Manutenção Industrial - O início
Manutenção Industrial
Era uma manhã de Quarta. O telefone tocou, e ele saiu do lance das escadas da fábrica de açúcar para atender àquela chamada inusitada. Naquela semana, estava andando um pouco avoado, com um papel mastigado no bolso que trazia algumas prioridades para realizar. Ele estava pensando muito no futuro. O Gerente precisava conversar com ele, e não eram nem nove horas. Uniforme engomado, e o pensamento positivo. Ações que se tornam um hábito, e, consequentemente, transformam-se em comportamento.
- " Estamos pensando em algo para você na manutenção industrial" - Disse o sr. Gerente, causando-lhe um emaranhado de emoções distintas.
- " Eu topo este novo desafio!" - Respondeu aquele jovem, sem titubear.
Mal sabia o rapaz que um portal estava se abrindo ao redor de sua ilha, e, como uma zona desconhecida, essa porta artisticamente foi se lapidando, e demonstrando que a magia está em encarar aquilo que não se conhece por inteiro, e que não há nada de incomum nas coisas existentes de um departamento de manutenção industrial.
Sua paixão por diversas categorias de máquinas foi ganhando forças, e conceitos de tantos outros tipos de manutenção foi conhecendo o tenro engenheiro, que não sabia mais pensar em sair de casa sem planejar, e tudo o que falava eram máquinas e confiabilidade.
- "Como se faz manutenção? Como se vive manutenção?" - Perguntas que exigiam respostas rápidas, e soluções congruentes.
Manutenir é garantir a conservação e a preservação daquilo que já houve uma grande energia para ser construído (sonhos, pensamentos, projetos, etc), e tambem um gene que acompanha o ser humano desde os primórdios da antiguidade. O homem viu que seu trabalho seria mais produtivo e consistente se fizesse com que seu sustento durasse mais tempo. E o estímulo incontestável recebido vem de sua própria natureza humana: a ação de realizar MANUTENÇÃO.
Conclusão: A MANUTENÇÃO INDUSTRIAL deve ser vista como uma jóia na vida de quem realmente gosta. Quem trabalha em manutenção industrial tem que gostar daquilo que faz, e exibir esse privilégio de poder aprender todos os dias, aprender novos procedimentos, aprender novas técnicas, e, principalmente, aprender com os colegas de trabalho que a gratidão está em proporcionar o bem na vida de alguém, e que há sempre um jeito certo para fazer as coisas acontecerem.
Se você trabalha com algum tipo de Manutenção, é adepto às técnicas e ao aprendizado contínuo, saiba que está contribuindo como brasileiro para construir um país melhor.
Thiago Leonardo S. de S. Lima
Supervisor de Manutenção| Supervisor de Utilidades| Engenheiro Civil| Engenheiro de Confiabilidade| MBA em Gestão de Projetos| Processos de Manutenção
6 mMuito bom! Pura verdade 👏👏👏
Engenheiro de Produção | MBA em Gestão de Projetos
7 aÓtimo ponto de vista. O dia-a-dia torna comum o que se pode tornar novo, planejado e assimilado.
Engenheira Civil II
7 aParabéns pelo texto, sempre bom encontrar jovens motivados e dispostos a motivar mais e mais pessoas. Sucesso!
CONFIABILIDADE | PCM | MANUTENÇÃO
7 aParabéns Thiago! O principal é que na manutenção não fazemos nada sozinho, ou seja, estamos sempre aprendendo e trocando experiências.
Coordenador de Projetos
7 aThiago, parabéns pelo texto!! Achei fantástico, o tema é muito importante pois não existe produção eficiente e confiável sem um bom plano de manutenção. Eficiência e confiabilidade estão diretamente relacionadas com atendimento às expectativas dos clientes que por sua vez reflete em satisfação do cliente. Então a manutenção industrial é um dos pilares para o sucesso de uma organização e para o atendimento de suas políticas de qualidade. Você retrata toda essa importância de uma forma poética e inspiradora! Parabéns!! Quando vc for publicar seu livro, me avisa que eu quero ser uns dos primeiros a ter o prazer de ler. Sucesso meu amigo!!!