nos fazer sentir vergonha por algo que é natural. Acontece. Também rimos quando vemos vocês com a barraca armada.

A menina pode engravidar durante a menstruação?

Hm, é difícil, bem difícil, mas pode acontecer. Os níveis hormonais variam muito e pode ser que esta mulher premiada ovule no mesmo período que está menstruada e, se rolar uma tchaca-tchaca-na-buthaca… há o risco da gravidez, mas repito: é bem difícil.

Se atrasar a menstruação, quer dizer que tá grávida?

Quem já passou pelo apuro de pensar que está grávida/engravidou a mina coloca o dedo aqui! Sim, a maioria. Mas calma migos… muitas vezes a mulher não está grávida (avá Fran). Pois sim. Nossa menstruação é fruto dos nossos queridinhos hormônios e se houver alguma alteração, que pode ser causada por estresse, ansiedade, excesso de café ou outros problemas que podem ser mais sérios, a menstruação vai ficar zoada. Abençoadas são as que tem o ciclo menstrual regulado. Eu particularmente nunca soube o que é isso.

Esse negócio de TPM acontece mesmo?

Migo, sim. Lembrando maaais uma vez que estamos lidando com hormônios aqui. Quando a bendita monstro-ação, ops, menstruação, está chegando, obviamente os hormônios irão ficar meio doidos e com isso fazem com que nós mulheres sintamos algumas coisinhas como: irritabilidade, cansaço, inchaço abdominal, dores, enjôos, acne, tontura, seios doloridos, alterações de apetite… Tem mulher que chega a desmaiar. Essas mudanças acabam muitas vezes nos atrapalhando um pouco na nossa rotina. Então respeitem e não façam piadinhas, ninguém merece.

Miga Fran, todas as mulheres têm TPM?

Não babies. Tem muita mulher que se gaba por não ter sintomas da TPM e digo: tem que se gabar mesmo. Quem me dera! Porém coleguinhas, cerca de 80% das mulheres tem sim sintomas de TPM, que começam entre 1 e 2 semanas antes do sangramento. Também, devemos considerar que cada menstruação traz consigo uma TPM diferente. Euzinha tenho uma 'TPM do choro':é cair uma folha da árvore que noooosssa, lágrimas rolam infinitamente; uma 'TPM do cansaço': subir uma escadinha de nada quase me mata e custa um esforço inimaginável; uma 'TPM da dor':de cabeça nas pernas, nas costas…; uma 'TPM de irritação': não me olhe torto!!!; e assim vida que segue. Saber que estamos de TPM nos ajuda a entender nosso comportamento, se controlar um pouco mais e principalmente não se sentir culpada. Sim, eu sempre me senti culpada quando havia essas mudanças no meu humor. Hoje já aceitei que não sou louca: sou cíclica.

Cólica menstrual é mesma coisa que TPM?

Não. TPM são os sintomas físicos e psicológicos que temos algumas semanas antes do sangramento, lembra? A cólica é a dor que sentimos um pouco antes e um tempinho depois de começarmos a sangrar. É a dor causada pela descamação no querido útero. As dores causadas por cólicas variam de intensidade de mulher para mulher.

Porque comer chocolate ajuda na TPM?

Comer chocolate libera um hormônio chamado serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, metilxantinas, aminas biogênicas e alguns ácidos gordurosos, compostos presentes no doce, melhoram nosso humor. Não sei o que são todos esses negócios, mas achei que daria credibilidade citar coisas com nomes difíceis.

Qual o motivo de vocês demorarem tanto para escolher o absorvente?

Já ouvi muito macho falando 'porquê a demora em escolher o absorvente? Pega qualquer um, é tudo igual mesmo'. Migo, colega, friend…se fossem iguais, por quais razões você acha que eu ficaria comparando eles? Tenho cara de relógio para ficar passando tempo assim? Bom, ranço de lado, existem muitos tipos de absorvente, para as diversas fases da menstruação e os diferentes corpos. Tem os que a gente usa durante a noite, nos primeiros dias, pois o fluxo de sangue é mais intenso e não queremos manchar o lençol.

Tem os que a gente usa durante o dia, que é para não ficar parecendo que a gente tá de fralda, tem os sem aba e os com aba (que ajudam a fixar melhor na calcinha). Tem os menores que são para os últimos dias de menstruação, que só vem um cuspezinho de sangue. Tem os famosos 'o.b'. que são os internos e normalmente a gente usa na praia/piscina porém eu acho eles tenebrosos. Tem os coletores menstruais, que são um tubinho que coleta o sangue. Tem até calcinha que é capaz de agir como absorvente de menstruação. Enfim, sim migos, tem diferença. Respeitem nosso tempo de escolha e não fiquem pressionando. Até porque muitas vezes estamos analisando o preço também (Fran-mão-de-vaca ataca novamente).

