A Maldição dos Super-Realizadores: Lições de Vida e Resiliência
Ao longo da minha jornada, sempre acreditei no poder da dedicação total e da coragem diante dos desafios. Essa crença me levou a conquistar grandes feitos, mas também me fez enfrentar o lado sombrio do sucesso: a "maldição dos super-realizadores".
Essa maldição se manifesta quando, na busca incansável pela excelência, nos deparamos com desafios internos e externos que testam nossos limites. Aprendi da maneira mais difícil que o sucesso constante vem com suas próprias armadilhas: perfeccionismo, estresse, a síndrome do impostor, dificuldades em manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, tensões em relacionamentos, o medo do fracasso e até a perda da alegria pelas coisas que amamos. Estas armadilhas têm também um efeito perverso em times e organizações. As organizações que adotam uma postura humanizada apoiam proativamente seus colaboradores e liderança a enfrentar estas armadilhas com abordagens eficazes e comprovadas.
Em minha experiência, lidar com o efeito perverso do transtorno de ansiedade foi um ponto de inflexão, ensinando-me a importância do autocuidado e da busca por um propósito maior, que vai muito além do reconhecimento financeiro e profissional. A meditação, a terapia e a aceitação de minhas vulnerabilidades tornaram-se ferramentas vitais na minha jornada para um equilíbrio mais saudável.
Nem todos os super-realizadores enfrentarão essas armadilhas, e muitos conseguem canalizar sua dedicação de maneira saudável e com impactos positivos na sua vida pessoal. No entanto, reconhecer e administrar essas armadilhas pode nos ajudar a encontrar um caminho mais sustentável e equilibrado para o sucesso.
Recomendados pelo LinkedIn
Esta reflexão não é apenas sobre os desafios enfrentados, mas também sobre a sabedoria adquirida ao longo do caminho. É um convite para repensarmos nossas definições de sucesso e como podemos viver nossas vidas de forma mais plena, aceitando nossas limitações e transformando obstáculos em oportunidades de crescimento.
A maldição dos super-realizadores e outros temas são abordados em meu livro “Reinvenção Corajosa” onde disponibilizo ferramentas e metodologias comprovadas que nos ajudam na busca do nosso potencial pleno de maneira saudável.
# ReinvençãoCorajosa #DesenvolvimentoPessoal #Resiliência #Sucesso #BemEstar #Equilíbrio
Director of Investor Relations and Partnerships @Auddas
5 mRoberto Funari comecei a ler seu livro e é muito interessante e inspirador. Dificil parar de ler ! Parabéns por compartilhar sua rica vivência conosco. Abraço
Hago que compañías y personas transformen su propósito en negocios sostenibles. Experta en Innovación | Desarrollo de Negocios | Estrategia Corporativa | Construcción Marca y Reputación Corporativa. CEO Worther.
5 mExcelente texto, Beto! Seguir elevando a vara nem sempre é saudavel e coerente com outros valores na nossa vida. Que bonito ver compartilhado nao so este ser vulneravel, mas tambem as ferramentas para identificar e lidar com equilibrio o sucesso profissional. 😀