A MANOBRA RATAZÂNICA
ARTIGO DE CAPA DO JORNAL VALOR ECONOMICO DE HOJE “ EUROPA FAZ NA OMC A MAIS AMPLA CONTESTAÇÃO CONTRA O BRASIL”, ONDE AS VÉSPERAS DO ENCONTRO ENTRE A UNIÃO EUROPÉIA E DO MERCOSUL PARA TENTAR CELEBRAR UM ACORDO ENTRE OS BLOCOS, A UNIÃO EUROPÉIA TIRA DA CARTOLA UM “SUPOSTO BOMBÁSTICO” DOCUMENTO DE CONTESTAÇÃO DE CERCA DE 2500 PAGINAS COM INFINITAS ALEGAÇÕES DE DESCUMPRIMENTO DAS REGRAS COMERCIAIS DA OMC.
POR MAIS QUE O BRASIL SEJA ESSA TERRA DO TUDO PODE E COM UMA FÁBRICA DE GARGÁLOS QUE NÃO PARA DE TRABALHAR, UMA COISA É INEGÁVEL, O BRASIL POR MAIS PROBLEMAS DE TODA ORDEM QUE TENHA, É UM PAÍS ONDE O “JOGO DE CINTURA” EMPRESARIAL FUNCIONA E POR CONTA DISSO, CONSEGUE APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES E MALDADES, FAZER ACONTECER.
QUEM É EMPRESÁRIO NO BRASIL SABE DO QUE ESTOU FALANDO E É AMPLAMENTE CAPACITADO PARA ATUAR EM QUALQUER ECONOMIA QUE FUNCIONE OU NÃO.
ENTRETANTO, EPISÓDIOS COMO ESSE DO CONTENCIONSO ABERTO PELA UNIÃO EUROPÉIA E APRESENTADO ÀS VÉSPERAS DA REUNIÃO COM O BLOCO DO MERCOSUL, NADA MAIS É DO QUE UMA MANOBRA “RATAZÂNICA” DE TENTAR DESESTABILIZAR O BLOCO DO MERCOSUL E PRESSIONAR O PRINCIPAL E MAIS FORTE MEMBRO DO MESMO A CEDER AS SUAS EXIGÊNCIAS EM DETRIMENTO AOS INTERESSES DOS DEMAIS PAÍSES DO BLOCO. VOCE ENFRAQUECE O MAIS FORTE E GANHA FÁCIL DOS MAIS FRACOS.
UM DOCUMENTO GRANDE, MAS QUE NÃO QUER DIZER QUE TENHA FUNDAMENTAÇÃO SÓLIDA E UM SINAL DISSO É QUE TANTO A U.E., BEM COMO, O JAPÃO NÃO CITAM VALORES DOS PREJUÍZOS ALÇADOS PELOS SUPOSTOS DESCUMPRIMENTOS BRASILEIROS. ESTRANHO ISSO NÃO? NÃO É ESTRANHO POR SE TRATAR DE UM JOGO DE INTERESSES E ASSIM COMO NO POKER, O BLEFE TAMBÉM FAZ PARTE DA BRINCADEIRA.
NÃO FOI DIFERENTE EM OUTROS EPISÓDIOS ANTERIORES SEMPRE QUE O BRASIL SE APRESENTAVA COMO UMA AMEAÇA AOS INTERESSES COMERCIAIS DE PAÍSES E DE BLOCOS, COMO FOI DO AGRONEGÓCIO, COMO FOI O CASO DA CARNE, E MESMO DO PAINEL ABERTO PELA CANADENSE BOMBARDIER CONTRA A EMBRAER NO FINAL DOS ANOS 90 ENTRE TANTOS OUTROS E QUE TEVE JULGAMENTO IMPROCEDENTE AO FINAL.
INEGAVELMENTE O BRASIL TEM FALHAS MUITO GRAVES SIM NOS MAIS DIFERENTES ASPECTOS, E PRINCIPALMENTE NO TOCANTE A PARTE REGIMENTAL E REGULATÓRIA DA OMC, NEM SE FALA.
