#M07 - O poder de ser simples
A gente tende a complicar demais a vida. Tudo. Desde as palavras que a gente usa no dia a dia, passando pelos relacionamentos, até a estratégia da nossa empresa. Tudo que a gente puder complicar, a gente tende a complicar auhahuuhauhahu 😂😂
A minha teoria é que isso acontece por dois motivos: autossabotagem e ego.
Durante muito tempo eu fiz um esforço enorme pra parecer mais inteligente e “sofisticado” - falava umas coisas difíceis, usava uns termos bonitos e complicados. Eu achava que se eu simplificasse as coisas, as pessoas não perceberiam o taaaanto que eu sabia de um determinado assunto. 😅
As coisas começaram a mudar quando um dia eu estava ensaiando uma palestra e um amigo (inclusive, obrigado Cris W.! ) que estava assistindo falou: “o conteúdo está muito bom, mas não parece você apresentando, não combina com você esse jeito”.
E de fato estava até difícil para mim, porque eu estava ali num personagem para deixar as coisas mais sofisticadas. Eu estava complicando demais e isso drena muita energia.
Decidi simplificar tudo. Comecei a fazer as coisas mais do meu jeito, com mais personalidade, usei palavras mais fáceis, tirei jargões complicados. Além de me exigir muito menos energia, as pessoas passaram a entender melhor o conteúdo e a gostar muito mais.
“Qualquer um pode complicar um assunto, mas só quem entende pode torná-lo simples.” Richard Feynman
Ser simples requer muito esforço. E conseguir isso em 4 formas já vai ter muito impacto na sua vida pessoal e profissional:
1. Simples na estratégia
Começando com o lado mais corporativo da coisa… O canto da sereia aqui são as estratégias e táticas da moda, os hacks, os pulos do gato. É muito mais fácil ser seduzido por esse tipo de discurso. Mas para ajudar nesse processo, quem me acompanha há um tempo sabe que eu criei o maravilhoso Método ACF - Arroz com Feijão.
O nome é simples, a estratégia é simples: primeiro fazer o básico bem feito. Não adianta querer já sofisticar tudo se nem o arroz com feijão está sendo feito.
Garanta que você saiba o que é o “arroz com feijão” toda vez que estiver desenhando um plano - vai te poupar de ser seduzido por coisas complicadas.
2. Simples na comunicação
Complicar aqui gera péssimos efeitos colaterais: dificulta compreensão, estraga relações entre pessoas e times. Tudo começa com a escolha das palavras que você usa e vai até a forma como você passa a mensagem (o que diz e o que evita dizer).
Enxugue bastante, substitua palavras complicadas por mais simples, evite frases longas demais. Inclusive o Naval Ravikant falou algo uma vez que eu achei bem legal: se você está se comunicando com alguém e decide usar algum termo que você sabe que ela não conhece/entende, você está sendo babaca (a tradução exata não é essa, mas a mensagem é 😂).
Outra coisa para simplificar bastante aqui é comunicação entre as pessoas e time.
Não gostou de algo? Fala. Fala rápido, de forma simples e objetiva. Não deixa as coisas acumularem e não complica a comunicação ficando emburrado, com bico ou putinho o dia inteiro. Não fica respondendo de forma seca e monossilábica. Não espera que alguém adivinhe o que está acontecendo.
Recomendados pelo LinkedIn
Não precisa ser grosseiro e desrespeitoso, mas facilita a comunicação e facilita a vida de todo mundo. No início é meio doloroso porque não estamos acostumados com isso, mas com o tempo é maravilhoso não complicar demais aqui.
3. Simples nas decisões
Em 2020 eu criei uma aula que está no GLA chamada: “Como bons profissionais de Growth pensam e tomam decisões”. Nessa aula eu trouxe um dos meus modelos mentais favoritos e que me ajuda demais: a “Navalha de Occam”.
A Navalha de Occam é um princípio filosófico que sugere que se você tem várias explicações ou hipóteses para um mesmo fenômeno, a mais simples (com menos parâmetros/variáveis) é geralmente a melhor. É mais provável que esteja correta. Esse princípio é muito usado como base do método científico de um modo geral no mundo inteiro.
A lógica aqui é que teorias mais simples são mais fáceis de verificar, soluções mais simples são mais fáceis de testar. E se não for verdade, você descobre mais rápido, aprende mais rápido e evolui mais rápido.
4. Simples na hora de fazer as coisas - principalmente começar
Semana passada uma pessoa que acompanha essa newsletter me disse que se motivou a criar conteúdo e tudo mais por causa do meu conteúdo! Até aí, incrível. Mas se dá pra complicar… o povo vai complicar. 😒
Ela me disse que estava pensado em postar no Medium uns textos com uma certa linha editorial e no Linkedin com outra.
Nãããão!!!! Você nem fez o seu primeiro texto e já tá complicando demais as coisas desde o início.
No início de qualquer atividade, a gente precisa remover todo tipo de possível desculpinha que vai atrapalhar. Começa simples, se preocupando em criar apenas um conteúdo muito bom. Depoooois você começa a complicar.
Complicar as coisas dificulta o nosso início.
Complicar as coisas dificulta a gente sair do lugar.
Não tem porque complicar as coisas.
Grande abraço!
Mineiro 🧀 (gastando muito tempo e energia para deixar o mais simples possível)
ps: especialmente essa news eu praticamente escrevi 2 vezes porque achei que estava complicando demais 😅
ps2: mesmo com mega atraso, seguimos firme e forte rumo a oitava edição!
Fashion Marketing Strategy
1 aAs vezes até a nossa cabeça precisa de um detox né?! Adorei! Obrigada por compartilhar!
Co-founder na Rivool
1 aNavalha e Occam: vou levar pra vida!
Coordenador de Inteligência de Negócios @Mapa HDS | Outbound Sales | Inbound Sales | GTM | Sales Enablement
1 aExemplo de ACF aqui ein. Simples, rapida leitura, direto ao ponto e riquíssima ao mesmo tempo.
Navalha de Occam! Top esse principio, o mundo ta precisado rs
Marketing Digital | Comunicação | SEO | B2B | B2C | Marketing | Branding | E-commerce | Conteúdo | Gestão de projetos | Inbound Marketing | Marketing de Conteúdo | Estratégia de Marketing | Jornalismo
1 aEu estava aqui com os meus miolos tentando simplificar a vida e lá vem você com esse texto massa, Tudo na sua hora. Agora lá vou eu atrás da Navalha de Occam. Valeu, Mineiro. 😁