mangue news #243
Qual o "segredo"?
O ponto chave de toda startup é sua visão de time. O sucesso da performance depende não apenas do talento individual, mas também da capacidade de trabalho coletivo. Na construção de uma equipe, a harmonia e a diversidade de habilidades transformam capacidades individuais em resultados coletivos.
🔎 está sabendo?
📝 anota aí!
A construção da equipe é uma etapa crucial na jornada de uma startup. As pessoas que você reúne para trabalhar na sua empresa podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Cada membro da equipe traz consigo habilidades, experiências e perspectivas únicas que, quando combinadas, podem proporcionar a inovação e a agilidade necessárias para competir em um mercado em rápida mudança.
Construir a equipe certa para uma startup envolve mais do que simplesmente preencher posições. É necessário considerar a cultura da empresa, os valores compartilhados e a visão para o futuro. Cada membro da equipe deve estar alinhado com a missão da empresa e disposto a se comprometer com o ritmo acelerado e o ambiente incerto que caracterizam muitas startups.
A construção da equipe não termina quando os membros são contratados. A gestão eficaz da equipe, incluindo a comunicação aberta, o reconhecimento do trabalho bem feito e a promoção de um ambiente de trabalho positivo, são todos elementos-chave para manter a equipe engajada e produtiva. Como em uma orquestra, a harmonia entre os membros da equipe pode ser o que permite à sua startup criar uma música verdadeiramente memorável.
Recomendados pelo LinkedIn
🥇 case do mangue
(DÊ VISIBILIDADE AO SEU CASE! Em poucos minutos, submeta sua startup à curadoria da Mangue.News. Responda ao seguinte formulário).
O case de hoje é a Athena, startup fundada por Iran Freitas e Demétrius Ferreira
A Athena foi fundada em 2016, tendo desenvolvido um programa de letramento racial baseado na estratégia culturalista.
A atividade surgiu vinculada ao programa “Educação pela cultura” desenvolvido pelo Instituto Alpargatas. Nesse período, o programa mencionado passou por desafios pedagógicos para adentrar nos espaços escolares em redes públicas. A predominância de crenças e práticas de cunho religioso se mostrou um obstáculo ao trabalho de questões próprias da nossa cultura e identidade regional e nacional. Foi nesse cenário que a Athena desenvolveu um programa que promove educação antirracista.
A solução trouxe resultados significativos na redução da evasão escolar e na promoção de valores pautados na inclusão, diversidade e equidade no ambiente escolar. Hoje, não apenas em ambientes escolares, a proposta da empresa também está sendo desenvolvida em ambientes corporativos com funcionários, colaboradores e gestores.
De acordo com os fundadores, a maior dificuldade encontrada até então foi discutir elementos da nossa formação cultural e identitária no ambiente escolar, especialmente em redes públicas de ensino de pequenas e médias cidades do Nordeste brasileiro e de Minas Gerais. Atualmente, o maior desafio é escalar o negócio e difundir estratégias de letramento em Raça, Inclusão, Diversidade e Equidade (RIDE) em escolas e ambientes corporativos
Para conhecer mais sobre a Athena, entre em contato com a empresa através de seu site (clique aqui).
🦀 nos ajude a crescer
seu papel como parte da nossa comunidade é ajudar a alcançar mais pessoas. Soubemos que a mangue news não está sendo vista por todas as pessoas que já são assinantes, então é muito importante que você compartilhe essa edição nos seus grupos e redes sociais, vamos fazer com que mais pessoas tenham acesso ao que enviamos toda segunda 🤗