ISSO PORQUE O PAÍS É FRACO NA ELABORAÇÃO E COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO E MUITO POBRE EM ARGUMENTAÇÕES TÉCNICAS DEVIDO A POLITIZAÇÃO DAS CONDUÇÕES DAS ENTIDADES E MINISTÉRIOS, QUE PODEM TER MUITA GENTE BOA, MAS O COMANDO FICA A CARGO DE PARTIDOS E POLÍTICOS SEMI ANALFABETOS QUE ATUAM COMO PAU MANDADOS QUE NÃO TEM CONHECIMENTO E TAMPOUCO, SABEM DISCERNIR E DISCORRER SOBRE A GRAVIDADE DO TEMA.
COM ESSA TAMANHA BRECHA QUE DENOTA A INCOMPETENCIA E INABILIDADE COMERCIAL BRASILEIRA JÁ AMPLAMENTE CONHECIDA MUNDO AFORA, BLOCOS E PAÍSES COMO UE, JAPÃO ENTRE OUTROS CERTAMENTE TENTAM SE APROVEITAR PARA JUSTAMENTE FREAR O AVANÇO, OU MESMO SE UTILIZAR DE UM ARTÍFICIO PARA CONSEGUIR CONSESSÕES NAS NEGOCIAÇÕES DE INTERESSES COMERCIAIS.
MAIS OU MENOS FUNCIONA ASSIM, ELES DEFENDEM SEMPRE QUE TUDO QUE É DELES É O CORRETO, PORQUE SÃO SÉRIOS, PORQUE SÃO DO PRIMEIRO MUNDO, BLA BLA BLA. MAS, SE ESQUECEM QUE SUAS POLÍTICAS PROTECIONISTAS E DE SUBSÍDIOS SÃO MAIS INTERVENCIONISTAS E PREJUDICIAIS PARAS AS SUAS PRÓPRIAS INDUSTRIAS E OUTROS SETORES DO QUE QUALQUER ATITUDE BRASILEIRA OU A FALTA DELAS.
NORMALMENTE QUEM CONTESTA SÓ SABE SEGUIR A CARTILHA E NA DÚVIDA ABORTAM E NÃO PROCURAM OUTRAS FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DAS MESMAS, COISA QUE A INDUSTRIA AQUI APESAR DA COMPLICADA POLÍTICA INDUSTRIAL DO BRASIL, AINDA QUE (REPETINDO) COM SEUS IMENSOS GARGALOS, CONSEGUE ELABORAR NOVOS MEIOS PARTINDO DOS MESMOS PRINCÍPIOS, PORÉM COM UM CUSTO MAIOR SEMPRE E NUNCA MENOR.
NÃO OBSTANTE A TUDO ISSO, ESSES MESMOS PAÍSES E BLOCOS SÃO CONSCIENTES DE QUE NO MERCOSUL O ÚNICO PLAYER COM FORÇA E CAPACIDADE DE CONFRONTO É O BRASIL E QUE DISPÕE DE UMA CAPACIDADE INDUSTRIAL MAIOR DO QUE MUITOS DOS MEMBROS DO BLOCO CONTESTADOR, SALVOS EXCEÇÕES COMO UMA ALEMANHA, MAS QUE É SUFICIENTE PARA CONFRONTAR COMERCIALMENTE ESSES PAÍSES, AINDA QUE TENHA UM MAR DE MAZELAS E UMA FÁBRICA DE GARGALOS QUE SE AMPLIAM DIA A DIA.
AGORA, CABE AO GOVERNO TUPINIQUIM FAZER A SUA LIÇÃO DE CASA E CONVOCAR AS ENTIDADES SETORIAIS DA INDÚSTRIA COMO ALGUMAS JÁ SE TEM APRESENTADO PARA CONSTRUIR UMA AMPLA DEFESA E NÃO SE INTIMIDAR COM ESSA ATITUDE QUE JÁ É VELHA CONHECIDA DO BRASIL E QUE SEMPRE É UTILIZADA QUANDO HÁ GRANDES NEGOCIAÇÕES ENVOLVENDO INTERESSES BRASILEIROS PARA O MUNDO.
SE NADA DISSO OCORRER, É SINAL DE QUE O BRASIL É REALMENTE O CAPACHO DO MUNDO.