Vocês podem manipular os ciclos menstruais?

Uhum, emendando a cartelinha de anti-baby, vulgo anticoncepcional. Basta a gente não tomar as cápsulas brancas, que são placebos, e tomar direto as cápsulas rosinhas. Assim nós não iremos ovular e por consequência não iremos menstruar. Não faz mal para a saúde, tanto que existem opções de anticoncepcionais que são sem intervalo de menstruação.

É verdade que se as mulheres passarem muito tempo juntas, elas irão menstruar no mesmo período?

Por experiência própria: SIM! O motivo? É que a gente é muito legal. Brincadeira, além de sermos muito legais, acontece que a produção hormonal depende de fatores externos, como rotina de alimentação e estresse. Se ficamos expostas à mesma rotina, é bem provável que logo menos os ciclos irão se sincronizar.

Mulheres grávidas menstruam?

Se você fez esta pergunta você não leu direito minha explicação sobre o que é menstruação. Recapitulando: se a mulher ovulou e este ovinho lindo e maravilhoso não foi fecundado, virá a punição da natureza que chamamos de menstruação. Porém, contudo, entretanto, todavia, se este belo egg, traduzindo ovo, for fecundado, não vai ter menstruação pois o ovo foi usado dentro o prazo de validade e não precisa ser jogado fora. Algumas mulheres sangram durante a gravidez, mas não tem nada relacionado com menstruação. São outros fatores que nem sei.

Como mulheres virgens menstruam?

Nosso corpo não é bobo. O hímen, que costumamos atrelar à virgindade, tem um furinho no meio, que é por onde o sangue da menstruação vai passar. No secrets, traduzindo, sem segredos.

Tá, e quando que a mulher pode engravidar?

No período fértil! Há! O período fértil dura 6 dias, sim, somo férteis somente SEIS dias do mês e vocês homens são férteis desde sempre e para sempre. Mesmo assim somos nós que temos que tomar os remédios e tudo mais… Olha, olha sociedade patriarcal. Críticas a parte, o período fértil é quando estamos ovulando e as chances de engravidar ficam (bem) maiores. Voltando ao exemplo da menstruação em primeiro de agosto, se eu tiver um ciclo menstrual regulado de 28 dias, meu período fértil será entre 11 e 17 de agosto. Esse período de ovulação acontece cerca de 10 dias depois do primeiro dia de sangramento. É claro que vai ser diferente se a mulher estiver tomando anti-baby.

E como funciona o anticoncepcional?

Basicamente a gente engana nosso corpo, tomando uma dose de hormônio que diz pra ele que já estamos grávidas e, portanto, não precisamos ovular. Existem muitos tipo de anticoncepcionais, feitos de diferentes hormônios, que irão se adequar a diferentes corpos. Tem alguns que só tem progesterona, outros só tem estrógeno e outros combinam os dois, etc... Os anticoncepcionais causam grande impacto no nosso corpo e algumas vezes demora para a gente encontrar um que se adeque bem ao nosso organismo. Por isso não venham com o argumento que o governo dá de graça anticoncepcional e só engravida quem quer — com certeza a qualidade desse anticoncepcional não é das melhores, os impactos no organismo das mulheres podem ser muito ruins. Além disso os anticoncepcionais 'bons' custam pelo menos 35 reais, o que para quem tem baixa renda é muito dinheiro. Alguns dos malefícios que podem surgir em decorrência do uso deste medicamento são: cefaleia, alteração de humor, ganho de peso, náuseas, aumento da pressão arterial, trombose, ataque cardíaco, AVC, além de não proteger das DSTs. O efeito positivo é que você não engravida se tomar certinho, todo dia e no mesmo horário. Algumas vezes é aliado no combate à acne (outras vezes faz aparecer mais, como no meu caso) e no tratamento de cistite. Bom, se você ainda tem dúvidas, pode pegar uma bula de anticoncepcional e verá que tem alguns que vêm até em formato de livro, de tão grande que são, risos.

Ah mas existem outros métodos contraceptivos Francileide, não sabia disso não? *ALERTA de discussão*: a masculinidade frágil de alguns homens pode ser atingida com o que direi neste tópico.

Yes, I knew. Traduzindo, sim eu sabia. Já fui atrás de outros métodos. Entretanto, outros métodos, por exemplo o DIU ou aquele anticoncepcional injetável, não são nem um pouco indicados ao meu corpo. Pode ser que para outras mulheres seja, mas para ser sincera só ouvi relatos ruins de quem usou o DIU, como muita dor e sangramento constante (inclusive há quem engravidou, mesmo usando). E pesquisei (e perguntei para o médico) sobre o anticoncepcional injetável e achei as taxas de falha dele bem altas, além de não ter sido aconselhado por nenhum ginecologista que fui. Também tem a camisinha, mas aí esbarramos no empecilho chamado 'homem'. É sério, é difícil fazer um homem usar camisinha e sempre parece ser constrangedor. A mulher sempre tem que lembrá-los de parar um momentinho e colocar, é difícil terem iniciativa própria. Ah, e normalmente os caras broxam depois de colocar a camisinha. Vou até colocar aqui uma taxa de 90% de broxadas depois de colocar camisinha — dados de acordo com experiências pessoais e relatos das migas. Estou mentindo? *Prezado homem, se você não se encaixou no que eu descrevi acima, parabéns, continue assim e não se sinta ofendido.Se você se enquadrou em algum relato, vamos melhorar nesse ponto… fica o feedback.*

E a pílula do dia seguinte?

Certa vez vi um meme em que a menina dizia que já tomou tanta pílula-do-dia-seguinte que já estava em 2038. Achei engraçado. Porém esta pílula não deve ser usada mais que duas vezes por ANO. É tipo um máximo do máximo meeessmo. Isso porque a dosagem de hormônios que aquele comprimidinho contém é bem alta. Quase como se a gente tomasse a cartela do anticoncepcional de uma vez só. E com isso chegam as consequências. A pílula do dia seguinte faz com que a mulher passe muito mal, desregula completamente a menstruação e causa muita dor. Além de outros efeitos, como mudança de humor e tudo o que vocês sabem que hormônios podem fazer. Se usada mais de uma vez em um período menor de seis meses, ela perde a eficácia, sim, a menina pode engravidar mesmo tendo tomado a pílula. Esta deve ser a última opção, pois faz bem mal para a saúde da mulher.

Fim da primeira texto-aula sobre menstruação!

E aí, gostaram da 'aula'? Vocês tem mais alguma dúvida que não listei aqui? Mulheres, concordam com o que eu disse aqui? A menstruação de vocês é parecida com a minha ou diferentona? Já passarem algum sufoco com esse sangramento?

Obrigada por lerem mais um texto!

Escrito, com a intenção de informar e debater, por Fran Rozzatti.


Beatriz Narazaki

Gestão de Projetos | Educação | Impacto Social

6 a

Maravilhosa, adoro seus textos!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fran Rozzatti

  • Understand the 'tractorarion' in Brazil

    Understand the 'tractorarion' in Brazil

    Here in Brazil, the beginning of 2021 started turbulently. Not only the cases of Covid-19 are on the rise, to which the…

  • Hong Kong: a estranha cidade onde as pessoas não têm tempo

    Hong Kong: a estranha cidade onde as pessoas não têm tempo

    Nem para sorrir para você. Aos meus seguidores na famosa plataforma de rede social intitulada 'instagram', não é…

  • Reflexões aleatórias de uma mente viajante.

    Reflexões aleatórias de uma mente viajante.

    Este texto começa sem um propósito definido. O que é estranho, pois sempre tenho um plano em mente ou alguma mensagem…

  • Abuso Reverso

    Abuso Reverso

    Este é um texto-alerta para homens e mulheres. Olá mulheres, não sejam abusivas com seus parceiros.

  • About fear.

    About fear.

    Fear. What does this simple word first brings to your mind? Do you know your fear? The biggest one.

    1 comentário
  • Distúrbios mentais e trabalho, devo me expor?

    Distúrbios mentais e trabalho, devo me expor?

    Contar aos meus colegas de trabalho sobre minha saúde (ou a falta dela) mental é uma boa alternativa? Estar doente…

  • Olá mulher, eu preciso que você fuja.

    Olá mulher, eu preciso que você fuja.

    Pode parecer estranho eu chegar falando isso, então deixe eu me apresentar. Eu sou advogada; Eu sou designer de moda;…

    1 comentário
  • Viajar em busca de autoconhecimento é balela.

    Viajar em busca de autoconhecimento é balela.

    Sim, é balela. Além de clichê.

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos