#M08 - O poder da obsessão

#M08 - O poder da obsessão

Coisas importantes são difíceis de fazer. A obsessão ajuda a fazer as coisas difíceis.

Nos últimos anos eu tive oportunidade de conhecer e conviver com gente extremamente bem sucedida. Inclusive, por causa do nosso podcast “220”, gente bem sucedida não apenas nos negócios, mas também no esporte.

E aí deu pra perceber uma coisa: “Grit is a common denominator of high achievers across very different fields” (citando aqui a Angela Duckworth, que estuda isso há muitos anos). Ela descreve “grit” como a mistura de paixão e perseverança. Mas eu achei isso meio “abraça árvore” demais e preferi falar que “a obsessão é o denominador comum entre as pessoas de alta performance/sucesso em áreas distintas”.

Quando você dedica toda sua energia em uma direção por um tempo incomum de longo, você aumenta muito a probabilidade de dar certo.

Curiosamente essa news demorou tanto a sair exatamente por causa da mais recente obsessão aqui do GLA, que me fez parar tudo para focar nela. No fim do texto eu conto qual foi a obsessão 😉

a obsessão é o denominador comum entre as pessoas de alta performance/sucesso em áreas distintas

Antes que você venha dar xilique comigo, EU SEI que existem privilégios, herdeiros, etc etc etc que contribuem para o sucesso das pessoas. É óbvio. Mas a gente não pode ignorar o esforço das pessoas, especialmente as que através da obsessão conseguiram superar todas as adversidades.

Antes que você venha dar o segundo xilique comigo, essa news não quer glamurizar nada. Inclusive no fim dela eu falo dos problemas e consequências.

Lei da atração é o c**. O poder está é na obsessão.**

Me desculpem os jovens místicos de plantão. Mas o universo não vai te dar NADA.

De acordo com o respeitado portal acadêmico Terra.com.br: A Lei da Atração é uma técnica que utiliza a crença de que a mente e o universo estão conectados por meio da força dos pensamentos. Acredita-se que os pensamentos emitem ondas de energias que chamam ou repelem determinadas vibrações.

Você pode ter todas as suas crenças, não tem problema. Eu tenho as minhas também. Mas não tem como negar: ficar parado esperando as vibrações do universo te trazer a promoção que você deseja, o reconhecimento, vaga de trabalho fora do país, o carro dos sonhos etc…. NÃO VAI DAR CERTO.

Ninguém ganha um campeonato mundial por acreditar chamar vibrações. Experimenta não treinar muito, estudar muito, correr atrás pra você ver.

Inclusive, eu acho que um primeiro passo é assumir a sua responsabilidade nessa jornada, e não terceirizar pro universo as suas responsabilidades.

Sabe por quê a lei da atração """"""""FUNCIONA"""""""”??? (com todas as aspas possíveis)

Pra explicar isso vamos dar um passo atrás. Existem pessoas que são naturalmente muito mais obcecadas que outras. Não sei exatamente o motivo, mas a pessoa cria suas obsessões naturalmente, fica mais focada e faz mais sacrifícios para perseguir seus objetivos. Tudo isso muito naturalmente. Você provavelmente conhece alguém assim - ou talvez até seja essa pessoa.

Só que tem um detalhe importante: a maioria das pessoas não é assim.

Onde que essa historinha da lei da atração “funciona”? Ela funciona porquê ela ajuda as pessoas “normais” a escolherem e oficializarem sua obsessão. Essa escolha e repetição do pensamento não emite onda merda nenhuma. O que o reforço diário “artificial” faz é ajudar a manter o foco em uma coisa só e evita as distrações, te mantém atento às oportunidades, etc. Abaixo explico melhor.

Coisas importantes são difíceis de fazer. A obsessão ajuda a fazer as coisas difíceis.

Como a obsessão te ajuda?

1) A obsessão te ajuda a continuar avançando mesmo quando os outros param

Se você não é herdeiro, as coisas levam tempo para acontecer. Os resultados, a carreira, o sucesso, o dinheiro, o corpo que deseja - tudo isso leva anos, senão décadas. Esse tempo todo é extremamente desanimador. Haja paciência.

Ao se tornar obcecado por algo de verdade, você consegue resistir mais, ter mais paciência e continuar avançando mesmo quando a maioria desiste. Faz um exercício ai! Analisa os casos de sucesso perto de você (seja seu pai, tia, amigo, etc). Todos tiveram que ter um nível de resiliência muito acima do comum.

2) A obsessão te ajuda a ter controle do seu tempo, tomar decisões e dizer “não”

Se você deixar, as distrações e as urgências facilmente tomam conta do seu dia e da sua vida. Ao ter uma obsessão clara, fica muito mais fácil de dizer esses “nãos” e evitar entrar em situações que não contribuem com o seu grande foco. Chega um ponto que você pensa menos sobre o assunto e sofre menos.

Inclusive, muitas dessas pessoas obcecadas são vistas como intransigentes - são bem intensas e até vistas como grosseiras, mas na prática elas só estão muito determinadas e não vão deixar coisas entrarem no seu caminho, mesmo que isso signifique uma ou outra pessoa ficarem chateadas (sim, isso pode trazer problemas pra vida, já falarei disso).

3) A obsessão te ajuda a pagar o preço, fazer sacrifícios e a tomar risco

Tudo tem seu preço, e quanto maior a ambição, mais alto é o preço.

Quando você se torna realmente obcecado por algo, você entende que muitas vezes precisa abrir de uma série de benefícios e resultados de curto prazo para alcançar sua obsessão. Você topa mais riscos e mais sacrifícios, consegue superar muitos medos, abre mão de resultados imediatos, de vaidade.

O lado problemático da obsessão

Infelizmente a vida não é só alegria não. Se eu fosse um coach motivacional estelionatário eu teria parado o texto aqui em cima, mas como eu não sou, tenho que trazer o lado ruim das coisas também.

Como você deve imaginar, essa postura naturalmente traz alguns problemas. Os principais:

Nível de cobrança alto - Seu nível de cobrança com você mesmo aumenta e provavelmente nunca está satisfeito com nada. É bem provável que não celebre as vitórias como deveria e por isso viva meio infeliz, mesmo com muitas conquistas.

Desequilíbrio em tudo na vida - Obsessão gera desequilíbrio: físico, mental, emocional. E esse desequilíbrio pode afetar tudo: sua saúde, a sua relação com sua família e amigos. Uma hora pode dar ruim de verdade. É muito recente nossa preocupação com a saúde, especialmente a mental.

Como diz meu médico, somos atletas da mente, buscando muita alta performance o tempo inteiro. Isso exige que você tome cuidados.

Afastamento de amigos e familiares - Você provavelmente vai perder algumas amizades e se afastar de algumas pessoas. Uma das coisas que fazem muita diferença nesse processo é passar a conviver com pessoas que estão alinhadas com sua obsessão. Elas vão colocar mais energia na sua obsessão, vão te puxar, vão te apoiar. Isso tudo é muito importante e pode ser transformador.

O efeito colateral é que amizades antigas, que não estão alinhadas com a sua obsessão, passam a não fazer tanto sentido no dia a dia. Eu mesmo tenho muitos amigos e amigas que eu amo, gosto de estar perto, mas nossa filosofia de vida se distanciou tanto que o dia a dia não faz mais tanto sentido. Você passa a ser o chato que só fala de um assunto e só pensa em uma coisa - e o pior, fica incomodado porquê ninguém se interessa tanto por aquilo e ficam falando de um tanto de coisa que não te interessa.

Começa a ficar insustentável pra todo mundo. Achei uma frase num artigo que explica muito bem isso: “I’ve been with people at dinner and they’ll say “can we not talk business at dinner?” When that would happen to me when I was younger, I thought there was something wrong with me. But then I started to wonder if maybe I was sitting at the wrong table. I had to find people who were just as obsessed with achieving higher goals as I was.”

Tudo isso é um preço muito alto a se pagar.

“Ain Mineiro, mas você tá falando que eu devo ficar obcecado(a) com alguma coisa???? Ou que não devo???”

O que eu quero dizer, minha cara leitora/meu caro leitor, é que na prática você faz o que você quiser da sua vida. 😂😂😂😂

O que eu acho é que ficar em cima do muro, tentando pegar o melhor dos dois mundos, não funciona muito bem.

Então escolha sabendo dos preços que você terá que pagar.

Eu (infelizmente) não nasci herdeiro e precisei das minhas obsessões pra conquistar as coisas que eu entendo que são importantes para mim. Apesar dos pesares, eu convivo muito bem com o preço e consegui ajustar a vida pra isso.

Grande abraço

Mineiro (feliz de estar de volta!)

____

ps 1: A minha recente obsessão é o GLA Empresas, o novo produto do GLA. A história é longa, mas na prática existe uma dor muito latente do mercado e passamos meses aqui dedicados em criar um produto para ajudar os líderes.

O GLA Empresas quer não só ajudar a desenvolver a liderança e os times de Growth, como também ajudar essas empresas diretamente a encontrarem as alavancas e maiores oportunidades de crescimento através de uma ajuda minha no processo.

Ou seja, consultoria + educação + comunidade num produto só 🖤

Se quiser conhecer melhor o GLA Empresas, clique aqui!

__

ps 2: Láááá na newsletter #03, a do “McDonald's, a Skol e você”, muita gente falou da dificuldade que é se vender e os seus medos de aparecer, parecer arrogante, ser julgado, etc etc etc. Na live que eu fiz depois eu comentei sobre algum workshop sobre o time e meses depois, decidiu criar também! Um workshop bem prático (que eu mesmo vou conduzir com pouca gente!) pra te ajudar com isso.

Veja aqui no site a “oferta #2”, temos mais 8 vagas ❤️

__

ps 3: Sorry, vários jabás na news. Tô obcecado em pagar as contas agora 😂 Prometo menos nas próximas.

Que texto incrível!!! Parabéns! Me fez refletir muito sobre, pois é essa obsessão que move para sucesso. E é isso que eu busco. 🚀

Guilherme Prado

Regional Expansion Manager driving strategic growth in cryptocurrency industry

1 a

Gabriel Costa (Mineiro) me Indentifiquei muito com o seu texto. Parabéns pela capacidade de ilustrar o que os “obssecados” sentem e são de forma clara, objetiva e sem glamour. Na real como é

Luciana Fonseca Canuto

Gestão de Projetos | Análise de dados | Growth | Metodologia ágil | Planejamento estratégico

1 a

Que texto incrível, Mineiro! Fez muito sentido pra mim e para meu momento de vida. Obrigada pelas reflexões provocadas.

Look who's back! Ótima leitura. Excelência vem da obsessão, inevitavelmente.

José Carlos Junior

Coordenador de E-commerce I T&D I Administração I Marketing I Linkedin Creator ▲

1 a

Que leitura fascinante! Concordo sobre a obsessão, mas adorei sua honestidade sobre os desafios. Compartilho das reflexões sobre equilíbrio e impacto nas relações. Como você lida com esses desafios na sua jornada? Abraços!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos